quarta-feira, 16 de março de 2011

Resultado de rua e pista

Como treinador de corredores há muitos anos e observando os resultados de nossos fundistas, sinto-me na obrigação de emitir parecer sobre a performance atual de atletas corredores de fundo.
Existe um grande hiato entre dois tipos de preparação do fundista.


Contamos nos dedos os atletas que fazem resultados tanto em pista com na rua.
A impressão que tenho é que nossos treinadores fogem da pistas com seus fundistas e devido a isto as performances acabam sendo discutíveis.
Meus fundistas também corredores de rua treinavam em pista semanalmente, por exemplo José João da Silva, duas vezes campeão da São Silvestre emais cinco podiuns nesta magna prova de rua e recordista em pista durante 17 anos nos 5km e 10 km.

Diamantino Silveira dos Santos, com passagem por três Olimpíadas ( Seul, Atlanta, Barcelona ) nas Mamaratonas e com inúmeros resultados em provas de rua, inclusive vencendo o corredor olímpico italiano Paneta na Meia Maratona de Milão, nunca deixou de treinar em pista.
No caso inverso minha atleta Rosa Maria Aparecida de Souza, especialista em pista nos 800m e 1500m sempre correu rua inclusive sendo uma das primeiras brasileiras a correr a São Silvestre.
Nossos treinadores e corredores devem saber que o treino em pista melhora a condição do atleta na rua e o treino em rua melhora a condição do atleta na pista.
Na verdade uma atividade complementa a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.