No atletismo as provas de revezamento oficiais são 4 x 100m, 4 x 400m masculinas e femininas, provas que são efetuadas em pista.
O revezamento foi criado esperimentalmente em 1893 nos Estados Unidos com duas equipes de quatro corredores, cada um correndo cerca quatrocentos metros ( originalmente um quarto de milha ) esta experiencia foi tão bem aprovada que acabou sendo incluida nas provas oficiais de atletismo,, a Universidade de Princeton foi a equipe universitaria convidada na época.
Segundo a Enciclopedia Britanica (14a edição, vol 19, pag. 666) os atletas pioneiros não usavam a saida veloz (bloco de partida) nem levavam bastões de revezamento, não havia uma zona de passagem de 20 jardas ( em 1962 estas 20 jardas foram substituidas por uma zona de 20 metros ).
O atleta recebia um toque do colega de equipe parado não podendo se movimentar para recebe-lo, nem para frente nem para trás,
A primeira corrida oficial teve sucesso em 1893 e acabou se repetindo em em 1894. Este tipo prova teve tanto exito entre treinadores, corredores e público que o Comite de esportes da Pensilvania decidiu ampliar a idéia e fazer no ano seguinte uma competição com atletas convidados de escolas e equipes.
Pelo que se sabe, este Comite de esportes estava tão seguro e certo do sucesso, que ampliou e organizou uma competição somente com revezamentos.
Nesta competição disputaram a prova nove equipes, com revezamentos se alternando entre as outras provas do calendário atletico anual da Pensilvania.
Neste primeiro evento competiram um colégio da cidade de Nova York, a Universidade de Nova York, as equipes Rudgers, Swarthmore, Lafayette, Lehigh, Cornell, Columbia, tambem as escolas Germanytown Academy, Penn Charter,Gheltenham, Harverfort, Episcopal Delaney, Central High, Central Manual.
Neste evento de revezamentos as equipes eram de quatro niveis: universidades, cursos preparatórios, academias e escolas secundárias. Calcula-se que nos primeiros 55 anos de revezamenos competiram cerca de cento e quinze mil atletas, no ano de 1962 inscreveram-se 358 escolas secundarias.
Tudo isto estou explanando, pois aqui no Brasil não é dado um incentivo para que escolas participem de eventos oficiais, devido a forma burocratica de inscrições, registros, e a falta da prática de Educação Física e tambem o incentivos aos nossos Educadores Físicos.
Uma competição apenas com revezamentos seria uma forma de incrementarmos mais o atletismo tão desconhecido e pouco praticado pelos nossos estudantes .
Boas corridas de velocidade para todos
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.