sábado, 31 de agosto de 2013

ritmo/carga/volume

É muito importante o corredor de fundo durante o treinamento ficar sempre próximo do ritmo programado para a atividade, a ansiedade necessaria para todos nós quando não é equilibrada pode se tornar uma inimiga do corredor.
Sempre que o corredor de fundo corre um pouco abaixo do ritmo solicitado em sua planilha de treinamento, deve saber que correr mais lento do que foi programado não lhe dará a possibilidade de estimulos para uma adaptação ideal, também é importante saber que não correr no ritmo programado, colocará em risco suas chances de sucesso para uma ótima " performance ", querer correr mais forte do que o técnico planejou não é inteligente.
A razão do fundista treinar em distâncias variadas e ritmos diferentes, é que o corpo se adapta as provaveis solicitações de aumento de carga, e volume.
Tipos diferentes de carga e volume provocam as mais diversas condições fisiológicas e são responsáveis pelo melhor ou pior desempenho do corredor.
No treinamento do fundista, sempre insisto que os intervalos, as pausas para recuperação são as melhores ferramentas da evolução técnica e não apenas correr mais rápido. Conheci dezenas de leões nos treinamentos e não conseguiram as " performances " sonhada;
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Orientações para os fundistas

Para a pessoa que corre longas distâncias sendo atleta competitivo ou não é sugerido uma alimentação diferenciada e repousos prolongados.
Biologicamente não é aconselhável a repetição de treinos iguais todos os dias, nosso sistema hormonal, psicológico, nervoso e muscular, acaba por se adaptar ao treino de tal forma que ao invés de melhorar, evoluir, acaba por se acomodar e não há progresso.
Correr longas distâncias ou caminhar com os batimentos cardíacos baixos provoca uma melhor tonicidade do músculo cardíaco ( coração ) que podemos indicar como "endurance" e que leva a uma melhora na atividade pulmonar.
Não é indicado que o corredor de fundo faça treinos iguais dos campeões ou de atletas famosos a cópia, a imitação não leva a nada.
É importante para uma boa evolução treinar todos os dias, respeitando uma periodização equilibrada.
Não existem atletas com bons resultados correndo em terrenos planos, o recomendável é correr em terrenos montanhosos, acidentados, com variações.
A melhora dos resultados de um corredor, acontece quando no planejamento de treinamento existe uma boa variação de intensidade e volume.
Nossos fundistas, muitos sem técnico, correm sem se prevenir contra lesões, principalmente no tendão de calcâneo, que popularmente é chamado de tendão de Aquiles.
Os cuidados devem priorizar  panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa.
Na dieta do corredor uma atenção especial deve ser dada a ingestão de frutas, pão, arroz, massas sem molho, que dão ao atleta a condição de energia necessária para um bom desempenho.
Por fim um capitulo à parte deve ser dado a hidratação antes, durante e após a corrida, pois existem acontecimentos muito ruins com atletas que não se hidrataram adequadamente, inclusive com óbitos.
boas corridas para todos
Carlão-técnico de atletismo.
Todo corredor de fundo deve concentrar-se em uma das suas principais obrigações: " correr todos os dias equilibradamente"
.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Orientações para o corredor de fundo

O corredor fundista deve estar à par sobre alguns quesitos necessários dentro do seu planejamento de treinamento como:
alterações de ritmo, variação constante de quilometragem, corridas progressivas, manutenção do ritmo, acreditar na sua própria capacidade.
As principais características de um corredor de fundo são:
forte personalidade, objetividade, dedicação, determinação, calma, tranquilidade, equilíbrio, franqueza, segurança, honestidade, disciplina.
Existem alguns fatores que podem prejudicar o rendimento do fundista como :
repouso inadequado, pausas erradas, excesso ou escassez de treinamento, alimentação, falta de higiene, ambiente intranquilo sendo excessivamente alegre ou excessivamente triste, muito  pessimismo, treinos transformados em disputas como uma competição, mentir para o treinador sobre os tempos conseguidos no percurso ou na pista, vida irregular.
No meu conceito o mais importante no aspecto comportamental do corredor é a disciplina de vida, seguindo monasticamente os treinos planejados, corredor de fundo não tem fim de semana tampouco feriados ou passeios, a vida do fundista é diferente, sua dedicação deve ser " full time"
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Voce sabe correr ?


