A corrida de São Silvestre é uma das provas pedestres consideradas com mais dificeis do mundo, são 15 km em percurso com as muitas variações, aclives, declives, planos, o clima quente devido ao horário, o número de atletas inscritos que soma cerca de 15000 corredores, tudo fazendo com que o corredor que tenha uma boa preparação, use algumas estratégias importantes para chegar entre os primeiros colocados.
Algumas sugestões para que o atleta possa correr entre os primeiros eu como técnico já as usei, tive bons resultados colocando meus corredores entre os primeiros colocados e vencendo a prova por duas vezes.
Lógicamente o atleta deve ter tido uma boa preparação nos 365 dias que antecedem a prova, alimentação, regime monástico, humildade e treinos adequados.
Coloquei em prática alguns treinos que considerei importantes, já na década de 70 levava para Campos do Jordão meus melhores fundistas, naquela época ninguem treinava em Campos do Jordão, apenas alguns atletas meus e outros da Policia Militar, as pessoas sempre pensam na altitude, mas não era isto.
Sugiro que quando estiver faltanto 60 dias para o dia 31/12, o atleta, faça treinos de madrugada em alguns setores do percurso: por exemplo subir duas ou tres vezes a Brigadeiro Luiz Antonio, no mesmo ritmo que os atletas de ponta fazem no dia da prova. Fazer uma ou duas vezes por semana alguns trechos na distancia de 800m, no Elevado Costa e Silva, na Av. Ipiranga, descer a Consolação, tudo isto vai dar ao corredor mais segurança e tanquilidade no último dia do ano.
Todos os corredores brasileiros devem sempre nestes últimos meses do ano ouvir dos seus treinadores que eles não são diferentes dos estangeiros que vierem aqui correr.
As condições psicológicas dos brasileiros sempre são influenciadas, pelo resultado dos estrangeiros.
Na nossa vitória em 1980 com José João da Silva. quando quebramos um tabú de mais de 30 anos de resultados dos estangeiros, um dos nossos adversários era o Fernando Mamede, lider naquele ano do ranking mundial dos 10km, e ganhamos de forma indiscutivel, mostrando a capacidade física, do brasileiro muito bem treinado e programado.
Muitas vezs o atleta corre amedrontado pelo nível dos adversários, isto não deve acontecer.
Certa vez fomos correr a Prova Governador do Estado do Amazonas na magnifica cidade de Manaus, o favorito absoluto era o famoso colombiano Victor Mora, meu atleta José Antonio Ferreira, "Ferreirinha" foi orientado para ir para frente e lutar ombro a ombro, conclusão ganhou do idolo internacional colombiano, Portanto o que existe no treinamento de atletismo é o trabalho sério, devemos acreditar nos nossos valores, tudo é questão de objetivo, disciplina e falta de complexos.
Apenas uma adendo para pensarmos: RESISTÊNCIA SE ADQUIRE CORRENDO LENTO
bons treinos
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.