sábado, 29 de setembro de 2012
Hebe Camargo
Hoje através dos noticiarios de radio e televisão tivemos a triste noticia do passamento da apresentadora Hebe Camargo.
Para todos nós fica marcada por uma grande tristeza a morte desta talentosa mulher, apresentadora, cantora, comunicadora, e simplesmente de uma capacidade incrivel de conseguir agregar tantas pessoas de todos os meios na sua maravilhosa carreira.
Fico bastante triste com a noticia de seu falecimento, a Hebe Camargo não era da área esportiva, mas no entanto lembro como se fosse hoje quando meu atleta venceu a São Silvestre, a maior e mais importante prova de atletismo do Brasil, Hebe Camargo foi a primeira pessoa a nos convidar para uma entrevista televisada ao vivo, foi um momento muito importante para o José João da Silva o campeão da prova e para eu como seu treinador.
Hebe Camargo fez questão da nossa presença e de maneira muito simples nos entrevistou, inclusive brincou comigo pois ao adentrar para a entrevista coloquei minha maleta, muito velha atrás do sofá onde ela entrevistava seus convidados, ela insistiu de tal forma que fui obrigado a me levantar e apanhar minha pequena mala bem surrada e coloca-la à vistas de todos, assim a nossa saudosa apresentadora continuou brincando com a situação e dizendo que aquela pequena mala não era tão importante, como a nossa presença no seu programa.
O Brasil perde uma grande cidadã que alem de sua capacidade de comunicação, era simples, humilde e alem de tudo uma pessoa diferenciada e alegre.
Ficamos todos muito tristes que este acontecimento e desejamos que sua simpatica imagem e atitudes fiquem guardadas para sempre no intimo de todos nós.
O Brasil perdeu uma dignificante e maravilhosa figura.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Endorfinas/ Encefalinas
As endorfinas atuam como neurotransmissores produzidos pelo organismo dentro de varias situações como a dôr por exem,plo.
As endorfinas são analgèsicos endógenos, pois inibem a dôr.
Para estimular as endorfinas é sugerido:
Leite materno o leite materno contem endorfinas.
Atividade sexual, a atividade sexual elimina o estresse e também a depressão.
Tomar café, o café ajuda a elevar o nível de endorfinas.
Correr longas distancias ou correr tempos prolongado com os batimentos cardiacos baixos(correr lentamente sempre).
As endorfinas foram detectadas no ano de 1975, pouco antes haviam sido descobertos os receptores especificos da morfina.
Pesquisas mostraram que as encefalinas também reduzem o processo da dôr e diminuem os neuroneos de todo o sistema nervoso central, bloqueando os sinais eletrofisiológicos da dôr.
As encefalinas estão estreitamente relacionadas com com as endorfinas, embora seja uma molécula menor formada por cinco aminoácidos, é uma substância narcótica sintetizada pelo encefalo e ativa os mesmos receptores neurais do cerebro e dos opióides de forma geral.
pesquisa: http:// es. wilkipedia.org/wiki/P%A9optido_opioide
categoria : analgésicos/polipéptidos/Neurotransmissores/Opioides.
boas corridasa para todos
Carlão - técnico de atletismo
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Pais Olímpico de brincadeira
Neste último fim de semana precisamente no domingo dia 23 de setembro, fui a pista do Icaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, onde temos a melhor pista de atletismo do Brasil, assistir uma das etapas do Campeonato Sul Americano de Atletismo.
Cheguei relativamente cedo, e ví poucas pessoas, fora os arbitros, e o pessoal da FPA trabalhando, o tempo foi passando e o publico que eu esperava ver não veio, não veio nínguem, pouquissimos amigos da área.
Em uma arquibancada vazia, me senti bastante solitário e imaginando que teremos uma Olimpiada no Brasil, um dos paises mais importantes do mundo e pergunto: que Brasil é este que em vespera de evento mundial como uma Olimpiada, não tem publico em um Sul Americano de Atletismo, na maior capital da America do Sul?
A minha frente tres fileiras abaixo apenas meu amigo Mauro Checkin, tambem vendo a competição, é muito melancólico, presenciar uma cena como esta, não temos cultura esportiva, não temos marketing, não temos universitários não temos professores de Educação Física, não temos crianças com pais orientando, não temos jovens e ainda pensamos como sempre na possibilidade de conseguirmos medalhas olimpicas, balela, ilusão, demagogia de todos.
