quarta-feira, 21 de março de 2012

A falta de confiança

 Todos os corredores de fundo devem saber que o imporante para seu bom desempenho, é a sua cabeça, sua forma de pensar, tanto ou mais que a condição de suas pernas.
A superação dos obstáculos físicos ou psicológicos eleva a auto estima e faz com que o corredor se sinta motivado, com coragem para atingir os tempos e os quilometros programados.
Enfim, seu desejo de conseguir treinar atendendo as solicitações do seu técnico, muitas vezes a primeira vista fora da possibilidade de seu alcance.
A motivação para buscar a superação depende da confiança que cada corredor tem em sí mesmo. O simples fato de saber que tem as mesmas condições de seus adversários faz com que o corredor acredite na possibilidade de um resultado positivo.
Ser respeitado no seu meio social, afetivo, familiar, profissional faz com que ele atinja naturalmente seus objetivos.
Sòmente supera obstáculos, quem tem motivos para faze-lo e isso denomino como auto-estima saudável. O corredor sente que satisfez suas necessidades internas, sabe que é melhor que seus adversários, ele é o destaque, tem fé e aredita na sua força.
A ansiedade é o grande problema da maioria dos corredores, ela funciona como uma alavanca, circundando toda a energia que possui e o leva a superação dos limites.
Esta alavanca projeta o corredor para patamares maiss altos, que ele não acreditava poder atingir, entretanto isto não tem valôr algum se o corredor não tem expetativa, tem baixa estima, não tem sonhos, desejos ou ambição.
Cabe ao treinador ao técnico ao personal agir como mola propulsora para que tudo de positivo aconteça.
Quando vemos um corredor vencer uma prova dificil, poderiamos perguntar: será que ele fez o melhor de sí.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.
" Primeiro, diga a sí mesmo o que voce deveria ser; depois, faça o que tem de fazer"
Epicteto -55 DC/135 DC escravo romano, filósofo. 

2 comentários:

  1. Suas postagens são sempre muito proveitosas e salutares para mim...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, obrigado pelo comentário

      Excluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.