Na corrida o estilo é algo estritamente pessoal por isso devemos respeitar o estilo de cada um.
Claro que existe uma forma ideal para o bom desempenho do corredor.
O objetivo de cada atleta é atingir a melhor harmonia possivel na sua mecanica de corrida e desta forma chegando ao equilibrio perfeito para o seu desempenho.
Uma criança quando corre, ainda não foi moldada dentro dos padrões de corrida de um adulto e a medida que vai crescendo começa a adquirir tipos de postura e vicios como descordenação, contrações musculares, receios, o individuo começa a ter muitas vezes padrões de conduta de acordo com o meio ambiênte qyue vive.
Seguramente o treinamento bem orientado por um treinador proporcionará um ótimo rendimento no desempenho da corrida.
Cabe ao professor realizar dentro dos hábitos da criança, orientar com  educativos de corrida mantendo os  movimentos naturais de cada um, proporcionando assim um melhor desempenho.
Podemos observar em muitos campeões, braços descontraidos, bochechas soltas, isto leva ao melhor resultado.
Até para atletas de altissimo nível, é fundamental educativos de corrida, correções de postura, ao andar, ao correr, ao sentar, enfim ao se posicionar, tudo é educativo, estamos treinando permanentemente..
boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sintomas de cansaço do atleta

Todo corredor  em determinados momentos fora do treinamento pode apresentar sintomas de cansaço, o treinador deve ficar atento para estes sintomas, pois normalmente o atleta no afâ da busca pela  performance não diz ao técnico que está exaurido.
O treinador, o técnico deve observar os sintomas aparentes de cansaço que podem ser :
Coloração da pele, sudoração, movimentos, concentração, prontidão às determinações, afetividade.
Os sintomas mais aparentes podem surgir repentinamente como insônia, falta de apetite, perda de pêso, problemas intestinais, problemas estomacais, leve sudoração continua, frequentes lesões e contusões, diminuição da capacidasde vital, recuperação dos batimentos cardiacos mais lenta,  após uma atividade anaeróbia. A sudoração quando ocorre mais intensamente e abaixo da linha da cintura é preocupante e indica muito cansaço a sudoração durante o sono deve ser analisada.
Todo o treinamento, quando é diário deve ter uma pausa de pelo menos 12 a 14 horas para que haja uma boa recuperação.
Movimentos do atleta durante o exercicio indicando descordenação devem ser observados pelo treinador quando o atleta demonstra escesso de alegria ou profunda aparência de tristeza, deve ser também muito  observado.
Desatenção nas explicações do treinador, capacidade de aceitação reduzida no trabalho de prontidão técnica ou tática, indica forte cansaço.
Fraqueza muscular, dificuldade respiratória, falta de força crescente, a diminuição da capacidade de rendimento indicam forte cansaço.
Alegria antecipada  pelo treinamento indica pouco cansaço, aparecimento de dúvidas sobre o treinamento indica cansaço.
Depressão e permanente dúvida sobre o treinamento também indicam a necessidade de mudanças pelo treinador.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reunião de amigos no Pinheiros

Ontem na Sede Social do Esporte Clube Pinheiros aconteceu uma reunião seguida de um cock-tail para ex atletas, dirigentes do Clube que não se viam desde muito tempo.
Tive o prazer de contatar inúmeros, amigos, ex  atletas, foi uma verdadeira " hora da saudade", Dos antigos  técnicos do clube apenas o Prof. Nelson Barros e eu estavámos presentes, o Pedrão não compareceu por atividades particulares, o Amadio, tambem não disse presente por atividades profissionais no momento.
Pude reecontrar ex atletas, Queiroz, Viviane, Didi, Timenensky, Zogaib, Rabaça, Verinha, nosso diretor o amigo Kassab e mais uma pleiade de estrelas que sempre brilharam nas pistas de atletismo do Brasil, representando o Esporte Clube Pinheiros.
O Didi, fez a abertura do cocktail, enumerando as vitórias, e um passado agradabilissimo que todos nós tivemos desde a pista de carvão do Clube, ele foi muito feliz em suas palavras.
Quero pelo meu blog cumprimentar a todos e desejar que brevemente possamos novamente nos reunir.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Perdendo o peso, adequadamente


