segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Usando o tênis adequado

O tênis é a peça fundamental para o bom desempenho do corredor, para um desenpenho melhor,  o corredor deve sempre usar o calçado adequado, devemos lembrar que somente existiu um Abebe Bikila.
O tênis é responsável para a proteção dos pés, a locomoção adequada, proporcionando segurança e bons resultados.
Tendinites, problemas ligamentares, dores no calcanhar, fadigas, na maioria das vezes são originadas pelo uso de um tênis errado.
Grande parte dos  corredores de fundo,  ao adquirir um par de tênis, preocupa-se com as marcas mais famosas, e aparência do tênis que vai comprar.
A escolha do calçado  é de muita importância sendo responsável pelas performances que acontecerão mais adiante.
A lesões mais comuns são originadas muitas vezes pela forma de pisar, o solado do tênis não adequado, a espessura deste solado, às vezes muito fina, outra vezes muito grossa, o atleta quando chega em uma loja para adquirir um tênis a primeira coisa que faz é verificar a flexibilidade do calçado, quando deveria observar o impacto do tenis no chão, por exemplo subido em uma cadeira e saltando para o chão, desta forma observaria com mais propriedade as características  de impacto do tênis no solo.
A pressão plantar como um dos itens a ser observado é muito importante, muitas vezes um tênis muito bonito, vistoso, não é aconselhável.
Sugiro que corredores de fundo tenham sempre dois pares de tênis, um para corridas rápidas outro para distâncias maiores, o tênis de competição deve ser usado muitas vezes no dia a dia, para amoldar-se  melhor aos pés.
A higiene dos pés deve estar associada a higiene dos tênis, manter os ´[es secos é necessário da mesma foram que manter os tênis em lugar arejado.
Um tênis de boa categoria deve durar cerca de 500 a 600 km rodados.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

domingo, 29 de setembro de 2013

Orientações para os corredores de rua

O Brasil é um dos países que possuem um grande número de corredores de rua, grande parte deles sem orientação técnica, muitos correm por correr, em nossas ruas, parques bosques trilhas.
Tomo a liberdade neste blog de sugerir algumas orientações para os corredores de rua.
È fundamental que o primeiro passo seja um exame com um médico da área do esporte, alias os melhores médicos do mundo no esporte são brasileiros e conhecidos internacionalmente.
Orientações:
check - up médico em esforço
o treinamento do corredor de fundo deve ser diário
caso o corredor possa treinar duas vez por dia é positivíssimo.
Um corredor de fundo deve fazer pelo menos 12 a 15 km diariamente
Preferencialmente fazer percursos em terreno acidentado, montanhoso, correr diariamente no terreno plano não é produtivo.
Sendo possível correr em estradas de terra
De vez em quando correr em piso de asfalto, pois o asfalto permite um atrito proporcionando um corrida mais econômica.
Acostumar-se a correr em descidas
Todo treino de velocidade deve ser feito antes do treino longo
Após um competição desgastante, fazer um trote leve  no dia seguinte
Ajuda muito uma competição de 5 a 6 km nos 15 dias que precedem um prova mais longa
O repouso é mais importante que o treino, dormir faz parte deste treino, é fundamental
Nos treinos em estrada corra na contra mão de direção
Não se preocupe com sua idade, o bom condicionamento pode ser conseguido em qualquer faixa etária.
Para os atletas experientes sugiro dois treino diários
Para os iniciantes apenas um treino por dia
Considere: longa distância 20 a 30 km
                   média distância 12 a 16 km por dia
                   curta distância  8 a 10 km
                   recuperação  no percurso 4 a 6 km de trote leve
                   algumas características do corredor de fundo :
personalidade, objetividade, dedicação, determinação, calma, tranquilidade, equilíbrio, franqueza, honestidade, segurança, disciplina.
Fatores que prejudicam o desempenho do corredor:
repouso inadequado, pausas muito pequenas, alterações constantes no programa de treinos, falta de higiene, excesso de otimismo, excesso de pessimismo, treinar como se cada treino fosse uma competição, não seguir horários programados, alimentação mal feita, mal escolhida.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo



