quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Atividade aeróbia faz bem

Toda a atividade física feita em condições aeróbias como caminhar, correr lentamente  produz efeitos benéficos a sua qualidade de saúde.
Reduz a pressão diastólica e sistólica, tanto no repouso como no exercício, melhora a coordenação, aumenta o volume sanguíneo, proporciona uma melhor capilarização dos vasos sanguíneos.
Faz com que o coração tenha um melhor volume de ejeção, tanto na corrida, no caminhar, no repouso,  permite uma melhor oxigenação das células.
Otimiza a atividade cardio respiratória, desta forma permitindo ao individuo fugir  de riscos coronarianos.
Reduz o nível de colesterol e de triglicérides, aumenta os níveis de HDL, considerado o bom colesterol, a capacidade respiratória eleva-se e conseqüentemente o nível de VO2.

Para os mais jovens ocorre o crescimento dos ossos, o aumento da densidade óssea, aumenta a espessura das cartilagens nas articulações.
Fazer exercícios em regime aeróbio trás a melhora da capacidade funcional de todo o sistema circulatório. Esta atividade faz com que os estados de ansiedade fiquem equilibrados.
A melhor indicação para melhorar os estado de depressão é a atividade com freqüências cardíacas baixas.
Como preconizou o Dr. Vaan Aaken, todo o trabalho que é feito em "steady state" hipertrofia positivamente nosso músculo involuntário " o coração "
Os melhores corredores de fundo tem como base o trabalho de "endurance" o que promove uma melhora considerável no indicador de performance.
Para pessoas idosas de qualquer idade a atividade em regime aeróbio é a melhor indicação para qualidade de vida.
Para crianças a corrida deve ser longa e lenta, criança não deve fazer velocidade prolongada
A mesma atividade de endurance, dada a um idoso pode ser dada a uma criança.

Um comentário:

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.