terça-feira, 6 de novembro de 2012
Para uma boa corrida
Corredores mais baixos que a média é uma vantagem para os homens ao passo que corredoras mais altas que a média é positivo para as mulheres.
Corredores com ombros mais largos, menbros mais finos levam vantagem na economia de corrida.
A gordura corporal não deixa de ser um sobrepeso aumentando a dívida de oxigênio embora em porcentuais menores, para corredores experimentados.
A maior parte do peso do corredor deve ser perto dos quadris e não nas panturrilhas ( batata da perna, gemeos ) o menor tamanho das panturrilhas ajuda na desacelaração dos menbros.
A pelvis mais estreita é uma vantagem para o corredor, a boa economia de corrida pode ser atribuida a corredores com pés menores que a média.
As passadas do corredor de fundo não devem ser largas, pois as passadas mais curtas dão um ritmo de corrida mais adequado.
Quanto menos o corredor oscilar seu centro de massa, melhor é sua corrida, corredores mais economicos, minimizam o trabalho de braços e levam desta forma mais vantagens no desempenho da corrida, embora os braços sejam fator importante na estabilidade do corredor.
Muitos corredores tem um trabalho de braço excessivo, e descordenado, lembremos de Emil Zatopeck, uma excessão Olímpica.
È fundamental que corredores de fundo façam educativos de corrida ( coisa rara entre a maioria dos fundistas brasileiros ).
Quando o corredor corre lentamente é impossivel para ele fletir os joelhos mais que alguns graus caso ele queira fletir os joelhos seu dispêndio de energia será muito grande.
A perna em flexão continua promove uma maior velocidade, consequentemente um maior esfôrço.
Para um melhor rendimento na corrida de fundo em termos de sáude o ideal é correr em "steady state' pois a hipertrofia cardiaca é positivada.
boas corridas para todos
Carlão-técnico de atletismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.