Deveria haver um esforço concentrado dos nossos dirigentes afim de possibilitar a presença, pelo menos de crianças, cedendo condução, dando lanches para que eles pudessem aprender esporte, premiando os professores de forma geral para levarem um grande número de crianças e premiar estes professores pela iniciativa.
Às vezes achamos que somos os melhores do mundo !!!!!!!!!.
boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo
Treinando adolescentes
O desenvolvimento das habilidades dos jovens deve ser feito de maneira gradativa, respeitando as paricularidades do crescimento.
O crescimento é ósseo, muscular, neurológico, psicológico/emocional/social.
Na faixa dos 11 e 12 anos as atividades devem ser lúdicas, e oferecer fundamentos com jogos e trabalhos em equipe.
Dos 13 aos aos 14 anos é importante incrementar técnicas educativas de acordo com o potencial de cada jovem.
No caso especifico do atletismo que é o esporte base, é muito importante desenvolver atividades que proporcionem uma hipertrofia cardiaca, comumente esta atividade é denominada como L.S.D, long slowly - distance, ou seja correr longo e lento grandes distâncias.
O coração é um musculo chamado de involuntário, que tendo seus batimentos controlados provocará a necessaria musculação deste orgão tão fundamental.
Quando um jovem é instado a correr longo e lento ele esta recebendo uma orientação de segurança para o futuro em termos de um bom trabalho cardio vascular.
Este mesmo trabalho pode ser feito com pessoas mais idosas com o mesmo objetivo.
O leque de treinamento varia de atleta para atleta e de treinador para treinador.
Uma planilha de treinamento não deixa de ser uma ferramento para a melhoria do individuo, entretanto a presença do técnico é muito necessaria.
Muitas vezes as pessoas se apegam a planilhas montadas por profissionais, competentes ou não, às vezes planilhas vistas em uma revista, num livro.
Devemos levar em conta que o atleta apega-se a planilha com seu unico norte, aí esta o problema, pois falta a presença de um orientador fazendo "follow-up" constante.
Um treinador um tecnico, um personal pode publicar uma planilha entretanto deve-se levar em conta que cada pessoa é um universo e nesta condição deve ser observada individualmente.
Boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo.
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Viciado em correr
Um individuo que corre diariamente acaba por tornar-se viciado em correr.
Lógicamente como todos os vícios ele torna-se dependente, sem dúvida a dependencia de uma atividade física como a corrida é uma dependencia muito boa, a euforia habitual e a necessidade de correr, vem pela criação das endorfinas e encefalinas criadas pelo corredor, é portanto uma produção endógena.
Normalmente toda a pessoa que habitua-se a correr mesmo sem observar, está entrando em um estado de euforia que é denominado vulgarmente como "barato da corrida".
As endorfinas e as encefalinas atuam como neurotransmissores, desta forma são verdadeiros análgésicos que durante a atividade aeróbia reduz as dor e cria um estado de bem estar e euforia para o corredor.
Os sinais de exagero são perceptiveis pela postura física do corredor, aparência, estado emocional,podendo apresentar agressividade, interrogações, excesso de ansiedade, variações de humor, indo de um estado de tristeza para um estado de euforia, sem dúvida o individuo está a um passo do overtraning, perto do stresse.
A compulsão por treinar é tão negativa quanto o sedentarismo e estes estados devem ser muito bem orientados.
Diariamente somos bombardeados por um incrivel número de informações, sobre treinos, personais fazendo propaganda, formas de treinamento, produtos, práticas de atividade física, e na maioria das vezes estas divulgações são feitas por empresas, individuos querendo lucrar com o incauto, muitos com conhecimento empirico, grandes aventureiros, todos querendo lucrar, pirataria pura.
As propagandas muitas delas são enganosas divulgando que o individuo pode atingir um ideal estético ou de sáude, tudo isto amplamente divulgado pela midia (media) e para toda a sociedade de consumo.
O ideal seria procurar um ponto de equilibrio em tudo, com relação a atividade física buscar qualidade sem pressa e reforçando a auto estima.
