*Na preparação física do corredor é necessario que seu personal, seu técnico o trate individualmente e não como mais uma pessoa do grupo de corredores.
*Ninguém deve começar a treinar a correr, nem mesmo caminhar sem ter feito um exame médico e uma análise em esforço pelo seu cardiologista.
* A pessoa que é sedentaria, nunca deve iniciar sua atividade com corrida ou mesmo um trote leve, deve sim começar apenas com caminhadas, no inicio um pouco intensas por um tempo médio de 30 minutos.
* Procurar fazer qualquer atividade física mais prolongada ou intensa no cair da tarde, sem dúvida os níveis estressante tendem a diminuir e a segurança física fica preservada.
* Muitos corredores fazem seus treinos denominados longões em terreno plano, isto não é interessante, o ideal é correr, caminhar, trotar em terrenos variados.
* É bastante seguro para qualquer individuo correr em estado de equilibrio " steady state " logicamente com batimentos cardiacos baixos, o que sem dúvida dentro de algum tempo o levara a uma hipertrofia cardiaca, muito aconselhavel para um coração saudavel e uma base de resistência aeróbia ideal.
* O segredo para se correr bem é fazer com que o corpo durante a atividade esteja sempre descontraido, solto, leve, mãos entreabertas, bochechas soltas não crispadas, olhando para frente e não para o chão.
* A elevação dos joelhos deve ser pouco elevada e não baixa, o porcentual de quedas em bosques e lugares arborizados é muito grande pois o corredor não eleva adequadamente os joelhos e os pés tropeçam em raizes, pedras, em qualquer obstáculo mínimo que seja, isto é comum em idosos.
* Nosso corpo precisa se adaptar às atividades que serão solicitadas, antes de exigirmos um pouco mais dele.
* Toda pessoa que vai fazer uma atividade física como a corrida, o trote a caminhada, deve se planejar adequadamente, antes de iniciar a atividade em um piso como grama, asfalto, terra, paralelepipedo, e não iniciar o esforço físico sem um planejamento adequado.
* Nossa velhice começa na faixa dos 28 anos, onde a capacidade vital decresce, é importante sabermos que a elasticidade por falta de alongamentos e exercicios adequados tende a ser menor. Raramente em provas de rua vemos os corredores aquecendo-se corretamente, entram nas corridas com uma preparação errada, não alongam e quando o fazem, fazem de forma não inndicada, atletas de fundo na sua maioria em corridas de rua por falta de uma orientação não tem por hábito, exercicios educativos, como anfersen dribling, haupserlaufen, skipping.
* Para se começar um programa de corrida sugiro sempre começar com caminhadas, passando depois de algumas semanas para um trote levissimo e na mesma sequência ir para a corrida leve, suave, lenta.
* Muitas pessoas dizem que não tem tempo para ir a um local correr, como um parque, uma rua adequada, minha sugestão é que imitando lutadores de boxe o interessado passe a pular corda defronte a um espelho dentro de sua casa, o exercicio sugerido é adequado, ganha-se tempo, e também passa a ser um ecercicio aeróbio importante.
* Corredores de rua em sua maioria não fazem exercicios localizados vejam, esta atividade é muito importante, como abdominais, apoios de braço, enfim exercicios para os menbro superiores e inferiores, alem de tudo estas praticas que solicitam força são adequadas para a prevenção da osteoporose.
* Com estas indicações a serem seguidas em pouco tempo qualquer pessoa pode alinhar-se em um largada de uma prova de rua sem a preocupação não atingir seu objetivo.
" As atividades que sugeri devem ter no mínimo uma duração de 60 dias, com uma prática dia sim dia não.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo e assessor em treinamento.
" Não olhes longe demais " Pindaro 518/438 AC - poeta grego
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.