A faixa etária do corredor segundo a maioria das pessoas, diminui o rendimento, a performance. Sabemos que a partir dos 28 anos vamos decrescendo a nossa capacidade vital, ou seja inicio da velhice de forma mais acentuada.
Tudo isso pode ser dicutivel, acredito que se o corredor atleta ou não tiver uma vida regrada, uma alimentação adequada, saúde e controle da ansiedade, poderá sem dúvida alguma fazer bons resultados.
Como exemplo mundial tivemos o campeão português, o incrivel Carlos Lopes, que conseguiu a melhor marca da maratona olimpica em Los Angeles com quase 40 anos de idade, vencendo dezenas de atletas de ouros paises com idades inferiores a 27 anos, como exemplo brasileiro cito meu ex atleta Benedito Donizetti Gomes, que embora com quase 50 anos, mostra uma vitalidade incrivel, alias, um exemplo para todos os veteranos e jovens corredores.
Quando assistimos provas de rua observamos senhores, senhoras, idosos lutando por uma medalha nas suas faixas etárias, entretanto não é dado a estes veteranos estimulos para prosseguirem com sua qualidade de vida e de saúde, como faz a o ex atleta José João na organização de suas provas, estes veteranos são abnegados. Hoje o veterano é visto como um ex atleta,um aposentado, um individuo procurando viver mais, uma análise um pouco precipitada no meu entender, se lembrarmos dos exemplos citados do Lopes e do Benedito Donizetti.
Os atletas veteranos devem ser observados com mais consideração e muito respeito, eles não estão ali correndo para serem homenageados, estão alí como atletas disputando uma classificação, dando um exemplo para os jovens.
Sempre lembro quando comento sobre pessoas de mais idade correndo, do técnico da Australia, Percy Wells Ceruti que já sexagenário corria nas dunas de Port Sea com seus invenciveis recordistas mundiais da milha e dos 1500m.( já citado em uma dos meus blogs )
Portanto se voce tem algum familiar ou amigo idoso já na casa dos 28 anos induza-o a correr, voce deve desta forma estar melhorando a vida desta pessoa.
A idade não é um fator impeditivo para nada.
Bons treinos, boas corridas.
Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.