segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Esporte como Ferramenta da Educação


Neste último fim de semana  trabalhei como Professor de Educação Física, atuando nos Jogos da Juventude, sob a égide do Comitê Olímpico Nacional da Itália no Brasil.
Este evento de uma grandiosidade impar aconteceu em Belo Horizonte, onde atletas meninos e meninas na faixa etária entre 12 e 13 anos representando São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, competiram em natação, futebol, atletismo.

Foi um congraçamento importante tanto para os professores responsáveis pelas delegações na área técnica e administrativa como para as crianças oriundas dos diversos níveis da sociedade brasileira, onde o principal foi estabelecer que o principal no esporte é a formação na educação do jovem, sem estabelecer diferenças.
Tive o grande prazer de levar as delegações de São Paulo na modalidades já citadas.
Os  dirigentes e professores, todos imbuídos de uma participação com disciplina, ótimo relacionamento onde o principal não foi vencer e sim de uma participação esportiva sadia.
A delegação de São Paulo apresentou-se representando o estado de forma exemplar, dando exemplo de disciplina e de relacionamento. Independentes dos resultados representaram uma sociedade sem violência, com fair play, e sobretudo com o objetivo de  participar  de forma olímpica.
Quero parabenizar os professores de São Paulo Rita e Jamir do atletismo que tão bem desenvolveram suas atividades como técnicos, que muito bem  representaram a  Federação Paulista de Atletismo.
Marcante também foi a presença da delegação de natação  com crianças da cidade de Paraguaçu Paulista e de Santo André.
Não posso deixar de citar a delegação de futebol que representou o estado de São Paulo com jovens de Osasco do HR Sport Club, liderados pelo Prof. Hugo e muito bem administrados pela senhora Rose, os garotos tiveram de um comportamento impar.
Não devemos analisar resultados, pois a preocupação não é a especialização precoce mas sim de como o esporte torna-se uma ferramenta na criação de uma criança e um poderoso aliado ao desenvolvimento harmonioso da nossa sociedade.
Todas as crianças cerca de 800 que competiram  tiveram a oportunidade de aprender, de relacionar-se, social e esportivamente, enfim participar de um universo cujo o principal objetivo é fazer o esporte como ferramenta para uma boa educação.
O Brasil necessita urgentemente de atividades como esta, sem que nos preocupemos com performances ou a divulgação de dirigentes esportivos. 

Um comentário:

  1. Sem duvidas o Coni Brasile 2011 foi inesquecível para a pequena Paraguaçu Paulista, que esta orgulhosa dos resultados, mas principalmente orgulhosa em participar da construção de uma sociedade mais justa, Parabéns Prof. Carlos Ventura, um grande amigo que eu espero rever em breve, durante esta caminhada educacional que é o esporte como ferramenta de inclusão.
    muito obrigado pela oportunidade.
    Ass: Prof. Welton Guerin, em nome da APAN-Associação de Pais e Amigos da Natação de Paraguaçu Paulista.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.