terça-feira, 10 de julho de 2012

Um dia 10 de abril de 1896

Em 10 de abril de 1896 aconteceu em Atenas, Grécia a Maratona Olímpica na distância de 40 km e teve a participação de 17 competidores de 5 paises.
Segundo escreve meu amigo Ayrton Ferrreira, em seu livro Maratona (Ferreira, Ayrton,1936 - Maratona. Salvador Bureau,1984), gentilmente me ofertado.
Na Grecia antiga nas Olimpiadas corrida mais longa tinha a distância de 4.800m, a estoria de Pheidipedes ficou apagada por mais de 600 anos, Pheidipedes morreu de exaustão ao terminar o trajeto que fez para dar a noticia da vitória dos gregos sobre os persas.
Michel Breal, historiador e filosofo com seu amigo o Barão Pierre de Coubertin sugeriram ao Comite Organizador uma corrida de longa distância, os gregos aceitaram a idéia e concordaram em fazer uma Maratona, instituindo um troféu de ouro para o vencedor.
A prova foi realizada com a chegada reunindo mais de cem mil pessoas, a largada ocorreu em Marathon e sua passagem pela Vila de Karavati em direção a Atenas foi festiva, os dirigentes da Vila de Karavati ofereceram ao atleta que primeiro passou pelo lugar uma corbeille, no estádio Olímpico a familia real esperava o vencedor ansiosamente, o publico foi informado que um grego liderava a prova, a reação provavelmente foi como a torcida S.C.Corinthians Paulista que venceu a Libertadores, muito festiva
Os principes Jorge e Constantino correram os últimos metros da Maratona ao lado do grande vencedor
Spiridon Louis, que mesmo esgotado fez uma referência respeitosa aos principes da familia real, sete minutos depois chegou o segundo colocado, outro grego chamado Charilaos Vasilakos
Spiridon obteve o tempo de 3h58:50 e o segundo colocado Vasilakos 3h06:03.
Neste últimos dias que antecedem os Jogos Olimpicos de Londres, presto minha homenagem aos gregos Spiridon e Vasilakos, não esquecendo que a Hungria tambem merece minha homenagem pela presença do seu corredor Gyulia Keliner em 3º lugar com o tempo de 3h06:35.
Boas corridas para todos
Carlos Ventura técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.