A atividade física está associada a melhora da qualidade de saúde. Os exercicios trazem grandes beneficios ao individuo, provocando alterações psicológicas e fisiológicas, a maioria da nossa população não pratica atividade física adequada.
Algumas pessoas fazem exercicios exageradamente e acabam por ter problemas, um dos exemplos negativos é por exemplo o treinamento de corrida de fundo de forma empirica, o excesso de participações em provas de rua na busca de performance e de premios, sem a orientãção de um prof, de educação física devidamente credenciado.
A alimentação inadequada leva a anorexia e a bulimia, a hiperatividade é o caminho mais curto para muitas patologias, transtornos alimentares sãomais comuns nos homens do que nas mulheres.
A pratica da corrida tem nos seus praticantes a preocupação com seu peso e com seu espelho, sua imagem corporal é tudo, isto tambem acontece com praticantes de musculação.
A prática excessiva e não planejada de exercicios físicos criam uma forma de dependência similae à aquelas pessoas que são viciadas em drogas, jogos ou sexo compulsivo.
A Organizãção Mundial da Saude ( O.M.S.) define dependencia como um conjunto de fenomenos fisiológicos, comportamentais e tambem cognitivos.
O individuo pode não ter nenhuma dependencia de drogas, alcool, mas pode ser dependente da atividade física.
Existem evidências que na prática da corrida acontece a liberação de neuro transmissores, ( runner´s high) os opióides endógenos que são semelhantes aos opióides exógenos ( morfina por exemplo )
A prática de exercicios pode provocar sensações de prazer e alivio no nosso estado de tensão, porém isto é ainda controverso cientificamente.
A atividade física como a corrida longa, deve ser feita com critério sem fanatismo, toda a pratica esportiva deve ser feita com equilibrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.