Tenho lido artigos sobre treinamento regenerativo, os assuntos normalmente são de boa qualidade e logicamente com a principal preocupação que é dar mais segurança para os atletas.
Em um deles foi citado o problema muscular e as possibilidades de contusão, a tensão pós prova, e o esforço exigido pensando-se logicamente na recuperação do corredor, fisiologistas, médicos, dão sempre suas sugestões, entretanto não vivem o dia a dia do corredor e do follow-up do treinador.
Quando vejo programações de treinamento, sugestões, planilhas, aconselhamentos de profissionais da nossa área, observo que a preocupação é muito grande com relação a distancias, tempos, tipo de terreno a ser corrido ( às vezes ) alimentação a ser ingerida antes e depois do treino ou da competição, tudo isto fazendo parte da orientação que deve ser dada para quem corre, e aí eu pergunto e a cabeça do individuo?
Sempre participamos de provas de rua e de pista pelo mundo todo, muitos atletas de alto nível e performances após as provas fazem um treino leve, que podemos denominar como regenerativo.
Entretanto não vejo uma orientação siquer sobre aspecto emocional, a necessidade que o individuo deve ter em seu perfil mais intimo que é seu interior.
Meus atletas após as competições sempre foram orientados para que após o esforço da competição , fizessem um treinamento mais leve, obviamente.
Após as provas mais rápidas do mundo,atletas como Bordim, Castela, Lopes, Zé João. Diamantino, Fava, faziam treinamentos regenerativos sem que isto provocasse algum problema físico, entretanto melhorando sua motivação que é o fulcro da atividade como fundistas.
Nós treinadores devemos nos preocupar com a segurança física dos nossos atletas, mas tambem devemos saber motivar o corredor no seu lado emocional.
Um individuo que para obter resultados de alta performance, às vezes faz 160 a 180 km semanais, entretanto após um esforço de uma prova, no dia seguinte, uma atividade de 20 a 30 minutos sòmente lhe fará bem, principalmente para a sua motivação.
O fundamental que é que o corredor tenha a assessoria de um treinador, e este treinador estar respaldado por um psicologo da área do esporte ou de uma base de conhecimento de psicologia comportamental
Treinamento não é apenas programar um treino, escrever uma planilha, treinamento tambem é conversar com o atleta, ouvi-lo, saber de tudo que acontece com ele antes e principalmente depois das competições e dos treinamentos, poderia chamar isto de acompanhamento construtivo, principalmente para corredores de alta performance.
A parte mais importante de um individuo não são os músculos, a parte mais importante é seu cerebro.
Bons treinamentos regenerativos e construtivos de uma pirâmide.
Boas corridas
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.