quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Correr vicia
Uma pessoa que pratica corridas longas todos os dias, na maioria das vezes acaba por se tornar dependente desta atividade, ou seja acaba por se viciar em correr.
Correr em estado aeróbio excessivamente sem um planejamento faz com que o praticante entre em um estado de euforia e a necessidade da prática o faz ficar ansioso por correr.
Esta ansiedade em correr torna-se um vicio pois o organismo do corredor produz endorfinas e encefalinas um produção endógena.
Endorfinas e encefalinas são neuro transmissores que tem a caracteristica de reduzir, amenizar as dores e criam um estado de bem estar e também de euforia junto ao sitema nervoso central.
Todo treinador, todo técnico deve ter a percepção das alterações do nível comportamental do atleta.
Os sinais de alteração do comportamento do atleta são caracterizados pela postura física, alguma agressividade,variação de humor indo da tristeza a euforia rapidamente e vice versa, esta situação pode levar ao estresse, e deixando o corredor a um passo do "over-training".
A compulsão por treinar, é tão negativa quanto o sedentarismo e deve ser tratada.
Geralmente somos bombardeados por informações quanto ao uso de produtos e práticas de atividades físicas que " possibilitam " atingir um ideal estético amplamente divulgado pela mídia.
O correto é procuramos o equilibrio em tudo que se relaciona com atividades físicas buscando qualidade e desta forma reforçando a auto estima.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.