quinta-feira, 19 de julho de 2012
Perspectivas para o fundo masculino em Londres
Dentro do programa de atletismo em Londres as provas finais 5.000 m rasos e os 10.000 m rasos, acontecerão nos dias 11/8 às 15:30 e no dia 3/8 às 17:25 respectivamente.
A briga pelo sonhado "podium" olímpico ficará restrita ao continente africano,neste ano de 2012 mais uma vez, os africanos pontearam as classificações das provas de forma quase absoluta.
A citação de quase absoluta deve-se a intromissão de um africano naturalizado inglês chamado Moahmed Farah que conseguiu destaques entre os melhores atletas do mundo fazendo 12:56:98 nos 5.000m, posicionando-se entre os 12 melhores atletas no ranking da IAAF.
Nos 5.000 m rasos a classificação mostra entre os melhores atletas do mundo, 6 quenianos e 5 etiopes e um atleta de Uganda, também do continente africano.
Na prova dos 10.000 metros rasos fica confirmada a hegemonia africana com 7 atletas do Kenia e 5 atletas da Etiopia.
Desta forma nos resta analisar o grande fundo que logicamente se restringe a
Maratona com seus infindaveis 42 km e 195 metros nesta prova
em surpresas os africanos continuam incontestes com 6 etiopes e 5 quenianos.
A revista VEJA fala com bastante propriedade sobre o atletismo da Africa, cita com precisão a participação dos africanos com excelentes resultados no fundo e grande fundo segundo ela a participação africana deve-se ao fato deles se habituarem a correr longas distãncias, uma questão de habito.
Infelizmente aqui no Brasil, pelo fato das nossas Faculdades de Educação Física não incrementarem o atletismo por falta de locais adequados na maioria delas, o gosto pelo esporte base fica bem longe dos objetivos dos professores, alguns clubes preferem contratar atletas já com resultados previsiveis aos invèz de trabalhar o potencial dos jovens e desta forma fazem um Marketing ficticio.
É interessante sabermos que na Africa, como no Kenia e na Etiopia não existem Universidades como nos EEUU e Europa que incentivam o atletismo.
Nós aqui começamos sempre a falar do atletismo com mais evidência quando surge uma Fabiana Murer,um espetacular Duda, ou mesmo porque faremos a Olimpiada no Rio de Janeiro, depois voltamos como sempre fomos, apagados no atletismo.
boa corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.