sábado, 3 de março de 2012

Conversando com quem corre longas distâncias

O corredor de fundo, o corredor de rua, o maratonista, o jogging, deve ter sempre um norte para seu desempenho fisico e emocional ser satisfatório assim escrevo algumas sugestões, acredito uteis.
Preliminarmente um exame médico em esforço, uma avaliação cardiológica, a rodagem ideal é de 11 a 15 km, correr em terreno acidentado, montanhoso, é fundamental, evidenciar nos dias que antecedem uma competição um treino ou dois de fartleck, treinar em percursos de terra é positivo, vez ou outra correr no asfalto é benéfico pois permite um bom atrito, dando uma corrida mais econômica, sem que o nível de "steady state " seja ultrapassado.
Muitos técnicos, personais, treinadores temem terrenos duros como o asfalto entretanto o uso de tennis adequados e ritmos programados podem deixa-los mais tranquilos com relação a lesões.
A temida canelite surge principalmente devido a impactos ou acelerações em descidas, subidas, escadas, paralelepipedos, obrigando o uso da ponta dos pés a bater com muito impacto o solo, e consequentemente a forçar o músculo da canela ( sim o músculo da canela, ele existe ) causando assim a irritação dos nervos, menbranas entre o osso e o músculo. É dificil eliminar as dores de uma canelite, seu tempo de recuperação é lento e demorado, uma das formas alem dos procedimentos médicos é encurtar as passadas evitar corridas rápidas, o problema é sanado.
Quando o atleta treina de uma determinada forma, seu corpo habitua-se ao trabalho atingindo eficiência, desde que o aumento da intensidade seja bem gradual.
Ninguem deve fazer  treinos  de velocidade após correr longas distancias isto é iconcebivel e prejudicial fisiológicamente.
Após uma competição desgastante como uma meia maratona, uma São Silvestre, faça um trote leve, ligeiro no dia seguinte.
Na preparação para um corrida de rua de 10 ou 15 km que voce considera importante, faça 5 a 6 dias antes do evento uma corrida para valer ( para tempo ) na distância de 6 a 8 km.
Tenho observado em estradas aqui da zona leste e no ABC, atletas na mão e direção do
trânsito, isto é absurdamente errado, pois o corredor não vê que vem atrás de si e pode ser atropelado.
O repouso é uma dos fatores mais importantes para qualquer corredor, o principal treino é o sono, e é tambem um investimento a longo prazo.
vou terminar nossa conversa com alguma orientações:
Atletas iniciantes devem fazer um treino diário, corredores mais experientes dois treinos diários.
Longa distancia ou aquele longão de fim de semana deve ser de 20 a 30 km.
Média distância  12 a 16 km
Curta distância 6 a 8 km
Pausa em um treino longo, trotar ou caminhar 4 a 6 km.
Boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo
" A primeira necessidade de um homem, comunicar-se " Madre Teresa de Calcutá" 1910/1997 religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.