domingo, 21 de agosto de 2011

PROVA PEDESTRE DUQUE DE CAXIAS

Hoje, uma manhã fria e muito chuvosa, levantei bem cedo e fui para o Parque do Ibirapuera, defronte a Assembleia Legislativa, assistir a prova pedestre DUQUE DE CAXIAS, patrono do nosso glorioso Exercito, alias justa homenagem.
A prova foi organizada pela Corpore, com a competente direção do nosso amigo Amadeu Armentano, que não deixava escapar nada que pudesse tirar o nível de qualidade do evento.
Muitos atletas inscritos, segundo o Amadeu, cerca de 8000 atletas.
Gentilmente fui convidado para acompanhar o percurso em um veiculo que ia a frente da prova , foi ótimo e agradeço o Amadeu.
Independente da ótima organização supervisionada tambem por um diretor atento, o que me chamou a atenção foi o desempenho de um ex atleta meu, o Benedito Donizetti Gomes que com mais de 50 anos foi para o podium entre os primeiros colocados, tendo um desempenho excelente.
Lembrando Carlos Lopes que venceu quase aos 40 anos a Maratona Olimpica de Los Angeles com tempo abaixo de 2h e 10', e curiosamente com "bandeira preta" devido a humidade do ar,  tenho uma filosofia toda minha e bem particular sobre faixas etárias, quando Lopes venceu em Los Angeles a Maratona Olímpica, não havia como não há premiação por faixa etária seus adversários naquela maratona somavam campeões de mais de 50 paises, com média etaria de 25 anos.
Sou contra darmos premios de acordo com a faixa etária, no meu conceito deve se premiar o melhor corredor que obteve sua performance sobre seus adversários.
O exemplo do Benedito Donizetti e de outros fundistas idosos do Brasil tem uma só caracteristica, treino, treino, saúde, saúde, ele semre  treinou duro e treina, receber medalhas de participação sim, mas premios por ser o mais idoso, não, isto não é desculpa, lembremos de Percy Cerutti que aos 60 anos ganhava de jovens de 20.
Quem quiser receber premios deve treinar, cuidar da saúde e não procurar ser o melhor da sua idade, deve  tentar ser o melhor de todos.
Idade deve deixar de ser desculpa, sinto bastante a situação de organizadores de provas pedestres que acabam tendo muita dificuldade na divisão de idades masculinas e femininas.
A dificuldade é tanta que existem casos de idosos que cedem seus "chips" para corredores mais novos e a classificação é colocada em dúvida, pobres organizadores
As empresas que organizam corridas de rua deveriam no meu entender dar medalhas de participação para todos, como algumas fazem e esquecer que um idoso de 80 ou de 70 anos foi o campeão de sua faixa etaria quando às vezes só havia ele com esta idade.
Vamos pedir aos idosos que respeito muitissimo, que treinem mais, treinem muito e façam juz se ombreando com os mais novos, mostrando todo seu potencial, corram mais e melhor.

Boas corridas a todos os idosos, vençam os mais jovens.
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.