quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PREMIAÇÕES


A quantidade de corredores de fundo  é muito grande, a propagação das corridas de rua, o incentivo pelas premiações, a busca pela saúde,  os círculos de amizade criados, os lucros proporcionados aos organizadores, a promoção dos patrocinadores, a colaboração  da mídia, a nova mentalidade da sociedade em busca da qualidade de vida, faz com que provas pedestres de uma forma geral sejam um sucesso em todo Brasil.
O Brasil destaca-se neste cenário muito mais que os EEUU, que há algum tempo tinham a primazia de possuir o maior número de corridas de rua.
Desta forma o campo empresarial na área de esportes fica aberto para o atletismo de fundo, entretanto, o número de provas de rua não condiz com os resultados técnicos obtidos, pois em competições de pista como Olímpiadas, campeonatos mundiais, nossos resultados não são de alta performance salvo raras exceções como nas Maratonas por exemplo., isto talvez  por falta de treinamentos em pista.
Houve épocas, não tão longínquas que haviam mais provas de fundo do que hoje, um dos exemplos que poderiam ser citados é que quando acontece um Campeonato estadual, um Troféu Brasil, concomitantemente sempre acontece uma prova de rua com excelentes premiações e os atletas preferem a premiação que o resultado técnico da pista, vai daí que provas de pista são evitadas, até com alguma razão, por exemplo a econômica.
Valores pagos aos vencedores em provas de rua também poderiam ser pagos pelas federações nas provas de pista e campo, logicamente com o apoio das empresas e a aceitação dos clubes.
Talvez, na minha opinião as provas de pista não estejam no mesmo contexto que uma prova de rua, assim sendo a pista fica esvaziada nos treinos e nas competições.
Sou de opinião que deveríamos largar o falso amadorismo em que vivemos e procurar patrocinadores para todas as provas de pista e campo, com altas premiações principalmente nas categorias juvenil e adulto.
Imaginem uma premiação bem alta no salto em distância, no arremesso  do peso ou no lançamento do disco, nos 110 sobre barreiras, o número de participantes dobraria e o nosso esporte base teria outra feição.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.