domingo, 17 de junho de 2012

O Brasil não é Timbó


Quero hoje ressaltar a minha admiração e parabenizar uma cidade do sul do Brasil, com cerca de 30 mil habitantes, é conhecida como a Pérola do Vale, por sua riqueza, beleza e qualidade de vida.
Timbó é classificada pela ONU como a 10ª melhor cidade do país para se morar. Economicamente ocupa o 14º posto de arrecadação do estado. O índice de analfabetismo é de apenas 1,9%, sendo Timbó, em nível estadual, a 3º cidade em qualidade de ensino.

Esses dados eu busquei num site oficial da cidade. Fui buscar estas informações na tentativa de conhecer a origem dos jovens, meninos e meninas, na faixa de 13 a 15 anos com quem tive o prazer de conviver nos últimos 10 dias.

Jovens disciplinados e focados nas suas responsabilidades, comportamento exemplar, brincando de forma descontraída se sem exageros ou de forma que pudesse causar constrangimentos a outras pessoas ou no próprio grupo.

Tenho uma longa experiência nesta atividade de acompanhar equipes esportivas dentro e fora do país, e este grupo, na maioria formada por jovens de Timbó, me trouxe a confirmação de que a educação, tanto na escola como em casa gera resultados muito positivos. Voltamos com uma equipe campeão dos Jogos da Juventude na Itália.

Precisamos dar a oportunidade para que outras cidades em todo o Brasil sejam outras Timbós para serem campeões olímpicos futuramente

Parabéns aos pais e professores de Timbó, os seu filhos-alunos muito bem os representaram e mostraram o fruto do grande trabalho de educação e formação de cidadãos e quem sabe até atletas.

Um comentário:

  1. Prof Carlos,
    Faço minhas as suas palavras, tivemos a oportunidade de estarmos juntos nesse fim de semana nos Jogos Escolares Catarinense e pude comprovar tudo isso novamente e 3 deles estarão nos Jogos Escolares Brasileiros.
    A amizade ficou e durará para sempre.
    Dani - mãe da Giullia da natação.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.