segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DESEMPENHO NEGATIVO

O atleta às vezes pode treinar muito, esforçar-se, dedicar-se, e sua perfomance vai decrescendo, diminuindo, nesta circunstancia, o treinador e o atleta começam a fazer conjecturas sobre o que esta acontecendo.
O treinamento pode não estar de acordo, o atleta pode estar com algum problema de saúde,talvez a alimentação não esteja adequada, o clima, o horário do treinamento, a periodização, tudo é colocado em dúvida, é criada uma grande interrogação, o que estará acontecendo?
A redução na performance física e emocional do atleta requer um diagnóstico que provavelmente levará a acertiva que ele esta com sintomas de overtraining.
Dores musculares, fadiga maior que a comum, não acompanhamento do treinamento programado, não conseguir por exemplo terminar as series de corridas planejadas, ou os exercicios de musculação são sintomas de problemas.
Quando o atleta perde a vontade de competir, de lutar, começa perder seus brios de competidor, a vitalidade que sempre apresentou, com uma tristeza aparente diária,  é importantissimo que ele seja avaliado por um médico da área esportiva.
Independentemente do diagnóstico a ser feito pelo médico o treinador deverá já preliminarmente  fazer alguns testes, como a avaliação da condição anaeróbia do seu pupilo, teste de força isotônicos e isométrico, às vezes uma conversa entre os dois pode ser muito elucidativa.
O atleta que provavelmente esteja entrando em uma situação de overtraining pode apresentar também irregularidades, como sudorese fria, tensão nervosa, ansiedade muito grande, excesso de momentos de alegria, sentimentos de baixa estima, depressão, momentos de muita inquietação, alteração no apetite, diminuição do peso, tambem podem ocorrer dificuldades para dormir, suar muito durante o sono, rusgas com colegas de equipe e adversários, falta de concentração.
Todo este quadro pode acontecer com atletas em qualquer idade e condição física.
É importante que todo treinador, esteja sempre atento a estas situações exemplificadas.
Boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.