quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sugestões para quem quer ser corredor de rua

Sugestões para quem quer ser corredor de rua

A pessoa que decidir ser corredor de rua deve ter como alicerce a seguinte filosofia:
A base do seu trabalho deve ser no inicio longa e lenta, desenvolver um conceito de ritmo.
A necessidade de saber da necessidade do repouso e da alimentação, da disciplina que é o ponto básico, e da humildade.
Não há limites para o corredor que queira evoluir, progredir, o corredor deve ter objetivos definidos, saber da relação entre motivação e ansiedade, da expectativa e da realidade.
O nosso candidato a corredor deve saber da importancia da variação dos terrenos onde vai fazer percursos,
costumo dizer que correr no terreno plano é "perfumaria", milhares fazem isto nos fins de semana.
Treino não é competição, não é briga, o atleta deve seguir rigidamente a linha de programação planejada pelo seu técnico.
Deve anotar todas as sua atividades diárias, a agenda e fundamental, para tudo.
Os grandes desafios podem ser: a São Silvestre, a Maratona, uma prova no seu bairro, um longão, subir a estrada que leva ao Pico do Jaragua, correr da Ponta da Praia até São Vicente.
Não ter ilusão de patrocinios, partir para o grande desafio, com espirito de vencedor, não ficar se queixando a todos dizendo: me falta isto, me falta aquilo, não tenho dinheiro, não me alimento direito, não tenho tempo para treinar e por ai afora, torna-se um individuo chato, desagradavel, inoportuno, nínguem quer ve-lo por perto.
Costumo dizer de forma quase que radical, ser corredor de fundo, ser corredor de rua é de uma nobreza impar é um verdadeiro sacerdócio, na verdade o corredor de fundo é até  às vezes um pouco anti-social, ele não vai a festas, dorme cedo, não bebe, não fuma.
Para finalizar voce que pretende entrar no seleto roll dos corredores de rua, que quer ser diferenciado, aprenda a ouvir, falar pouco, saber lidar com dores musculares, saber diferencia-las de contusões.
Tenha respeito por todas as pessoas que correm, melhores ou piores que voce, ai então voce será um corredor, respeitado.
boas corridas

2 comentários:

  1. Adorei sua matéria, eu estou me aventurando nas ruas a pouco tempo e observo a falta de organização que tenho querer resultados melhores, baixar tempo realmente não é fácil... Tudo na vida é treino, e uma boa edificação precisa de um alicerce...

    Amigo gostaria de poder manter o contato para me enriquecer ainda mais com sua experiencia

    http://www.facebook.com/alan.carvalho.5439

    ResponderExcluir
  2. tenho 49 anos estou começando a me interessar pelas corridas de rua, por prazer e auto-realização. isto é, estava a mais de 20 anos sem praticar esportes. o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.