segunda-feira, 28 de março de 2011

Lá em Recife...

Jose João da Silva

Mais uma vez fui a Recife convidado pelo amigo José João da Silva, a assistir a 8° edição da Corrida das Pontes, comemorando 474 anos de fundação de uma das mais encantadoras capitais do Brasil, a Veneza brasileira.

Há muitos anos acompanho esta prova sempre tão bem organizada, entretanto o Zé e o Renato, superaram todas as minhas expectativas, caso fosse quesito para estabelecimento de qualidade eles estariam plenamente aprovados na linha ISO
A minha primeira surpresa foi o n° de inscritos cerca de 5000 atletas. Na retirada dos kits no sábado pude observar que a sociedade recifense estava totalmente  integrada e abraçada com a prova, famílias se inscrevendo, crianças, senhoras, idosos, pessoas com necessidades especiais, todas lotando o local de retirada do kits dentro do Carrefour de forma bastante disciplinada. No domingo de sol, e que sol, o Marco Zero foi uma verdadeira festa, o pessoal esperando a hora da largada com muita musica, show e frevo, e sobretudo uma confraternização sadia.
Presentes todos os patrocinadores, todo o staff da prefeitura, comandados pelo exmo sr. prefeito, até senador da Republica veio dar o seu apoio ao Zé João e ao Renato, o Presidente da Federação Pernambucana de atletismo, a sala VIP, lotada de autoridades esperando ansiosamente a hora da largada, pude observar a mídia local empenhada em obter detalhes, a cobertura do Diário de Pernambuco, Radio Jovem Pan, da TV Globo foi excelente e de altíssimo nível.
A JJS eventos dinamizou a corrida, não cobrando taxas das crianças que participariam da prova infantil, a presença de um grande número de participantes foi uma lição dos organizadores que estão ajudando na educação e formação das crianças de Pernambuco. Um grande contingente de crianças e depois  na premiação esperava ansiosamente receber suas medalhas e um par de tênis que os patrocinadores inteligentemente ofereceram. A prova infantil teve cerca de 500 crianças que os organizadores seguindo as normas fisiológicas e de segurança na atividade esportiva fizeram-na na distancia de 2.5 km, foi um espetáculo com os professores, pais, parentes vibrando com a prova infantil.
Na categoria adulta uma multidão postou-se disciplinadamente para a largada e a saída foi dada com muitos fogos musica e alegria dos milhares de inscritos, tudo sendo acompanhado na área VIP através de um telão, a Globo deu um show de transmissão.
Devo e faço questão de ressaltar que pessoas com necessidades  especiais tiveram sua inscrição gratuita também.
A vitória foi do atleta keniano Kipkimei Mutai  e na prova feminina a vencedora foi a keniana Ednah Mukhwana com bastante folga tal qual seu compatriota Mutai.
Tenho a firme certeza que se todos os organizadores de provas pedestres no Brasil seguirem o exemplo dado pelo José João e pelo Renato Elias o número participantes será maior em suas provas e também ajudará a educação, afinal o mercantilismo tem seus limites.
A corrida das Pontes serve de parâmetro para políticos, empresários, turistas, professores, atletas, a mídia, pois é desta forma que deveria se fazer o esporte no Brasil.
Mais uma vez parabéns ao Zé ao Renato e ao pessoal da JJS Eventos, que vem se tornando um espelho em provas de rua.
Parabéns a Pernambuco.

Um comentário:

  1. Prof. Carlos Ventura,

    Parabéns pelo seu relato e congratulações ao grande campeão José João da Silva. É bom saber que Recife-PE nos apresenta boas provas no calendário nacional de corridas.
    Parabéns, Pernambuco!

    Carlos Alberto A. Ribeiro
    Santos-SP

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.