terça-feira, 14 de junho de 2011

Atletismo feminino de São Caetano do Sul

 A primeira prova de pista de meio fundo realizada no Brasil nos 3000 metros rasos foi vencida pela  minha atleta Waldete Constantino da Silva da cidade de São Caetano do Sul no ano de 1974
No Brasil nunca havia acontecido uma prova de longa distancia para mulheres, na época eu era técnico de Saõ Caetano do Sul e representavamos o General Motors Esporte Clube.
A pioneira foi a atleta do GMEC  uma jovem de 18 anos Waldete que cobriu a distancia com o tempo de 12'56" a segunda colocada tambem minha atleta de São Caetano, Neide Ramos Teixeira com 12'59".
Waldete passou para os anais históricos do nosso atletismo como a primeira mulher a correr e vencer uma prova de meio fundo (3000m) em todo o território nacional.
Este fato histórico aconteceu na pista do SESI em Santo André dia 28 de julho de 1974, em setembro deste mesmo ano na pista de carvão do Esporte Clube Pinheiros, Waldete voltou a repetir o feito, considerado uma façanha na época, onde uma mulher correr 400m já era demasiado forte.
Foi uma época de bons resultados para o atletismo de São Caetano do Sul.
Alguns feitos dos atletas da  cidade foram marcantes, como  de uma menina de 14 anos que saltava distancia e acabou surpreendendo o mundo jogando basket, isso mesmo a jovem que competiu pelos " laranjinhas de Vila São José" foi Hortencia Marcari que saltava distancia muito bem fazendo aos 14 anos 5.13m  e tambem  correndo o revesamento 4 x 100 nos Jogos Regionais, Hortencia era estudante do Colegio Alcina Dantas Feijão, foi indicada pela Profa. Norma Pinto de Oliveira "Norminha" alem de excelente Profa. de Educação Física uma das grandes  jogadoras de Basket  do Brasil.
São Caetano do Sul sempre se destacou no esporte amador, e já naquela época a cidade mostrava que o atletismo era uma de suas principais modalidades.
Como técnico de atletismo de São Caetano do Sul na época, muito me orgulho dos resultados conseguidos, foi uma passagem profissional que muito me envaideceu.
Hoje a cidade continua no mesmo ritmo esportivo, com excelente gestão.

2 comentários:

  1. genyr marques teixeira calicchio24/12/11 17:51

    Fiquei muito feliz, em saber que vc deixou aqui registrado o nome da minha irma...
    Sou irmã da Neide e me lembro perfeitamente ,dos dias em que saia para os treinos.
    Um grande abraço para você

    ResponderExcluir
  2. Carlos, fiquei feliz por vc lembrar de mim em sua reportagem. Parabens pelo seu sucesso e continue sendo a pessoa maravilhosa que vc sempre foi. Deus te abençoe. Tua ex atleta que nunca esqueceu dos tempos de atleta. Um beijo e um abraço pra ti. Neide Ramos Teixeira.
    Te mandarei um email. Qualquer contato o meu email é neideramosrego@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.