quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Bem estar do corredor
Nosso corpo através da corrida produz endorfinas e encefalinas que reduzem o estado doloroso e de cansaço.
Com esta inibição da dôr provocada pelos neurotransmissores, o corredor sente tranquilidade e prazer quando corre.
As endorfinas e encefalinas que o nosso corpo produz são considerados produtos endogenos e analgésicos, diferentemente da morfina que é uma produto exogéno.
O individuo quando corre, mesmo sendo uma corrida lenta um trote, chega em determinado momento que evidencia-se uma situação de cansaço, a partir deste momento surgem as dores musculares e a intranquilidade emocional, entretanto quando o corredor treina diariamente e controla seus batimentos cardiacos preferencialmentge em " steady state " seu estado emocional, sua condição psicológica é positiva e inclusive seu bom humor fica evidenciado.
O nível de estresse diminui e surge o eustresse passa a ser um elemento positivo, criando o que se chama de " barato da corrida".
O estado de estresse direta ou indiretamente contribue para situações de desequilibrio do corpo e da mente, nesta condição a corrida passa a ser um elemento preventivo de sáude.
A pessoa que acostuma-se a correr possue maior disposição para sua atividade profissional, melhora sua auto estima,e sua qualidade de vida é melhor.
boa corrida para todos
Carlão/ técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.