A primeira etapa do treinamento de um corredor de fundo iniciante é o que podemos denominar como o sustentáculo, a base, de todo o seu progresso durante o ano de treinamento.
Nesta fase toda a corrida deve ser feita em estado aeróbio, o volume em quilometros deve ser pequeno, por volta de cinco a oito quilometros por dia, depois de 30 a 40 dias o corredor pode aumentar esta quilometragem para 10 a 12 quilometros dia, sempre com intensidade baixa, frequencia cardiaca de forma que ele não demonstre estar ofegante.
Certamente com o evoluir das semanas o corredor passará a correr sem o mínimo de cansaço, seguindo sua alimentação adequada e com boas horas de sono, o corredor começará a treinar com mais facilidade.
Costumo enfatizar que a melhor maneira para se adquirir resistência, é correr bastante lento.
O principal propósito desta primeira etapa com duração de aproximadamente noventa dias é a possibilidade de adquirir uma hipertrofia cardiaca adequada.
É fundamental neste período que o corredor nem pense em correr com velocidade ou ritmo intenso, toda a paciência que ele tiver nesta etapa, será um investimento a longo prazo para boas performances.
Portanto se voce quiser correr bem comece por esta etapa que denomino primeira etapa ou treinamento de base.
A ansiedade que sempre esta presente no ser humano deve ser sem exagero, o equilibrio é a peça fundamental para controlarmos nossa ansiedade que deve existir porém sem excesso.
Corra lento e corra muito.
Boas corridas,
Carlão
Grande mestre Carlão, pode me tirar duas dúvidas? Por quanto tempo um corredor habituado a competir na meia maratona precisa desenvolver uma base antes de pensar em fazer maratonas? E qual poderia ser uma quilometragem semanal mínima que permita tentar fazer um tempo intermediário numa maratona (digamos, entre 3h30 e 4h00)?
ResponderExcluirObrigado!