O corpo humano produz endorfinas e encefalinas, é uma produção endógena, diferente da morfina que é exógena.As endorfinas e as encefalinas diminuem os estados dolorosos, e em corridas e exercicios sequentes criam um estado de positivismo emocional que podemos denominar como Eustress.
Estes neuro transmissores são considerados analgésicos.
Quando corremos longas distancias com batimentos cardiacos controlados em sistema aeróbio entramos no processo de produção destas endorfinas e encefalinas.
Popularmente denomina-se este estado como " o barato da corrida"
Quando ficamos estressados, entramos em desequilibrio emocional, e às vezes temos atitudes sociais e esportivas não adequadas dando uma pequena demonstração de um estado depressivo.
A corrida é um excelente lenitivo para uma melhora fisica e emocional, promove um consideravel aumento da auto-estima, o cerebro passa a estar melhor oxigenado e o corredor, o caminhante tem seu perfil psicológico manifesto de forma muito positiva.
Portanto volto ao meu lema preferido : corra longo e lento, sugiro como treinador e personal pelo menos um dia sim um dia não entre 35 e 45 minutos, não vai se arrepender e verá que dentro de voce existe um outro EU que voce não conhece ainda.
boas corridas
Carlos Ventura - técnico de atletismo
*Deus nos presenteou apenas com a passagem de ida, aproveitemos esta viagem.
Palavras de Mario Lago, ator, autor, musico, um homem de qualidade cujo centenario estamos comemorando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.