sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
O estilo de corrida de cada um
Comentar sobre os defeitos que cada corredor apresenta é bastante simples, facil, todo mundo o faz, entretanto é fundamental que se respeite a caracteristica individual de cada um.
Não podemos definir como defeitos a forma de cada individuo correr, basta lembrar o saudoso atleta tricampeão olímpico, tembém vencedor da São Silvestre, Emil Zatopeck, que aparentava muitos defeitos e no entanto era insuperavel.
A forma de cada um correr é individual e nos cabe como técnicos apenas aprimorar esta forma, procurando fazer com que o corredor tenha melhor perfomance dentro de sua maneira de correr que é totalmente singular.
O corredor deve primeiramente sentir-se bem dentro de sua mecanica de corrida, não é simplesmente um material como uma sapatilha de última geração que fará com que sua performance melhore,ou um movimento de braços que ele poderá apresentar uma melhofra uma evolução.
Primeiramente sem dúvida alguma é o respeito pela forma individual do corredor, a mecanica da corrida seus gestos devem ser corrigidos caso sejam necessarios através dos educativos de corrida, preferencialmente usando a escola alemã e a própria caracteristica do atleta
O padrão ideal da mecanica de corrida de uma pessoa é a total descontração muscular, da bochecha para o resto do corpo, inclusive a forma de pensar, devemos procurar movimentos harmonicos que melhorem a corrida.
Para os iniciantes em qualquer idade é sugerido a orientação sobre o pisar evoluindo planta para ponta de forma suave, bochechas não crispadas, mãos levemente soltas, visão para o horizonte próximo, concentração na corrida e nos objetivos propostos.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Carlão não sei se vc reparou quando a atleta maratonista Marcia Narloch corria ela corria com a cabeça virada para o lado e foi perguntado a ela uma certa vez pq ela corria assim e se não atrapalhava ela disse que nada já estou acostumada a correr assim...
ResponderExcluirFeliz Ano Novo e cheio de realizações.
Bons treinos,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Caro Jorge, a Marcia corria de forma totalmente estranha, no entanto apesar disto fez bons resultados
Excluirabraço