quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estamos envelhecendo

É inexoravel, todos nós envelhecemos, não tem jeito, na medida que isto acontece vamos perdendo nossa capacidade vital, aliás nossa capacidade vital começa a dimiuir já na casa dos 28 a 30 anos de idade. São os sintomas iniciais que a maratona da vida esta no seu terço final, tanto para nós homens como para as mulheres.
A medida que vamos ficando  idosos parecemos um carro usado que quando é levado para a oficina o mecanico sempre acha muitos defeitos, quando vamos ao médico acontece a mesma coisa, não tem solução, o doutor de esfignomanometro sobre o idefectivel avental branco e pose de intelectual substitui o mecanico e acaba achando defeitos na nossa maquina.
Uma das principais caracteristicas do envelhecimento é a perda gradual das nossas funções cognitivas, e isto começa a interferir na  qualidade e vida do idoso, é quase que inevitavel já por volta dos 45 anos.
O individuo passa a não se cuidar, esquece quase tudo, sua higiene fica comprometida, não tendo estimulos passa a se vestir mal, o homem com a barba por fazer, os dentes mal cuidados, mau halito a mulher com os cabelos desgrenhados, as unhas para pintar, o vestido que usa durante dias seguidos  perdendo sua auto estima, mais preocupada em limpar a casa do que cuidar de sí.
Nas linhas anteriores escrevi : é quase inevitavel... porque quase inevitavel, porque nem tudo esta perdido, uma das soluções para retardarmos o envelhecimento é a atividade física diaría em regime suave, bem aeróbio. No que tange a memoria, o esquecimento das coisas, das lembranças, a solução é bem preliminar, pois o individuo que possue melhor escolaridade, um melhor nível intelectual, aquele que lê, mantem-se ativo na percepção das coisas e do mundo que o cerca retarda a falta de memoria, mantendo sua auto estima.
Outro fator primordial para acelerar o envelhecimento é a falta de ocupação, em artigo anterior comentei quer muitos idosos ficam jogando milho para os pombos e estes agradecem, as praças estão lotadas e aposentados jogando milho para pombos.
Portanto para retardar o envelhecimento, retardar a falta de memoria, devemos melhorar a nossa auto estima, valorizarmos nosso corpo, estudando, lendo, criando, fazendo atividade física, ativando a maquina, elevando o nivel intelectual, ocupando o tempo adequadamente
Portanto para não ser tratado como um ferro velho, procure atividade, ande de cabeça erguida não resmungue sorria, sorria sempre, enfrente desafios, seja jovem mentalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.