quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
ritmo biológico
Na nossa vida diária estamos sempre procurando dar ritmo a tudo, na verdade quando fazemos as coisas ritmadas o resultado é sempre positivo.
Como na música o ritmo é necessario, vejamos: pouco ou quase nada se fala do ritmo mais importante da nossa existência, o ritmo biológico.
Nosso corpo sofre alterações do ritmo biológico a cada 24 horas, nossas funções fisiológicas sofrem constantes alterações alterações acarretam mudanças no nosso ritmo biológico, que é o ritmo denominado circadiano, as reações e nossas ações biológicas acontecem em períodos regulares e repetitivos, nestas situações acontecem alterações da nossa temperatura, da pressão arterial, na nossa digestão, no nosso humor da nossa digestão.
O conhecimento que devemos ter sobre o ritmo circadiano é fundamental para o bom estado de saúde e nossa perfomance, desde um idoso até um atleta olímpico.
A alteração do VO2 máximo, tempo de reação, temperatura ambiênte, situação social, profissional, desejo sexual, sono, tranquilidade dependem do controle do ritmo circadiano.
O ritmo tal qual na música é responsável por todas as escalas que acontecem na atividade diária.
É adequado para todos atividades aeróbias como a caminhada, o trote leve, exercicios respiratórios, a yoga.
O melhor rendimento do nosso físico acontece no período vespertino, a comparação pode ser feita como de um carro com o motor frio ele funciona melhor depois de um aquecimento, nosso corpo é a mesma coisa.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.