domingo, 17 de março de 2013
Esforço do corredor
Cada treinador, cada técnico, programa o treinamento de acordo com os objetivos almejados.
Fisiólógicamente e como medida de precaução, não são sugeridas atividades físicas extenuantes sem que haja bons intervalos para recuperação do organismo fisicamente e fundamentalmente de ordem psicológica.
O organismo do ser humano apresenta caracteristicas como agressividade, desmotivação, irritabilidade, isolamento, cãibras lesões sequentes e problemas oriundos da higiêne.
O espaço de um treino para outro promove a possibilidade de uma motivação maior e um bom rendimento no treino seguinte.
Sempre digo que as pessoas tem seu universo individual, tal como os atletas e este universo deve ser respeitado integralmente.
Um dos grande problemas é que muitas pessoas no afâ de programar um treino acabam copiando treinos de outros técnicos, treinos de outros atletas de níveis diferentes mas o que é bom para uns pode ser ruim para outros.
O bom o correto o idel é procurar sempre o equilibrio na atividade do treinamento e competições.
Todo técnico deve ter e saber os limiares de esforço para cada um dos seus atletas, justamente para evitar ao máximo erros, aliás erros que todos nós cometemos, por isto toda a programação empirica deve ser evitada ao máximo.
A percepção fina que indica sinais de alerta no que tange a problemas físicos deve ser uma das caracteristicas do técnico.
O cuidado em não repetir treinos duros evidência a capacidade e conhecimento do técnico.
Todo pretendente a atleta deve fazer uma anamnese detalhada e ter uma programação anual, uma periodização diária e individual.
O técnico de atletismo é tão responsável quanto a um médico que faz uma receita, a falha na programação pode conduzir a problemas de toda a especie.
boas corridas pra todos
Carlão - técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.