A sugestão que dou nestes meus muitos anos como técnico e treinaoor é: corra longo e lento sempre, voce poderá não se tornar um campeão da São Silvestre, mas sem dúvida nenhuma será um campeão de sáude, e terá muitos mais anos de vida sáudavel e feliz.
boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
São Silvestre agora de manhã
Desta vez parece que o horário não vai mais mudar, pelo menos até 31 de dezembro a São Silvestre, nossa mais representativa prova pedestre será corrida no período matutino.
A mudança de horário feita meses antes do evento, em minha opinião é um erro de estratégia e desrespeito dos organizadores para com os corredores.
Um número muito grande de atletas a maioria deles estava se preparando para correr no período da tarde, cada corredor tem seu planejamento e a mudança pode ter alterado as perspectivas de cada um destes atletas, alterações desta forma são inconsequentes deseducam e prejudicam os corredores que se planejam, com horários de treinamento, despesas de locomoção, alimentação, e principalmente com o objetivo de performance.
Quem quer correr 15 km bem corridos se prepara durante muitos anos e isto parece que não foi levado em conta pela organização.
O horário estabelecido é bom, entretanto como estamos em um Pais onde planejamento é coisa secundaria esperamos que a Venus Platinada não apronte outra mudança.
Estas alterações de horários, percursos, premiações são um exemplo de falta de planejamento e um péssimo conhecimento de administração esportiva.
Vamos ver se desta vez não se muda mais nada, talvez pudessemos imitar a Maratona de Boston, tradicionalissima, sem alterações.
Nosso grande problema é histórico, temos como sempre a idéia de não mantermos a históia e a tradição de nada.
Como sou um grande admirador da São Silvestre com duas vitórias e com muitos podiuns me permito criticar a mudança de horário que prejudica visivelmente todos os que se prepararam desde anos anteriores para perfomances em 2012.
Quando os valores financeiros falam mais alto, nossos valores morais e históricos tendem a desaparecer, acho um absurdo o desrespeito com o povão que vai correr dia 31/12, cerca de 15000 abnegados, muitos com extrema dificuldade para participar e pagar sua inscrição, a maioria dos corredores é de origem humilde, infelizmente as mudanças ocorreram, espero que não ocorram novamente, é tudo uma questão de bom senso.
Boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Base para o estabelecimento de um programa de treinos
Vejo em muitas revistas de corridas que estabelecem planos de treinamento,planilhas, chegando ao ponto de prever tempos que o atleta poderá obter atravéz destes planos, são verdadeiros visionários.
No estabelecimento de um plano de uma planilha, varios fatores devem ser levados em consideração tais como idade, biotípo,ritmo, velocidade,preparação anterior,trabalho profissional do atleta, ambiente familiar,horários de estudo,regime alimentar, vida social.
Em verdade qualquer pessoa que recebe uma programação deste tipo, deve ser orientada por uma periodização adequada.
O candidato a atleta deve acostumar o corpo ao treinamento duro e diário, levando em consideração os porcentuais de atividade aeróbia e atividade anaeróbia dentro de uma planejamento de 24 meses.
É fundamental que as bases inicias do treinamento sejam apenas com corridas em steady state, para melhorar as condições de hipertrofia cardiaca, bastante "endurance" durante pelo menos alguns meses proporcionando uma melhora do sitema respiratório.
Quanto mais jovem o futuro atleta, menos corridas em condições anaeróbias, os movimentos devem ser soltos e leves o professor, o treinador, o técnico deve procurar orientar seu pupilo no sentido de que suas passadas sejam feitas com amplitude.
Por mais incrivel que possa parecer, a superficie do piso onde o corredor treina ou faz percursos uma vez ou outra deve ser dura e desta forma melhor será o desenvolvimento do ssitema respiratório e circulatório, o atrito com o solo pode quando o corredor é bem orientado permitir uma economia de corrida.
Uma forma bastante empirica para verificar o ritmo do seu futuro campeão, é solicitar que ele corra a 15 minutos em determinada direção e faça o percurso de volta, verificando as distâncias feitas o técnico tem uma ideia da condição do seu fundista.
Boas corridas para todos
Carlão/ tecnico de atletismo/assessoria em treinamento.
