sábado, 5 de janeiro de 2013
Treinamento de base
O termo base é por sí só bastante explicativo. A base.o alicerce, a extrutura, é a segurança de uma construção.
No atletismo de fundo todos os técnicos, orientadores,procuram dar um norte aos seus atletas no sentido de que melhorem as suas condições aeróbias.
Correr com um batimento cardiaco programado preferencialmente em estado de equilibrio ( steady state ) é essencial para todos os corredores especialmente os fundistas, uma questão de saúde e segurança.
Correr longas distâncias com os batimentos programados, quando o volume de óxigênio inspirado é igual ao volume de gás carbonico expirado, provoca uma excelente condição cardi-vascular e consequentemente segurança.
Da mesma forma que um individuo desenvolve seus músculos com exercicios físicos em uma acadêmia com pêsos, podemos trabalhar o coração que é um músculo involuntário, da mesma maneira, a hipertrofia deste músculo ( coração ), é feita pelo controle dos seus batimentos cardiacos.
Especificamente para corredores de longas distâncias esta é a indicação para que a base física e psicológica seja adequada, logicamente outras determinantes são importantes como alimentação, também exercicios localizados com aparelhos são indicados.
Cada treinador tem sua forma de trabalhar, eu procuro indicar corridas longas em terrenos montanhosos que substituem uma sala de acadêmia com vantagem, principalmente por ser ao ar livre.
O treinamento chamado de base, é indicado para um programação anual dentro de uma periodização criteriosa nesta forma de preparação evita-se contusões,problemas com distensões e lesões de forma geral.
Treinamento de base é segurança de quem dá o treinamento e maior segurança de quem treina.
Devemos imaginar o treinamento como uma pirâmide, quanto maior for sua base, mais alta ela será, portanto.....
boas corridas para todos
Carlão-técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.