sábado, 28 de setembro de 2013

O nosso sono

O sono é considerado um estado funcional cíclico e irreversível, tendo algumas manifestações comportamentais características como por exemplo a imobilidade relativa e um aumento do limiar de resposta aos estímulos externos.
O sono pode nos causar dois efeitos fisiológicos, primeiramente sobre o sistema nervoso central (SNC) e depois sobre outros sistemas corporais, ele pode também restaurar o equilíbrio natural entre os sistemas neuronais.
É na exposição ao Sol que ocorre a maior secreção do hormônio do crescimento nos homens sendo 50 a 70% durante o inicio do sono.
O sono dos seres humanos segue um ritmo circadiano no ciclo sono -vigília alerta com um período alternado de aproximadamente 16 horas de vigília durante o dia.
Normalmente o individuo adolescente tem um sono que pode ser considerado bom.
Com o decorrer dos anos, por volta dos 35 anos nosso sono passa a ser frágil, nesta situação devemos procurar dormir em lugares tranquilos, menos iluminados, evitar o calor, o frio, correntes de ar, é aconselhável ter uma boa digestão e evitar a ingestão de álcool.
bom sono para todos
Carlão - técnico de atletismo.



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pista de Cooper do Ibirapuera

Trabalhei como técnico de atletismo durante cerca de 30 anos na Secretaria  Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo.
Caio Pompeo de Toledo, na minha opinião  o melhor Secretario de Esportes que São Paulo já teve,
 me convidou para ser um dos técnicos de atletismo do Centro Olímpico na década de 70, junto com o Pedrão o De José, e o Prof. Nelson.
Foram três décadas dedicadas ao atletismo, dedicação que nos proporcionou resultados expressivos
O Centro Olímpico teve a gestão do Cel Mauricio um excelente dirigente  que deu notoriedade ao esporte em São Paulo e em todo o Brasil, um disciplinador que hoje falta ao esporte.
Pelo Centro Olímpico na Campanha " Adote um Atleta " passaram incríveis ídolos do esporte, no Basket, no Volley, no Boxe, na Ginastica, no Atletismo, na Natação, apenas para exemplificar tivemos cerca de 90% dos atletas convocados em 1975 para o Sul Americano de Atletismo Juvenil em Maracaibo na Venezuela.
No que tange as minhas lembranças, não posso esquecer o dia em que o Secretário de Esportes,(substituto) o amigo Prof. Waldir Pagan me chamou na Secretaria  e disse: Carlão aqui tem uma tesoura de jardineiro e uma trena de 25m, quero que você e o Mauro Lopes de Almeida ( ex-psicólogo do Centro Olímpico ), vão ao Parque do Ibirapuera, escolham um local e façam uma Pista de Cooper.
Passamos cerca de uma semana fazendo a atual Pista de Cooper do Ibirapuera, foi um trabalho bastante pesado, ali onde fizemos a pista, até hoje bastante divulgada, era um cemitério de cachorros, e a medida que cortávamos o mato e abríamos a picada de 1m50 de largura e colocávamos troncos delimitando a pista, encontrávamos inúmeros túmulos, alguns até bem cuidados.
Na época eu andava muito impressionado com a prova da milha, onde australianos e ingleses batiam incríveis recordes, pois bem com esta impressão toda sugeri e fizemos a pista de Cooper do Ibirapuera com a distancia de uma milha (1609m ) posteriormente mudamos para 1500 metros, coisas de fanáticos por atletismo, tudo isto valeu, se bem que em nosso culto Pais, histórias nunca são lembradas, mas com muito orgulho me envaideço dos amigos da época e de nossa atividade pedagógica em pról do esporte boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

anemia fisiológica no fundista

É muito comum corredores de longas distâncias, maratonistas, corredores de rua apresentarem problemas de anemia, isto acontece devido a dinâmica circulatória que destrói os glóbulos vermelhos, no nível de micro circulação pois os capilares das plantas dos pés sofrem traumas com o impacto das passadas do corredor, afetando os vasos desta região.
Sendo destruídos. os glóbulos vermelhos liberam hemoglobina que fica no seu interior que é então eliminada pela urina levando consigo o ferro que participa de inúmeras  atividades metabólicas.
A baixa de níveis séricos no sangue leva a uma anemia ferropriva, com a diminuição das hemáceas, que tem a função de carregar oxigênio dos pulmões.
Desta forma ocorre uma diminuição na performance do corredor e o seu rendimento fica bastante comprometido.
Nesta situação aparecem outros sintomas como irritabilidade, cansaço, tonturas. Pesquisas mostraram que atletas que não tem sintomas de anemia tem condições de melhoras nos resultados
Entretanto atletas com sintomas de anemia devem ter uma suplementação de ferro em sua dieta, logicamente com indicação médica e dietética.
É sugerido para todos os atletas de fundo uma alimentação adequada rica em ferro como por exemplo, fígado, coração, carnes magras, gemas de ovos, lentilha, feijão, soja..
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.