Ingestão excessiva de liquidos
Durante uma Maratona, uma prova de longa distância, ou um treino que chamamos de longão, o corredor sempre procura ingerir liquidos. Quando a ingestão destes liquidos é demasiada pode ocorrer pequena dôr de cabeça, nauseas, inchaços, estes inchaços podem acontecer principalmente nos braços e nas pernas, uma situação desagradável que pode ser sinal de desidratação.
Caso o corredor esteja vomitando grande quantidade de liquido, possivelmente ele não esteja com sinais de desidratação, a desidratação acontece quando o corredor não tem mais liquido no corpo.
Às vezes vemos corredores vomitando água pura, provavelmente estes corredores ingeriram água demais.
Nesta situação é sugerido que ele dirija-se imediatamente ao posto médico da prova.
Se o corredor continuar vomitando, apresentando náuseas, mal estar, provalmente poderá estar com o estado mental alterado esta condição poderá leva-lo ao óbito caso não tenha um "follow-up" médico.
O grande perigo não é beber pouco mas sim beber demais, que certamente fara ocorrer o processo de hiponatremia.
Até hoje em nenhuma Maratona no mundo ocorreu algum óbito devido a sede, mas sim óbitos devido ao excesso de ingestão liquida.
Quando o corredor após uma prova longa ficar cerca de 24 horas sem urinar deve procurar um médico com urgência, ele poderá estar com insuficiêcia renal aguda, após uma corrida longa o corredor poderá ter algum dano muscular.
Boas corridas para todos
Carlão/técnico de atletismo/ assessoria em treinamento
sábado, 15 de setembro de 2012
memória/depressão/endorfinas/sono
O sono ajuda na evolução do hormônio do crescimento, o sono das pessoas ativas é melhor que o sono das pessoas inativas.
A atividade física, a corrida principalmente faz com que o sono dos seus praticantes seja de melhor qualidade.
Disfunções mentais dificilmente ocorrem com pessoas moderadamente ativas e com horas de sono equilibradas.
As funções cognitivas de um individuo são beneficiadas pelos exercicios regulares como a caminhada a corrida longa e lenta a natação da mesma forma fazendo varias piscinas nadando longo e lento.
Estudos mostram que atividades moderadas fazem com que seus praticantes tenham menos riscos de problemas mentais.
Os problemas de depressão são originados muitas vezes pelo excessivo culto da estética e da beleza.
Crianças devem ter em seus horários, boas horas de sono com no mínimo 8 horas/noite.
Durante os treinamentos dos meus corredores de fundo sempre disse que o melhor treino para eles era o sono.
Incrementar a leitura desde a infância faz com que na velhice os problemas mentais não aconteçam.
Sentimentos de tristeza, crises de choro,angustia, ansiedade excessiva, visões pessimistas do futuro, isolamento social, perda de energia, fadiga constante são caminhos para a depressão.
O exercicio físico é a melhor ferramenta pois ele atua como reforço na melhoria de estados emocionais.
Durante a atividade física os níveis de endorfinas do individuo se elevam proporcionando melhor qualidade de vida, as endorfinas são produzidas pelo nosso corpo como um ópioide endógeno e durante os exercicios nosso corpo libera niveis hormonais chamados adrenocorticotrópicos ( ACTH ).
Quando voce quiser fazer uma corrida, mesmo lenta e não tiver vontade na hora de inicia-la, faça uma caminhada de pelo menos 35 a 40 minutos.
seu cerebro e seu coração vão lhe agradecer.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Alguns exemplo de alimentação adequada
Grande parte da quantidade de alimentos que o atleta deve ingerir deve ser complementada por verduras e frutas.
O individuo que se alimenta com um porcentual maior de verduras e frutas possui menor risco de doenças e vive mais tempo.
Este tipo de alimento provoca o fortalecimento das defesas antioxidantes ajudando no desempenho do corredor.
Estudos feitos em nutrição mostraram que a ingestão de alguns sucos de frutas por atletas de alto desempenho, reduziram em porcentuais bastante altos a perda de força muscular e também diminuiram a incidência de dores musculares nestes atletas.
Cereais não são tão necessarios para a nossa saúde de forma geral, entretanto a ingestão de cereais em porções e quantidades adequadas pode ser saudável, principalmente devido as fibras que eles possuem ajudando no trato intestinal.
