terça-feira, 25 de setembro de 2012
Treinando adolescentes
O desenvolvimento das habilidades dos jovens deve ser feito de maneira gradativa, respeitando as paricularidades do crescimento.
O crescimento é ósseo, muscular, neurológico, psicológico/emocional/social.
Na faixa dos 11 e 12 anos as atividades devem ser lúdicas, e oferecer fundamentos com jogos e trabalhos em equipe.
Dos 13 aos aos 14 anos é importante incrementar técnicas educativas de acordo com o potencial de cada jovem.
No caso especifico do atletismo que é o esporte base, é muito importante desenvolver atividades que proporcionem uma hipertrofia cardiaca, comumente esta atividade é denominada como L.S.D, long slowly - distance, ou seja correr longo e lento grandes distâncias.
O coração é um musculo chamado de involuntário, que tendo seus batimentos controlados provocará a necessaria musculação deste orgão tão fundamental.
Quando um jovem é instado a correr longo e lento ele esta recebendo uma orientação de segurança para o futuro em termos de um bom trabalho cardio vascular.
Este mesmo trabalho pode ser feito com pessoas mais idosas com o mesmo objetivo.
O leque de treinamento varia de atleta para atleta e de treinador para treinador.
Uma planilha de treinamento não deixa de ser uma ferramento para a melhoria do individuo, entretanto a presença do técnico é muito necessaria.
Muitas vezes as pessoas se apegam a planilhas montadas por profissionais, competentes ou não, às vezes planilhas vistas em uma revista, num livro.
Devemos levar em conta que o atleta apega-se a planilha com seu unico norte, aí esta o problema, pois falta a presença de um orientador fazendo "follow-up" constante.
Um treinador um tecnico, um personal pode publicar uma planilha entretanto deve-se levar em conta que cada pessoa é um universo e nesta condição deve ser observada individualmente.
Boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.