sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pista de Cooper do Ibirapuera

Trabalhei como técnico de atletismo durante cerca de 30 anos na Secretaria  Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo.
Caio Pompeo de Toledo, na minha opinião  o melhor Secretario de Esportes que São Paulo já teve,
 me convidou para ser um dos técnicos de atletismo do Centro Olímpico na década de 70, junto com o Pedrão o De José, e o Prof. Nelson.
Foram três décadas dedicadas ao atletismo, dedicação que nos proporcionou resultados expressivos
O Centro Olímpico teve a gestão do Cel Mauricio um excelente dirigente  que deu notoriedade ao esporte em São Paulo e em todo o Brasil, um disciplinador que hoje falta ao esporte.
Pelo Centro Olímpico na Campanha " Adote um Atleta " passaram incríveis ídolos do esporte, no Basket, no Volley, no Boxe, na Ginastica, no Atletismo, na Natação, apenas para exemplificar tivemos cerca de 90% dos atletas convocados em 1975 para o Sul Americano de Atletismo Juvenil em Maracaibo na Venezuela.
No que tange as minhas lembranças, não posso esquecer o dia em que o Secretário de Esportes,(substituto) o amigo Prof. Waldir Pagan me chamou na Secretaria  e disse: Carlão aqui tem uma tesoura de jardineiro e uma trena de 25m, quero que você e o Mauro Lopes de Almeida ( ex-psicólogo do Centro Olímpico ), vão ao Parque do Ibirapuera, escolham um local e façam uma Pista de Cooper.
Passamos cerca de uma semana fazendo a atual Pista de Cooper do Ibirapuera, foi um trabalho bastante pesado, ali onde fizemos a pista, até hoje bastante divulgada, era um cemitério de cachorros, e a medida que cortávamos o mato e abríamos a picada de 1m50 de largura e colocávamos troncos delimitando a pista, encontrávamos inúmeros túmulos, alguns até bem cuidados.
Na época eu andava muito impressionado com a prova da milha, onde australianos e ingleses batiam incríveis recordes, pois bem com esta impressão toda sugeri e fizemos a pista de Cooper do Ibirapuera com a distancia de uma milha (1609m ) posteriormente mudamos para 1500 metros, coisas de fanáticos por atletismo, tudo isto valeu, se bem que em nosso culto Pais, histórias nunca são lembradas, mas com muito orgulho me envaideço dos amigos da época e de nossa atividade pedagógica em pról do esporte boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.