sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

São Silvestre exige preparação cuidadosa

Todo o atleta bem preparado já deve ter visitado seu médico e sem dúvida ter feito uma bateria de avaliações, nestas avaliações foram imprescindíveis o exame clinico geral, o eletrocardiograma em esforço, o hemograma.
Triglicérides e colesterol em níveis elevados colocam o corredor no grupo de risco de enfarto ou mesmo derrame cerebral.
O corredor não deve fazer exercícios aleatórios, deve ter sempre o "follow - up" de um professor de Educação Física.
Um dos grandes aliados do corredor durante a corrida é o estômago, para a São Silvestre ou qualquer outra prova, a alimentação é essencial.
Pela manhã neste período de treinamentos é sugerido comer mamão com semente, aveia, beber sucos de fruta, comer pão preto, geleias, chocolate.
O almoço e o jantar devem conter alimentos que preferencialmente reponham o ferro perdido, normalmente as corredoras, perdem muito ferro pela batida dos pés no solo, o que muitas vezes forma pontos pretos na sola dos pés, é ferro sendo perdido, alimentar-se com brócolis, feijão, fígado, gema de ovos é sugerido.
Todo o atleta deve acompanhar seus batimentos cardíacos e fazer com que eles estejam sempre no limite de segurança, correndo sempre em steady state, a sugestão é no mínimo 100 bpm e no máximo 140 bpm.
Nesta altura do ano quem treinou já fez a lição de casa, mas não custa rememorar.
Agora é correr longo e lento.
boa São Silvestre para todos

Carlão - técnico de atletismo

Um comentário:

  1. Professor, boa noite, gostaria de adquirir um de seus livros...
    Como faço???

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.