Para você diminuir o seu pêso de forma agradável a melhor recomendação é correr ou caminhar distâncias longas e lentas pelo menos a cada dois dias preferencialmente no pôr do Sol, esta é a melhor maneira de diminuir seu tecido adiposo e consequentemente melhorar as funções do seu principal músculo, o coração.
Você deve se programar para uma desta duas atividades, o tempo de corrida ou de caminhada pode ser aumentado, entretanto gradualmente.
Para uma adequada queima de calorias ( 1000 a 1400 calorias ) por semana programe-se semanalmente e evite a mudança rápida de quilometragem.
Sua atividade de corrida ou de caminhada deve ser inicialmente em terreno plano e nos dias sequentes alternando terreno plano com terreno variado ou montanhoso.
Sê voce tiver uma "bike" procure usa-la sempre, é uma preciosa ajuda aeróbia, a queima de gorduras se processará naturalmente com voce correndo ou andando longo e lento.
Nunca saia para correr ou caminhar de estômago vazio, hidrate-se também.
Em dias quentes não use agasalhos e também não imite lutadores de boxe que para perder peso recorrem a blusas de nylon para forçar a transpiração isto não é saudável.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

O Brasil ontem no Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou

O Campeonato Mundial de Atletismo, terminou ontem na capital soviética, foi um show muito bem transmitido para todo o Mundo.
Logo pela manhã a transmissão da Maratona foi muito elucidativa  nos fornecendo  detalhes que fizeram com que uma prova tão longa se tornasse bastante interessante.
Na pista a tarde, o Brasil teve uma decepção com a passagem de bastão o testemunho como dizem nossos patricios de além mar. Estas coisas acontecem no esporte, para aqueles que não viram vamos aos pequenos detalhes, na última passagem da terceira para a quarta atleta do Brasil,  o bastão caiu. A regra explica  que se bastão cair não desclasssifica a equipe desde quem o derrubou o pegue sem prejudicar os adversários, mesmo entrando na raia alheia, não havia solução e fomos desclassificados.
Isto acontece em  competições. mas.... na transmissão fizeram um "cavalo de batalha" procurando de alguma forma indicar uma culpada, alguns criticos que não tinham o que falar comentarm a declaração de uma das nossas velocistas que disse que não conseguiu dormir bem e que se alimentou mal, no calor de uma batalha às vezes algumas declarações fazem eco, não devemos crucificar nossos atletas e sim parabeniza-los.
Nossas meninas estavam muito bem treinadas pois nossos treinadores são de primeira linha, no caso das provas de estafetas o amigo Nakaya um exepcional treinador, o que aconteceu é algo que pode ocorrer com qualquer equipe, se observarmos o restrospecto das equipes dos USA, saberemos que isto não é novidade.
Em uma entrevista um dos nossos treinadores o experiente Ricardo D´angelo, de forma muito equilibrada explicou os fatos, quero cumpriment-lo,  é este tipo de professor que devemos ter dirigindo nossos jovens
De qualquer forma quero parabenizar nossos atletas, técnicos e dirigentes, pela competitividade.
Na minha opinião o Brasil tem um futuro no atletismo impar.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

COMO MANTER A FORMA DO FUNDISTA

A  pessoa que optou por praticar corrida de fundo, sendo competitiva ou não, deve procurar treinar de forma a procurar seu bem estar físico, entretanto sempre fazer a atividade de maneira disciplinada e de acordo com sua filosofia de vida.
Preliminarmente deve organizar suas atividades diárias, profissionais, sociais, para que possa ter tempo dedicado exclusivamente a corrida, sua constância nos treinos deve ser habitual sem falhas.
O corredor de fundo deve fazer um planejamento, tomo a liberdade fazer algumas sugestões como por exemplo, a) check-up médico, preferencialmente com um médico da área do esporte
               b) ter a assessoria de um Educador Físico devidamente credenciado no CREF
               c) providenciar os seguintes itens: calção, camiseta, agasalhos, dois pares de tenis um com solado alto outro com solado baixo, meias de algodão, um relogio cronometro, óculos escuros, boné, protetor solar,
               d) ter sempre as unhas dos pés aparadas, manter os pés sempre secos
               e) estando acima do peso, não iniciar as atividadescom corridas ou trotes, apenas caminhar de forma intensa.
                f) usar sapatilhas adequadas é tão importante como o uso de botas para um alpinista
                g) não sou muito a favor do uso da esteira, pois ela mascara a intesidade da corrida, fazendo com que a pessoa pense que está correndo de forma muito intensa.
                h) correr em terrenos planos às vezes dá impressão de uma corrida muito forte, pura ilusão.
                i) sugiro que o corredor de fundo use sempre terrenos que não sejam, planos.
                j) ingerir alimentos que façam os intestinos funcionarem regularmente
                k) seguir atentamente as sugestões do seu treinador, não criando formulas mágicas
                l) lembrando que o melhor treino é aquele que hipertrofia o coração ( L S D ) longas distâncias lentas.
               m) Não bancar o D. Quixote, tentando derrubar moinhos ilusórios.
boas corridas para todos
Carlão -técnico de atletismo
planilhas de treianamento

