O Brasil para competir nos Jogos Olímpicos de Londres, como ja foi em Beijing, mostra uma excelente organização e extrutura do COB e também com o apoio do Governo, mas nem sempre foi assim o esporte brasileiro deu demonstrações de total falta de planejamento e desorganização.
Como exemplo disto lembremos as Olimpiadas de Los Angeles em 1932.
Por falta de recursos o Governo fretou um navio de nome Itaquicê e colocou neste navio 50 mil sacas de café, o objetivo era de que os atletas nos portos onde o navio atracasse, deveriam vender café para pagar a viagem e estadia nos EEUU.
Nossa delegação deveria ser composta de 82 atletas, entretanto embarcaram para Los Angeles 375 pessoas, apadrinhados, politicos, esposas, filhos uma festa.
Para que pudesse passar pelo Canal do Panamá, rota do navio, foi instalado na sua popa 2 canhões, para identifica-lo como vaso de guerra, quando atracou no porto de Balboa uma das paradas, a fiscalização local, não entendeu que o navio fosse um vaso de guerra e sendo assim solicitou o pagamento da taxa para a passagem pelo Canal do Panamá.
Como não havia recursos para este pagamento foi necessário mandar busca-lo no Rio de Janeiro e assim ficou atracado até a chegada dos valores a pagar o que demorou 3 a 4 dias. Nestes dias a equipe de atletismo, para não ficar sem treinar, conseguiu uma competição contra o Panamá, com alguns resultados bons, um deles no salto com vara Lucio de Castro venceu e saltou 4m27 a repercussão nos EEUU foi imediata e muito positiva, o record americ
ano era 4m38 do atleta W.N. Graber cotado para o ouro.
Como o café não foi totalmente vendido a chefia da delegação brasileira, teve que enviar para Los Angeles, pois o navio estava no porto de São Pedro, os atletas de melhor evidência como Silvio de Magalhães Padilha, Lucio de Castro, Carlos Joel Nelli, Ricardo Vaz Guimarães, Maria Lenck e a equipe de polo aquatico e remo.
Na volta devido a revolução constitucionalista, o navio ficou retido no Rio de Janeiro, os paulistas de delegação vieram em um cargueiro até Ilha Bela, e a pé subiram a Serra do Mar, após 8 horas de caminhada dormiram em um casebre abandonado e com muito cansaço chegaram a cidade de Caçapava no Vale do Paraiba, depois de trem com permissão das tropas da revolução constitucionalista que combatiam São Paulo, vieram de caminhão para São Paulo, capital.
Este foi um pequeno retrato do esporte brasileiro da época, por isto podemos dizer nem sempre foi como é hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.