domingo, 22 de setembro de 2013

alguns educativos de corrida

Grande número de corredores de rua, ao iniciar a atividade de treinamento, mal se aquecem e iniciam a correr isto é prejudicial o ideal é fazer educativos de corrida antes dos treinos.
Os educativos de corrida são importantíssimos para o desenvolvimento do corredor e sua melhora na coordenação.
Para aqueles corredores sem orientação técnica sugiro alguns educativos de corrida:
skipping alto : elevação alternada dos joelhos, até a altura do abdômen, correndo no lugar.
skipping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris correndo no lugar
anfersen: correr no lugar tocando os calcanhares no glúteo ( bunda )
haupeserlaufen: corrida alternando saltos com a elevação dos joelhos até a altura do abdômen
dribiling: correr no lugar elevando de forma mínima os joelhos de forma rapidíssimal
pular corda: lentamente ou com velocidade no lugar
correr defronte a um espelho: similar aos exercícios feitos pelos lutadores de boxe, procurando corrigir posições de braço.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.

sábado, 21 de setembro de 2013

Overtraining ( OVT )

Overtraining é uma síndrome com uma combinação de sinais e sintomas que provocam uma fadiga mental na ausência momentânea da fadiga física, alternando negativamente o desempenho do individuo.
Em estado de overtraining o individuo pode apresentar uma demora na recuperação dos batimentos cardíacos em  repouso.
Muitas vezes atletas aparentemente saudáveis apresentam uma queda nos resultados de treinamento e competição devido a  síndrome de OVT.
Quando o atleta entra em estado de exaustão continuamente chamamos este estado de "burnout " .
É importante o técnico, o professor saber as características de um provável estado de overtraining que provavelmente está se iniciando.
Os sinais de alerta podem ser: alteração negativa no desempenho, não acontecida usualmente em situações similares, diminuição no apetite, sono desregulado, humor variável, nervosismo, depressão, instabilidade nas emoções, auto estima baixa, falta de concentração nos treinos e competições, aparecimento de infecções, lesões continuas, fadiga intensa e também, recuperação mais lenta que usualmente.
Quando o treinador observar alguns destes estados deve prioritariamente observar a periodização programada do treinamento e suas cargas.
A periodização significa o uso de cargas e intensidades planejadas nos estímulos programados . Dentro de um treinamento o mais importante são  as pausas de  recuperação do atleta.
Para se reiniciar uma atividade pós pausa, o professor, o técnico deve sempre fazer o controle dos batimentos cardíacos, observar as reações do atleta, a face, mãos trêmulas, receios aparentes, introspecção, medo. alterações de comportamento alegre demais, muito triste.
Às vezes o técnico o professor, comporta-se de forma excessivamente autoritária, com receio de perder o controle do treinamento, isto já aconteceu comigo no inicio de minha carreira, um erro que deve ser reparado rapidamente.
Uma boa periodização significa alterar de forma positiva a sequência dos treinamentos tendo como resposta o desempenho futuro do atleta..
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Correr

Correr é uma atividade natural, na infância e até mesmo na juventude velhice, a pessoa corre com bastante naturalidade, muitas vezes com vícios de postura o que é comum, vícios estes que a medida que o individuo  passa a correr com mais frequência podem ser rapidamente corrigidos.
O ideal para que um menino ou uma menina, um jovem ou um idoso possa correr com condições de coordenação e postura são os exercícios educativos de corrida, que com pouca ou nenhuma  frequência observamos nas aulas de educação física e treinamento dado por " personais" o que é muito prejudicial.
Os educativos de corrida devem ser feitos sempre para que o aluno ou o atleta possa ter um melhor rendimento na atividade.
O ideal na formação da criança e do adolescente tanto meninos como meninas é a inserção de educativos nas aulas de educação física ou treinamentos, em qualquer modalidade esportiva.
No atletismo, naturalmente todos os praticantes de qualquer idade ou condição de " performance " fazem exercícios educativos, mesmo sendo atletas olímpicos ou atletas iniciantes.
Devemos na atividade esportiva de uma criança ou jovem iniciante procurar a simplicidade, quanto mas a simplicidade estiver presente, melhor será o resultado.
Sugiro a todos as pessoas com vontade de iniciar uma atividade física objetivando correr, que inicie apenas com caminhadas leves e depois de algum tempo caminhadas mais ritmadas  para depois então iniciar um trote mais forte." ande, caminhe para depois correr "
O físico de uma pessoas sedentária não esta preparado para iniciar um programa de corrida sem que antes sejam feitas caminhadas frequentes e ritmadas.
Por isso andar é o caminho mais curto e correto para se iniciar um programa de corrida.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.





segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estado de depressão

A literatura tem documentado que existe uma relação positiva entre o exercício físico e a depressão.
Estados depressivos de leves a moderados podem ser diminuídos com atividades físicas de baixo impacto.
Exercícios físicos quando associados a estados depressivos provocam uma sensível melhora no praticante.
A boa recomendação para uma melhora nos estados de depressão é a atividade aeróbia.
Coylei & Santiago realizaram um estudo que objetivava mostrar que os exercícios físicos melhoravam o estado psicológico das pessoas deficientes e também os estados de depressão.
Por vários motivos é sugerido que a corrida em estado de equilíbrio ( steady state ) leva a pessoa a  um estado positivo principalmente emocional.
A atividade em " steady state " conduz a pessoa a um estado psicológico muito bom
Portanto caminhar, trotar, correr bem lento é bastante indicado para uma melhora geral do individuo tanto física como psicologicamente.
Os resultados podem ser bastante melhorados se os exercícios forem feitos em grupo
Fuja da depressão caminhando, correndo.
boas caminhadas e corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.


domingo, 15 de setembro de 2013

Alteração de desempenho do atleta

Muitas vezes o corredor apresenta uma atuação ruim no seu desempenho, alguns fatores podem ser observados como a nutrição inadequada, fatores ambientais.  Atletas muito motivados  no treinamento ou atletas  pouco experientes estão propensos a um desempenho negativo,  a ansiedade é um dos fatores que podem levar a um resultado ruim para a boa performance, muitas vezes o atleta excessivamente motivado fica em um grau de ansiedade tão grande que pode leva-lo a um desempenho ruim, a ansiedade excessiva leva a frustração.
Uma característica de OVT ( over training ) às vezes é  manifesta, na falta de um treinador, de um técnico em sua orientação e pode levar a síndrome de OVT, portanto o treinamento deve ser planejado com uma assessoria técnica condizente  o treino programado de forma empírica  leva o corredor a esta síndrome.
Alguns outros fatores podem indicar uma situação de OVT, como ambientes tristes onde o atleta vive, ambientes muito barulhentos, lugares com excesso de iluminação, complicações familiares, o lado emocional interfere diretamente na performance do individuo.
Muitas vezes não seguir o planejamento do treinamento pode ser um complicador e levar atleta a resultados ruins, exemplifico sempre o caso de um meu atleta, hoje  veterano que achava quanto a maior distância corrida melhor seriam suas marcas.
Correr 10, 15, 20 km por dia ou seguir uma programação com pausas e repouso para ele era um dilema, seu objetivo era a maior distância possível  e diária, chegando a  extrapolar toda a programação feita.
É  muito importante o corredor de fundo saber que às vezes o repouso é mais importante que o seu desempenho na corrida, o repouso é parte vital do treinamento.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo





sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alongamento

O alongamento ( stretching) é fundamental para a segurança de quem faz exercícios físicos especialmente a corrida.
Muitos atletas, fazem alongamentos simplesmente por terem ouvido ou visto esta atividade. É comum muitos corredores fazerem alongamentos de forma não adequada, exercitando-se  em alongar de forma excessiva ou fazendo rapidamente, com ansiedade de iniciar suas corridas.
O alongamento foi muito divulgado por Bob Anderson em seu livro chamado " stretching " com ilustrações  de Jean Anderson,
Entretanto fazer alongamentos requer cuidados, pois podem provocar problemas musculares.
Muitos corredores de fundo ou corredores de rua evitam fazer alongamentos isto é prejudicial para as suas performances.
Sempre oriento meus atletas para observarem o tempo total que usam no alongar, sugiro que o tempo total de alongamento a ser feito antes do treinamento seja de 10 a 12 minutos e logo após o treinamento o tempo de alongamento total seja feito em 5 a 6 minutos, cada exercício de alongamento deve ser de no máximo 1 minuto a 1 minuto e 30 segundos
Este tipo de atividade tão importante beneficia fundamentalmente o Tendão de Calcâneo chamado de Tendão de Aquiles, os quadris, as panturrilhas ou gêmeos (batata da perna) e  também todo o nosso corpo.
Acrescentando, o alongamento ajuda na recuperação de problemas musculares, na condição psíquica, melhorando de forma intensa as condições de auto estima e confiança.
Todas as possibilidades em maximizar nossa flexibilidade devem ser atingidas para que a atividade física possa ser mais positivada.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Queimando calorias