Cereais são fontes bastante ricas em carboidratos e atletas como corredores de fundo, precisam deles e não devem limitar o seu consumo.
Grande parte dos cereais que consumimos devem ser integrais como arroz, que nos oferece vitaminas e minerais.
Pessoas que ingerem cereais integrais evitam naturalmente adquirir sobre peso, os cereais integrais liberam energia na corrente sanguinea mais lentamente e promovem um melhor funcionamento do nosso sistema digestivo,reduzindo a possibilidade de câncer no cólon e outras doenças.
A ingestão de cereais integrais também pode beneficiar pessoas que objetivam diminuir seu peso, e prevenir doenças crônicas e diabetes.
Em situações de preparação para treinos longos e intensivos os cereais integrais são o complemento adequado para aumentar as reservas de glicogênio do corpo sem provocar o risco do açucar no sangue.
Nozes, sementes de linhaça, soja, fornecem gorduras essenciais poli-insaturadas de Ômega 3 e são fontes de energia que não são comuns na nossa dieta alimentar diária.
Gorduras Ômega 3 são responsáveis por defender nosso sistema nervoso e manter bem nossas funções cardio vasculares, são altamente recomendáveis para corredores de longas distâncias.
Todo corredor de fundo deve ter em mente que alimentar-se é uma atividade cultural, e também levar em conta que o mais importante não é a quantidade de alimentos a ser ingerido mas sim sua qualidade.
boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Sugestões uteis para o fundista
Para o sucesso do corredor de fundo alguns requisitos são necessários.
Iniciantes - um treino diário
Experientes - dois treinos diários
longão : 25 a 28 km
média distância : 12 a 16 km
curta distãncia : 8 a 10 km
descanso no percurso ; trote leve de 4 a 5 km
Todo fundista deve saber que seu treinamento para ser ideal terá : variação constante de quilometragem,variação diária de terreno, alterações de ritmo,corridas progressivas,acreditar em sí mesmo.
As principais caracteristicas de um corredor de fundo são : forte personalidade,objetividade,dedicação,determinação, equilibrio,franqueza,honestidade,segurança, disciplina.
Os fatores que prejudicam o bom rendimento de um corredor são : período inadequado de repouso,pausas erradas no treinamento,excesso de treinos, escassez de treinos,falta de higiene,não saber se alimentar,viver em ambiente intranquilo, viver em ambiente excessivamente alegre,viver em ambiente excessivamente triste,muito otimismo,excesso de pessimismo,transformar treinos em competição, mentir para o técnico sobre tempos conseguidos,não seguir horários pré estabelecidos, muita ansiedade, pouca ansiedade,vida noturna em festas, baladas.
Boas corridas para todos
Carlão/técnico de atletismo/ assessoria em treinamento.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
7 de setembro do Zé
Sete de setembro, Independência do Brasil, aconteceu a Prova Pedestre da Independência do Brasil, organizada pela JJS EVENTOS, no Bairro do Ipiranga.
Foi um acontecimento esportivo de realce, embora emissoras de televisão,e a midia de forma geral mostre apenas curiosidades do futebol, com vulgaridades, futilidades, esquecendo que mais de 5000 pessoas correram, caminharam pelas ruas do Ipiranga com a largada sendo dada defronte ao Museu do Ipiranga e ao lado do Monumento que consagram nossa Independência.
Fora o aspecto competitivo, devemos enfatizar o lado sáude onde a maioria dos inscritos participou como uma forma de qualidade de vida, digo mais, uma forma de qualidade de sáude.
O tempo muito ajudou, com calor agradável e a hora da largada sendo cedo ajudou o desempenho físico de todos.
Parabenizo o meu amigo José João da Silva e seu sócio Renato Elias pelo sucesso da corrida e número de inscritos.
Caminhei 5 km e pude notar, observar, a alegria de todos nesta atividade positiva, principalmente crianças e idosos, realmente o objetivo saúde sendo atingido.
A organização esmerou-se como sempre em dar apoio a todos com hidratação adequada, kit´s bem feitos, banheiros quimicos suficientes, uma premiação muito boa e não delongada.
