As corridas de rua no Brasil tem notoriedade pela forma de suas criações, o Prof. Ulysse Freire foi um dos precursores e inicadores da prática do pedestrianismo em nosso Pais.
Foi professor da Escola Normal de São Paulo, cirurgião dentista pela Escola de Farmacia e Odontologia de Pindamonhangaba, professor de ginástica no Rio de Janeiro lançou o livro "O Pedestrianismo e a Educação Physica" nos idos de 1927 com duas edições.
Em um dos seus livros escreveu: *" N´uma época em que o nível moral baixa sem cessar e que consciencias resvalam em licenciosidades irrefletidas, encaramos a cultura physica como vehiculo de salvação nacional, porisso que, neste crisol regenerador, se condensarão as forças vivas da nacionalidade e se plasmará para o futuro em Brasil digno de sí mesmo" (*) mantida grafia original.
Este homem um predestinado para o esporte sentiu o positivismo e na época destacou a I Volta de São Paulo, uma iniciativa do jornal " O Estadinho " que era a edição da noite do jornal " O Estado de São Paulo", ele próprio inscreveu-se e participou desta prova de rua, na época denominada como corrida à pé.
Vamos aos fatos: a prova denominada I Volta de São Paulo foi efetuada no dia 12 de outubro de 1918, na distância de 24.762m, uma iniciativa do jornalista Américo R. Netto e com 57 corredores inscritos, a largada aconteceu na Avenida Agua Branca, hoje Francisco Matarazzo defronte ao Parque Antartica " onde hoje está o Estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras " o vencedor foi Arnaldo Andreucci com 1 hora e 40 minutos. A chegada aconteceu na Av. Paulista defronte ao Trianon.
Todos os participantes receberam diplomas da Associação Paulista de Esportes Atléticos. A partir daquela época surgiram provas de rua pelo interior de São Paulo como a " Volta de Piracicaba" acontecida em 21 de abril de 1919, e outras a partir de 1921 em Taubaté, Iguape, Sorocaba, Batatais todas estas provas motivaram o Jornalista Casper Libero dar a capital do estado de São Paulo a consagrada São Silvestre no dia 31 de dezembro de 1924.
Tive como fonte para estes importantes dados a literatura do jornalista Caetano Carlos Paiolli, no livro São Silvestre Rumo ao Sol - Ateniense, 1987 CDD-796.428
" o maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a própria saúde por qualquer outra vantagem"
Arthur Schopenhauer(l788/1860) filósofo alemão
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.