quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Viciado em correr
Um individuo que corre diariamente acaba por tornar-se viciado em correr.
Lógicamente como todos os vícios ele torna-se dependente, sem dúvida a dependencia de uma atividade física como a corrida é uma dependencia muito boa, a euforia habitual e a necessidade de correr, vem pela criação das endorfinas e encefalinas criadas pelo corredor, é portanto uma produção endógena.
Normalmente toda a pessoa que habitua-se a correr mesmo sem observar, está entrando em um estado de euforia que é denominado vulgarmente como "barato da corrida".
As endorfinas e as encefalinas atuam como neurotransmissores, desta forma são verdadeiros análgésicos que durante a atividade aeróbia reduz as dor e cria um estado de bem estar e euforia para o corredor.
Os sinais de exagero são perceptiveis pela postura física do corredor, aparência, estado emocional,podendo apresentar agressividade, interrogações, excesso de ansiedade, variações de humor, indo de um estado de tristeza para um estado de euforia, sem dúvida o individuo está a um passo do overtraning, perto do stresse.
A compulsão por treinar é tão negativa quanto o sedentarismo e estes estados devem ser muito bem orientados.
Diariamente somos bombardeados por um incrivel número de informações, sobre treinos, personais fazendo propaganda, formas de treinamento, produtos, práticas de atividade física, e na maioria das vezes estas divulgações são feitas por empresas, individuos querendo lucrar com o incauto, muitos com conhecimento empirico, grandes aventureiros, todos querendo lucrar, pirataria pura.
As propagandas muitas delas são enganosas divulgando que o individuo pode atingir um ideal estético ou de sáude, tudo isto amplamente divulgado pela midia (media) e para toda a sociedade de consumo.
O ideal seria procurar um ponto de equilibrio em tudo, com relação a atividade física buscar qualidade sem pressa e reforçando a auto estima.
A sugestão que dou nestes meus muitos anos como técnico e treinaoor é: corra longo e lento sempre, voce poderá não se tornar um campeão da São Silvestre, mas sem dúvida nenhuma será um campeão de sáude, e terá muitos mais anos de vida sáudavel e feliz.
boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.