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CONTUSÕES

O treinamento e as competições levam normalmente os atletas terem contusões.
O sumples fato de colocarmos nosso corpo em atividade pode nos levar a uma situação de contusão.
Para corredores isto não é diferente, e problemas de contusões em atletas corredores de fundo apresentam um índice muito alto.
Todo corredor deve agir preventivamente para não chegar a este estado. Apenas para ilustrar informo que um dos fatores maiores de contusões em atletas são as cáries.
O atleta deve prevenir-se contra contusões visitando pelo menos uma vez por ano seu dentista.
A cárie é um espaço aberto que deixa sem defesa todos os nossos músculos.
Devemos saber que o coração também é um musculo chamado de involuntário, sujeito a invasão às vezes pela falta de um tratamento odontológico.
Outros fatores podem levar a contusões como alongamentos mal feitos, aquecimentos errados ou esforços inadequados.
Eu costumo comparar uma pessoa que não é atleta a um "fusquinha", ele anda milhares de quilometros e dificilmente quebra, entretanto o atleta é semelhante a um carro de formula 1, que em apenas em alguns metros pode quebrar.
Atletas de ponta são iguais aos carros de formula1, facimente podem quebrar.
Um atleta sem potencial, cujos os esforços não são para resultados de alta performance, dificilmente quebra.
Devido a isto sempre sugiro que o melhor treino é o repouso, o sono, a alimentação adequada.
Tenho ouvido de atletas algumas " perolas " como: vou correr 40 km amanhã ou então ontem corri 60 km, o atleta, o treinador, o técnico devem devem sempre ter a assessoria de um médico da área do esporte, para não incorrer em absurdos.
boas e equilibradas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.

sábado, 10 de agosto de 2013

Os motivos que nos fazem correr bem

Cada pessoa individualmente tem seus motivos para buscar energias com o intuito de atingir determinados objetivos.
A ação e a energia que cada individuo usa para chegar em um bom nível de satisfação denominamos como  MOTIVAÇÃO.
Para que uma corredor chegue a este estado, seu plano de treinamento deve possuir caracteristicas que o induzam a uma atividade satisfatória e que sua motivação seja plena.
O treinador, o técnico, o personal deve procurar ações que sejam objetivas para que a atividade de treinamento seja concretizada em relação ao universo que cerca o seu atleta.
O gráu de empenho para direcionar estas ações deve ser denominado como fator motivacional, cabendo ao técnico propiciar condições para o desenvolvimento do treinamento e aumentar a motivação do atleta.
A soma destes requisitos deixará o atleta em uma atmosfera sem tensões e logicamente o rendimento no treinamento será mais positivo.
Os treinamentos feitos em lugares agradáveis como bosques, campos, lagos, montanhas, estradas de terra longe de cidades, trilhas, criará uma condição excelente para o treinamento.
Lugares com natureza verde, limpos, sem barulho da civilzação, longe de qualquer poluição aumentam a possibilidade de rendimento do atleta.
Em todo o treinamento em qualquer lugar, devemos dar ao nosso atleta condições para ficar longe de pressões negativas.
Sabemos que treinar na pista toda a semana é uma condição ruim, estéril, repetitiva, por isso variar de locais, de ambientes, não repetindo treinamentos é fundamental.
Muitas vezes treinando atletas do Centro Olimpico, do Pinheiros, de São Caetano eu os levava para treinar na Serra da Cantareira, no Pico do Jaragua, em Ibiuna, em Campos do Jordão, em Aguas da Prata. Os resultados acabavam sendo sempre muito bons.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A saúde do fundista