Mesmo em estado de repouso o corpo humano não deixa de queimar calorias, a perda de calor corporal e a sudorese são resultados de processos físicos de condução e  evaporação de água; estes processos estão ligados ao mecanismo fisiológico que determina a quantidade de calor que a pele recebe e o suor disponível que vai cobri-la e sua consequente evaporação.
A transpiração é a quantidade de água necessária para umedecer a superfície epidérmica e de pronto provocar um efeito refrescante durante ou após a atividade física como a corrida de alguma duração ou exercícios na academia.
Um individuo caminhando ou correndo e que pese por exemplo uns 70 quilos, dependendo do ritmo que ele emprega na caminhada ou na corrida pode consumir entre 210 a 820 calorias por hora ou então cerca de 60 a 100 calorias por quilometro feito.
Qualquer atividade que consuma acima de 700 calorias por hora deve ser evitada por pessoas que não tenham uma condição física adequada.
Quando ocorre um consumo calórico abaixo de 700 calorias\hora, algo que acontece durante um corrida longa " longão" é fundamental que o "personal" o treinador, o técnico, fique atento a reposição hídrica constante, tendo o cuidado  em evitar a hiponatremia.
Exemplificando: dois atletas da mesma  idade, com a mesma condição física, poderão apresentar consumos calóricos diferentes, pois as condições metabólicas não são iguais.
Quando treinamos um grupo de pessoas devemos em primeiro lugar respeitar o universo de cada um, quando tratamos os atletas individualmente mesmo em um grupo grande, ocorre uma melhora na auto estima e também na performance destes atletas.
Não existe um individuo, um atleta igual a outro e devido a esta diversidade, podemos afirmar que a diferença conduz aos melhores resultados, sempre.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Não perder o condicionamento

Qualquer atleta perde grande parte do seu condicionamento físico em apenas um ou dois dias sem treinar.
A sistematização através dos treinos diários faz com que o individuo amolde-se a uma condição física e principalmente psicológica que o lapso de um dia sem treinar poderá abala-lo.
Na verdade a maioria dos praticantes de corridas longas poderá dar espaços maiores entre um treino e outro que isto não interferirá no seu condicionamento desde de que programados.
Uma pessoa para adquirir a melhor forma de condicionamento deve ser igual a um músico, exemplificando: um pianista que deixa de ensaiar um dia, não perde sua capacidade, entretanto o atingimento de uma boa " performance " passa a ser discutível.
Nenhum atleta adquire a forma física e mental sem treinar com dedicação " espartana " e uma disciplina diária e constante.
Um grande apoio que o corredor de fundo recebe é a impulsão através de suas endorfinas, que fazem também que o seu lado psicológico o ajude  na resistência e enfrentamento de uma competição
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

domingo, 8 de setembro de 2013

Troféu Independencia do Brasil

Ontem aconteceu mais um Troféu Independência do Brasil, foi o XII, uma prova de rua  muito bem realizada pelo José João da Silva ( Zé João ) e pelo Renato Elias.
Como sempre um grande número de inscritos, o tempo ajudou com um Sol agradável, tive o prazer mais uma vez de participar desta bonita corrida onde os mais diversos tipos de atletas compartilharam das rua do Bairro do Ipiranga, berço da Independência do Brasil, , adultos, jovens, idosos, especiais, todos em uma atividade de saúde e confraternização.
O Zé  mantém a filosofia de atender a todos os inscritos em suas provas não deixando que nada falte aos corredores. As provas por ele organizadas, como  a de ontem  são o exemplo desta procura pela qualidade em um  evento esportivo, todos os inscritos receberam um " kit " já com uma bela medalha de participação.
Foi uma festa impar, desde a largada muito bem planejada em um percurso  já conhecido, pois é muito importante que todos os organizadores de eventos esportivos como uma prova de rua,  mantenham a tradição, isto aconteceu ontem, para todos os corredores a manutenção deste percurso foi fundamental
A organização da prova, procurou e deu todo o atendimento aos inscritos e também para os convidados, me chamou muito a atenção a educação dos fiscais, sempre gentis com todos
Tive durante todo o trajeto do percurso a companhia da minha amiga Jessica e da " tia " Celia" nosso ritmo nada ficou a dever aos nossos conhecidos "quelônios", mas foi extremamente agradável.
Parabéns aos  milhares de participantes, parabéns ao Zé ao amigo Parreiras, parabéns ao Renato El,ias
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