Já é tradição as provas organizadas pelo Zé, que com toda a sua experiência tendo participado como atleta pelo mundo todo, emprega nos seus eventos, parabéns ao Zé e sua equipe, esperamos agora a Prova que acontecerá em Outubro homenageando nosso heroi brasileiro "Santos Dumont" lá no Parque da Aeronautica em Santana.
Zé João, os corredores de rua do Brasil precisam de empreendedores como voce na gestão de eventos esportivos de qualidade.
boas corridas para todos
Carlão/técnico de atletismo
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Alimentação do corredor
O nosso corpo é movido por energia, a energia que nos habilita provem dos alimentos que ingerimos.
O corredor deve amoldar sua vida com horários padrões para se alimentar, controlando seus horários de treinamento, repouso que facilitem a ingestão de alimentos e sua absorção.
Alguns alimentos tem um tempo muito alto de permanência no estomago, por exemplo carne, arroz, verduras cozidas, que duram cerca de 3 a 4 horas.
Feijão, carnes com gordura, permanecem no nosso erstomago cerca de 4 a 5 horas.
A seleção dos alimentos pelo corredor deve ser criteriosa, a ingestão de carboidratos é bastante adequada pois o organismo os aceita melhor.
Alimentos de dificil digestão devem ser ingeridos preferencialmente na hora do almoço, o nosso corpo deve permanecer sempre hidratado.
Verduras frescas possuem 90% de água, leite cerca de 87% de água,
carne magra 60% de água, ovos 74% de água, frutas em média 85% de água.
Alguns alimentos são altamente recomendados para que corre, como aipo, nozes,amido de milho,cebola, alho,manga, laranja com bagaço, mel, *figado, *feijão, *brócolis (*principalmente para as corredoras).
Não é aconselhável que nenhum corredor faça mudanças bruscas nas alimentações diárias.
No momento da largada de uma prova ou de um treinamento é sugerido que o estômago esteja relativamente vázio, apenas uma ou duas fatias de pão tostado com um pouco de mel, uma banana.
Também não é aconselhavel a ingestão de liquidos como glicose, açucares sob forma líquida, 30 minutos antes do exercicio, isto poderá ocasionar mal estar, ergogitamento, sensação de fadiga.
Durante um longão ou correndo uma maratona o corredor de nível deve hidratar-se mesmo sem sede a cada 3 ou 4 km, corredores iniciantes devem hidratar-se mesmo sem sentir sede a cada quilometro ou a cada 10 minutos.
Em dias frios antes de uma maratona ou de um longão, um caldo quente é sugerido.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo/assessoria em treinamento.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Correr em esteira
Existem muitas diferenças entre correr em uma esteira ou correr em parques, estradas, ruas, como a maioria das pessoas.
Quando o individuo corre em uma esteira, sente que sua performance esta sendo boa, que seu desenvolvimento é melhor do que fora dela, quando na verdade a realidade é outra, ele não esta correndo muito, talvez esteja correndo menos do que pensa.
Quando a pessoa corre em uma esteira, não enfrenta, perigos do trânsito, falta de educação dos motoristas,assaltos, poluição, chuva, Sol.
Na esteira, dependendo das condições de sua casa ou academia ele pode ver seu programa de TV favorito,o som mais audivel de sua musica predileta, dependendo da esteira usada, pode variar sua inclinação,velocidade, observar com mais precisão seus batimentos cardiacos, ter um relacionamento social melhor,com pessoas no ambiente.
Acontece que correndo na esteira, ele fica sempre ansioso por terminar a atividade, para resolver seus compromissos, quando em uma rua ou em um parque tem que terminar o percurso para concluir o treinamento.
A corrida que é feita preferencialmente ao ar livre, dá ao seu praticante uma idéia de esforço maior, variação de terrenos, montanha, subidas descidas, planos, asfalto, paralelepipedos, terrão, em minha opinião não correr em esteira é mais producente, e provisiona uma melhor condição aeróbia.
A esteira deve ser usada por pessoas sem compromisso com performances, para atletas,a sugestão é rua, estradão, ladeiras, trilhas, atletas devem subir em uma esteira, quando de análises e medidas em laboratórios de aptidão física.
