segunda-feira, 12 de março de 2012

Alguns comentários sobre periodização em corridas de fundo

Para todos os corredores que fazem provas de fundo deve existir sempre no planejamento do treinamento algum tipo de periodização.
Normalmente os técnicos, os treinadores os personais procuram fazer a períodização classica que é o período de preparação básica ( resistência aeróbia, preparação física geral, resistência geral ) o período de preparação pré competitivo (resistência aeróbia, resistência anaeróbia, força resistência especial).
período competitivo ( resistência aeróbia, resistência anaeróbia lactica, resistência anaeróbia alática, força resistência, força rápida).
Período de transição que diminui as qualidades físicas obtidas e a preparação para a construção de um outro ciclo de treinamento.
No caso de uma periodização anual (12 meses) o atleta faz uma preparação de base depois de um período de transição, entra em um período pré competitivo nº 1, período competitivo nº 1, período de transição nº 1
e recomeça repetindo os períodos considerando como nº  períodos nº 2.
Os meios e métodos podem variar de treinador para treinador, cada um considerando métodos intensivos ou não, corridas lentas objetivando hipertrofia cardiaca, preparação psicológica, técnicas de corrida com educativos.
A duração de cada período varia de 8 a 12 semanas levando-se em conta os objetivos.
Cada corredor é um universo e devido a isto deve ser tratado individualmente, portanto intensidades, volumes, quantidades nunca devem ser iguais para todos os atletas.
O atleta pode se apresentar para um treino e este treino pode ser modificado pelo técnico na observação das caracteristicas de cada um dos atletas mesmo na hora de começa-lo.
O grande problema que alguns treinadores e personais apresentam é a procura de fazer os treinamentos e periodizações similares a algus campeôes, o segredo está na singularidade do treinamento para cada individuo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" O obstáculo maior para o homem é o medo" Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

Um comentário:

  1. Saiu na Contra Relógio deste mês matéira a respeito deste assunto!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.