quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A importancia da corrida longa e lenta

Toda a atividade física requer uma estrutura piramidal para que os efeitos sejam positivos logicamente melhorando a perfomance do individuo.
O alicerces do corpo humano não são os ossos, não são apenas os músculos voluntários, mas os coração, um músculo involuntário que deve ser observado e acompanhado pelo atleta, através dos seus batimentos.
Desde criança é importante trabalharmos o coração em regime de equilibrio " steady state " isto feito proporcionará sem dúvida uma porta aberta para boas performances.
Está convencionado na pratica da corrida treinos que denominamos como " longos " os corredores de fundo chamam de " longão ", são corridas acima de 45 minutos, 60 minutos.
Os corredores de meias maratonas,maratonas, corredores de 10 km, 5 km, não fogem a esta regra para manterem suas condições aeróbias, enttretanto corredores de meias distâncias como 800 e 1500 também o praticam como excelente base para seus desempenhos,
Fisiológicamente procuramos através do "longão" melhorar a condição de " endurance " do corredor, esta condição é necessaria para todos os atletas indenpendente de sua especialidade no atletismo.
O treino de longas distâncias é o melhor preparo que o treinador pode dar ao seu atleta, é segurança para se evitar futuros desgastes físicos e contusões.
Existe  uma crença de que a longa distância prejudica a velocidade, no entanto a longa distância oferece como já citei uma boa base para todas as provas atléticas.
Já observei alguns arremessadores e lançadores correndo longas distâncias como o inesquecivel Parry  O´Brien dos EEUU que diariamente corria lentamente 5 km, por isso desejo boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.

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