horário adequado para atividade física

Esta semana muitas pessoas até alguns corredores me perguntaram qual o horário que eu recomendava para correr,
Já escrevi isto aqui no meu blog, mas como o assunto é interessante vou comenta-lo com muito prazer.
É recomendável para exercícios físicos aeróbios de alguma duração, que eles sejam feitos no período da tarde, no entardecer, isto não quer dizer que atletas de bom desempenho não treinem pela manhã.
Às vezes alguns compromissos nos levam a fazer os exercícios fora de algum horário mais recomendável.
Para pessoas sedentárias, não é indicado correr pela manhã devido aos seguintes motivos:
Nosso organismo a noite, durante o sono fica em um estado de letargia e em um estado de inconsciência.
Nossa pressão sanguinêa é mais baixa, nossos batimentos em repouso são menores, justamente dando ao nosso corpo um período de recuperação das energias gasta durante o dia ou dias anteriores.
Ao despertar vamos lentamente \adquirindo as condições normais de funcionamento, e ficamos no ritmo próprio de cada um, bem humorados, não tão bem humorados por exemplo.
No inicio do dia todas as preocupações do dia anterior voltam a consciência de uma forma a provocar um grau elevado de alterações no sistema cardiovascular.
Entre o despertar e iniciarmos uma atividade aeróbia ou anaeróbia,  não fazemos uma ingestão alimentar adequada, muitas vezes ficando em jejum ( um grave erro ).
Existem informações de que grande parte de problemas cardíacos acontecem na manhã de segunda feira.
O individuo no fim de semana participou de atividades com amigos, com a família, de reuniões com festas,  churrascos, aperitivos, exagerou um pouco comendo e bebendo.
Muitas vezes isto acontece devido a ansiedade em esquecer os problemas de sexta feira, no trabalho, na escola enfim.....
Devido a alguns destes fatores sugiro que a atividade seja feita a tarde, quando o organismo já assimilou alguns desequilíbrios, e esta voltando a sua normalidade.
É uma forma de eliminar fatores estressantes,
boas corridas para todos
Carlão-técnico de atletismo


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Exercicios educativos para a corrida

Os exercícios educativos são fundamentais para o bom rendimento e manutenção da condição física do corredor.
Poucos corredores de fundo fazem exercícios educativos, que denominamos como " escolinha de corrida", normalmente todo corredor de longas distâncias se apresenta para fazer seu treino diário, faz alguns alongamentos rapidamente, quando faz, e não parte para os educativos de corrida, raras vezes observamos o procedimento correto.
Educativos de corrida devem ser feitos em qualquer faixa etária e por corredores de qualquer nível técnico.
A principal característica  de um bom corredor é a descontração que acaba por leva-lo a um bom
desempenho.
Os principais exercícios educativos para o corredor de fundo são:
Skipping alto
Skipping baixo
Anfersen
Haupserlaufen
dribling
Alguns exercícios educativos embora não considerados como tal  são muito importantes, e já tive a oportunidade de coloca-los em prática
Exemplo : o corredor pode correr defronte a um espelho como fazem os boxeurs
                  jogar capoeira, a capoeira é muito importante pois pelo desequilíbrio corporal provoca uma grande melhora na coordenação do corredor
                  pular corda, melhora a condição do corredor
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Um porto alegre é melhor que um porto seguro para nossa viagem no escuro"
* Caetano Veloso em " Menino Deus"

domingo, 1 de setembro de 2013

Hoje é o nosso dia

Sim hoje é nosso dia, dia do Professor de Educação Física, é um dia que me remete a FEFISA onde com muito orgulho me formei.
Cumprimento todos os Professores de Educação Física, cumprimento meus antigos colegas de classe,
lá se vão muitos anos,  alguns não seguiram a carreira, mas grande parte está aí na luta profissional, uns dando aulas outros dando treinamentos, aulas, sendo personais, enfim a dedicação total.
Parabéns a todos os colegas de profissão, é uma honra muito grande ter abraçado esta profissão
Parabéns para nós
Carlão - Professor e  técnico de atletismo