Toda a atividade física bem feita é importante para a qualidade de vida do fundista, a corrida longa e lenta dentro de um processo aeróbio adequado promove o bom condicionamento do atleta.
É fundamental antes de qualquer prática, um check-up médico em esforço, o acompanhamento por um profissional da área de Educação Física também é necessário.
Todo o corredor de longas distâncias tem uma dose de auto confiança elevada, normalmente seus batimentos cardiacos são baixos e mais fortes ( devido ao steady state adquirido).
Sua pressão arterial está sempre em níveis bons, o tecido adiposo de quem corre longo é menor, sua atividade sexual o remete a faixas etárias menores e sua vida torna-se agradabilissima.
A corrida ou a caminhada longa diminui as taxas do colesterol ruim ( LDL) e estimula a produção do colesterol bom (HDL) fortalece os ossos prevenindo contra a osteoporose, torna o sono mais agradável, aumenta a agilidade mental levando a um melhor desempenho intelectual, bom discernimento, e a consequente longevidade.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A busca da sabedoria atrai criticas

Hoje quero comentar algo sobre Epicteto.
Epicteto  filósofo do estoicismo nasceu 55dC na Frigia, morrendo em 135d em Nicópolis,
 fundou uma escola filosófica e depois de escravo, tornou-se um professor sereno e humilde.
Acreditava ele que a busca da sabedoria atraia criticas e enfatizava que aqueles que procuram uma vida com um nivel de sabedoria mais elevado deveriam estar preparados para serem ridicularizados e condenados.
Cabe a você comportar-se com humildade e perseguir seus ideais morais fiel ao que você sabe, procurando ser o melhor.
Se você permitir que opiniões mesquinhas dos outros te influenciem a ponto de faze-lo vacilar dos seus propósitos, terá motivos para envergonhar-se.
Você atleta, voce professor de Educação Física, deve ir de encontro aos seus ideiais com voluntariedade, vencendo todos os obstáculos que surgirem.
Ao tentar agradar outras pessoas, corremos o risco de nos desviarmos, para o que está fora de nossa esfera ou influência.
Contente-se em ser alguém que ama o que faz, busque seus objetivos e volte-se sempre que for necessario para o que é essencial e valioso, jamais tente parecer sábio aos olhos dos outros, viva de acordo com seus principios e condições  procurando ser sábio aos seus próprios olhos.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O fumo e seus resultados

Todos nós que atuamos na área da saude,  nos preocupamos com os maleficios que o fumo provoca nos nossos jovens, levando isto em conta me deu vontade de elencar alguns destes maleficios, uma tática para alertar quem está insidindo na arte de fumar.
Câncer no pulmão: 87% dos tabagistas acabam por adquiri-lo
Doenças cardiacas: 70% dos fumantes tem esta possibilidade
Câncer de Mama: as mulheres que fumam cerca de 40 cigarros por dia tem uma grande possibilidade de morrer com câncer de mama.
Filhos de mulheres que fumam nascem com grande possibilidade de problemas auditivos
Diabetes: fumantes tem a possibilidade de graves complicações renais, disturbios na retina
Câncer do Colon: existe um grande relacionamento entre fumantes e o cãncer de colon
Asma: sempre pode piorar nas crianças que vivem perto adultos tabagistas
O fumo provoca leucemia mieloide
Contusões no esporte: quem fuma tem maior probalidades de contusões segundo uma pesquisa do Exercito dos EEUU.
Altas doses de nicotina reduzem a capacidade mental em tarefas complexas.
Médicos psiquiatras constataram a relação entre o fumo e a depressão, alem da esquizofrenia
Uma pesquisa comprovou que mulheres que fumam tem a possibilidade de cometer suicidio duas vezes mais do que mulheres que não fumam.

Alguns perigos podem ser acrescentados a lista das pessoas que fumam como: câncer na boca, laringe, esôfago, estomago. doenças pulmonares, osteoporose, ulceras, bebes com problemas, infecções auditivas.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

