sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Planejamento

A corrida de longa distancia quando mal planejada pode provocar catabolismo muscular, por exemplo fazendo longões com muita freqüência em terrenos montanhosos  sem intervalos para a adequada recuperação.
Catabolismo é o processo metabólico que implica na quebra de substancias complexas em substancias mais simples ou seja  a quebra de proteínas do sistema muscular para a obtenção de energia, o desgaste energético muscular acaba desgastando o corredor o que chamamos de catabolismo.
Para uma definição comparativa: o catabolismo destrói o anabolismo constrói.
Os principais fatores que  podem provocar o catabolismo muscular no corredor são:
·         Treinos extenuantes,  
·         Falta de repouso ( dormir pouco ),
·         Ingestão de bebidas alcoólicas,
·         Alimentação inadequada.
Os mais nocivos e que podem provocar o catabolismo muscular são a falta de repouso entre os treinos, competições mal planejados e alimentação deficiente.
Observamos muitos corredores de rua  que no luta para conseguir prêmios participam de provas pedestres semanalmente e às veze em um mesmo final de semana competem em duas provas de rua, maratonistas que para se realçarem e também ganhar prêmios e mostrar sua resistência física fazem uma maratona por mês.
Este tipo de atividade do corredor participando de  um número grande de provas, sem contar os treinamentos são altamente negativos.
Alem do problema do desgaste energético que causa  o catabolismo muscular, a corrida mal planejada envelhece o corredor, diminui seu tempo de vida.
É recomendável a todas as pessoas que querem correr competitivamente ou apenas para qualidade de saúde que procurem o assessoramente de um professor de Educação Física realmente ligado ao mundo das corridas e fundamentalmente credenciado pelo CREF.
O aspecto disciplina tática é necessário acatar as determinações técnicas imprescindível, discutir com o personal como o técnico é obrigatório
Apenas para exemplificar e talvez motivar quem gosta de corridas, o José João da Silva, o Zé com cinco podiuns na São Sivestre vencedor da prova por duas vezes, e  recordista brasileiros nos  5000 e  10.000 metros rasos  muitos anos, competia, com um planejamento de poucos provas por ano, seguia rigidamente o que lhe era indicado.
Para os atletas que procuram alta performance a vida deve ser monástica, o corredor passa a ser considerado chato  no meio social, na família, mas é assim mesmo, repouso, alimentação e treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.