Correr ao ar livre, no calçadão da praia, nas trilhas dos bosques, nas subidas e descidas de montanhas, na areia, no bosque, na chuva, nos Sol, no barro, dá ao corredor sugestão de liberdade, qualidade de saúde, de vida.
Boas corridas para todos
Carlão/ técnico de atletismo/assessoria em treinamento.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Ansiedade do corredor
Volto a comentar ansiedade
O estado de ansiedade é um dos maiores problemas que atigem um atleta.
Ansiedade é um estado emocional causado pelo sistema nervoso central (SNC) devido a percepção de que o corredor sente algo ao seu redor que não está conforme a sua rotina ou expectativa.
Para um corredor nos dias que antecedem uma competição ou um treinamento mais puxado, é fundamental um tempo maior de concentração, reflexão, auto avaliação, quando acontecem comparações, pré julgamentos,criticas, interrogações inseguranças, receios, convicções sobre o objetivo a ser superado dentro do planejamento já efetuado.
Este estado de dúvida leva a manifestações do estado de ansiedade positiva ou negativa.
A ansiedade negativa é quando o corredor por ela é impedido de desenvolver positivamente toda a sua potencialidade física e psicológica.
No outro extremo temos a ansiedade positiva que também pode levar ao não atingimento dos resultados esperados, é quando o corredor esquece a técnica e a tática e passa a correr pela energia da emoção, isto pode ocorrer mesmo com o planejamento adequado do técnico.
Nesta circunstância o indicado é o caminho do meio, o equilibrio. A ansiedade deve ter doses equilibradas, possibilitando um treino ou a competição baseados na clareza de propósitos do técnico,no trabalho diário do corredor e o convivio atleta x técnico x atleta de alguma forma.
Quando o corredor coloca em descrédito o planejamento do técnico as paredes da construção estão por ruir.
Um planejamento confiável é a base mais séria na construção de uma pirâmide.
Um fator positivo no controle da ansiedade é o gráu de maturidade do individuo, logicamente baseado nos sentimentos, emoções e nas condições físicas do corredor.
boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Treinar crianças no atletismo
A iniciação de crianças no atletismo demanda tempo e muitos cuidados. A criança deve ser comparada como uma construção a ser bem feita.
Em uma construção o primeiro requisito depois da análise do empreendimento é verificar sua base seu alicerce, sua extrutura.
Quando uma criança vai ser iniciada em atletismo devemos ser cautelosos e fazer com que esta iniciação seja de forma lenta.
Devemos alem da motivação a ser dada, trabalhar uma hipertrofia cardiaca adequada, fortalecendo seu músculo involuntário com corridas lentas e longas e logicamente controlando seus batimentos cardiacos.
Nenhuma criança deve fazer velocidade prolongada, no máximo correr em velocidade no 30,40,50 metros sem muitas repetições
No treinamento de uma criança é aconselhável fixarmo-nos em corridas por tempo e não por medidas em pista. É mais adequado uma criança correr 20,30,40 minutos do que correr 100, 200, metros em velocidade.
Exercicios na natureza, em estradas, em bosques sempre com seus batimentos cardiacos controlados e também através da observação de sua forma ofegante aparente, a temperatura da pele, observação da sudorese, expressões ao falar, ao sorrir ao se manifestar durante a corrida, correr em grupos é o mais importante.
Todo o treinamento feito na iniciação em "steady state' isto é muito importante.
Mesmo para começar em provas de lançamentos e arremessos é sugerido que primeiramente a criança se amolde biotipológicamente ao tipo de trabalho a ser desenvolvido e tembém seja preparada com corridas longas e lentas com exercicios localizados bem leves.
Quando o individuo está em fase de crescimento, o treinador, o professor deve levar em conta seu desenvolvimento ósseo, não esquecendo que seus ossos são mais rápidos no crescimento que sua musculatura e tendões, treinamento deve ser intenso quando o jovem começar a mostrar que sua formação já está completa.
Em algumas provas de rua às vezes observamos seus responsáveis levando suas crianças e as obrigando a fazer o percurso da prova um atitude intolerável e não educativa.
A atividade de uma criança deve ser brincar, um adulto que obriga a criança a esforços intensos é irresponsável.
boas corridas para todos
Carlão/técnico de atletismo
Assinar:
Postagens (Atom)