O bem estar do corredor


                                                             O corpo humano através da corrida produz endorfinas e encefalinas que reduzem o estado doloroso.
                                                              Com estes neurotransmissores inibindo o processo da dor,  surge então  um estado de prazer e de tranquilidade para o corredor.
                                                               As endorfinas e as encefalinas são consideradas como analgésicos endógenos ( produzidos pelo próprio organismo ) contrariamente a morfina que é um produto exógeno.
                                                               O individuo quando está correndo, mesmo correndo em estado de equilibrio ( steady state ) vai chegar a um estado de cansaço, a partir deste momento ele passa a sentir dores musculares e consequentemente uma intranquilidade emocional.
                                                               Quando o corredor passa a treinar diariamente e seus batimentos cardiacos são mantidos em um mesmo patamar, seu estado de humor  e bem estar é positivo, neste caso quando o nivel de estresse diminue e tudo fica menos cansativo denominamos isto como eustresse.
                                                               O estado de estresse direta ou indiretamente contribui para situações de desequilibrio do corpo e da mente e a corrida passa a ser um elemento preventivo e de manutenção da sáude.
                                                               Os beneficios da corrida começam a se manifestar no corredor que passa a demonstrar uma maior disposição na sua vida particular, na sua vida profissional,  maior e mais resistência, mais auto estima, auto confiança mesmo quando em um clima desfavoravel ou de pressão emocional.
                                                               Seu raciocinio começa a ter melhores condições quantitativas e qualitativas, pois a oxigenação do cerebro é maior e sua condição psicológica positiva aumenta ..
Boas corridas para todos
Carlão – técnico de atletismo

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TRABALHO EM EQUIPE

Um grupo de pessoas trabalhando, um grupo de atletas treinando ou competindo formam uma equipe em atividade
Robert Lafont um especialista em administração diz que o futuro pertence a equipes.
A palavra equipe é originada da palavra francesa esquif, que significa uma fila de barcos amarrados uns aos outros sendo puxados por homens ou cavalos.
Um dia falou-se de uma equipe de trabalhadores para realizar uma tarefa, depois falou-se de uma equipe de atletas para vencer uma competição, existe sempre um objetivo comum que é o trabalho em conjunto.
A atividade de um grupo é sempre positivada quando neste grupo existe comunicação verdadeira, confiança, credibilidade, quando opiniões divergentes se complementam e são estimuladas, discutidas e onde as habilidades são incentivadas.
Quando um atleta vai correr os 100 m rasos ou uma Maratona, ele sempre depende de uma equipe, mesmo que ele talvez não note isto, o massagista, o treinador, a pessoa que lhe serviu o café da manhã ou uma refeição, o motorista do onibus que o transportou, os funcionários do seu clube, tudo forma uma equipe.
Deixa de ser equipe quando existe o estrelismo, a prepotencia, aliás conheço muito bem dirigentes com estas péssimas qualidades, estes individuos às vezes desrespeitam os limites do grupo ou de uma equipe, procurando sempre fazer prevalecer o seu " ego ".
Em uma equipe é fundamental, ouvir, dialogar, informar, elogiar, disciplinar.
Estas aptidões comportamentais são melhoradas a medida que a pessoa passa a conhecer melhor a sí mesma, o grupo então passa a acreditar na sua atuação.
Ninguém é uma obra terminada, todos nós somos uma obra em gestação em aprimoramento constante e sempre em formação.
A proximidade da perfeição é o ideal a ser perseguido, o maior desafio é saber conviver com o seu semelhante e com tudo que ele possa representar.

boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A importancia da corrida longa e lenta

Toda a atividade física requer uma estrutura piramidal para que os efeitos sejam positivos logicamente melhorando a perfomance do individuo.
O alicerces do corpo humano não são os ossos, não são apenas os músculos voluntários, mas os coração, um músculo involuntário que deve ser observado e acompanhado pelo atleta, através dos seus batimentos.
Desde criança é importante trabalharmos o coração em regime de equilibrio " steady state " isto feito proporcionará sem dúvida uma porta aberta para boas performances.
Está convencionado na pratica da corrida treinos que denominamos como " longos " os corredores de fundo chamam de " longão ", são corridas acima de 45 minutos, 60 minutos.
Os corredores de meias maratonas,maratonas, corredores de 10 km, 5 km, não fogem a esta regra para manterem suas condições aeróbias, enttretanto corredores de meias distâncias como 800 e 1500 também o praticam como excelente base para seus desempenhos,
Fisiológicamente procuramos através do "longão" melhorar a condição de " endurance " do corredor, esta condição é necessaria para todos os atletas indenpendente de sua especialidade no atletismo.
O treino de longas distâncias é o melhor preparo que o treinador pode dar ao seu atleta, é segurança para se evitar futuros desgastes físicos e contusões.
Existe  uma crença de que a longa distância prejudica a velocidade, no entanto a longa distância oferece como já citei uma boa base para todas as provas atléticas.
Já observei alguns arremessadores e lançadores correndo longas distâncias como o inesquecivel Parry  O´Brien dos EEUU que diariamente corria lentamente 5 km, por isso desejo boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.