domingo, 15 de setembro de 2013

Alteração de desempenho do atleta

Muitas vezes o corredor apresenta uma atuação ruim no seu desempenho, alguns fatores podem ser observados como a nutrição inadequada, fatores ambientais.  Atletas muito motivados  no treinamento ou atletas  pouco experientes estão propensos a um desempenho negativo,  a ansiedade é um dos fatores que podem levar a um resultado ruim para a boa performance, muitas vezes o atleta excessivamente motivado fica em um grau de ansiedade tão grande que pode leva-lo a um desempenho ruim, a ansiedade excessiva leva a frustração.
Uma característica de OVT ( over training ) às vezes é  manifesta, na falta de um treinador, de um técnico em sua orientação e pode levar a síndrome de OVT, portanto o treinamento deve ser planejado com uma assessoria técnica condizente  o treino programado de forma empírica  leva o corredor a esta síndrome.
Alguns outros fatores podem indicar uma situação de OVT, como ambientes tristes onde o atleta vive, ambientes muito barulhentos, lugares com excesso de iluminação, complicações familiares, o lado emocional interfere diretamente na performance do individuo.
Muitas vezes não seguir o planejamento do treinamento pode ser um complicador e levar atleta a resultados ruins, exemplifico sempre o caso de um meu atleta, hoje  veterano que achava quanto a maior distância corrida melhor seriam suas marcas.
Correr 10, 15, 20 km por dia ou seguir uma programação com pausas e repouso para ele era um dilema, seu objetivo era a maior distância possível  e diária, chegando a  extrapolar toda a programação feita.
É  muito importante o corredor de fundo saber que às vezes o repouso é mais importante que o seu desempenho na corrida, o repouso é parte vital do treinamento.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.