sexta-feira, 30 de março de 2012

Anemia do corredor

A anemia fisiológica pode acontecer em todos os corredores de longas distâncias, o aumento da dinâmica circulatória destroi os glóbulos vermelhos em termos de micro circulação. Os capilares das plantas dos pés devido ao impacto com o solo sofrem com os contatos repetitivos.
Quando so glóbulos são destruidos iniciam a liberação de hemoglobina do seu interior, expelidas pela urina e consequentemente o ferro que é participante das atividades metabólicas.
Quando isto acontece os niveis séricos de ferro no sangue conduzem o corredor a uma anemia chamada ferropriva com a diminuição das hemáceas cuja a função é carregar o oxigênio dos pulmões dai então.....!!!!.
Com o inevitável deficit de oxigenio, cai o desempenho do corredor e a sua recuperação é muito lenta, com
 sintomas de cansaço, tontura, irritação,
A recuperação do corredor que apresenta estas caracteristicas pode ser através de uma suplementação de ferro em sua alimentação.
Todo corredor de fundo mesmo não apresentando sinais de deficit de ferro deve em sua alimentação prover sua alimentação de produtos como carne magra, figado, gema de ovos, lentilha, feijão, soja.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" São nossas atitudes e reações que nos criam problemas " Epicteto escravo-filosofo romano 55DC/135DC

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ouro liquido

Embora eu não seja nutricionista, nas competições e estadas na Europa especialmente em paises ibéricos    observei de como  atletas e não atletas de todas as idades homens e mulheres durante as refeições consomem azeite de oliva, chegam a tomar em cálices.
Fiquei muito curioso acabei lendo  suas propriedades emitidas de uma autoridade no assunto, Dr. Dimitrius Trichopoulos da Universidade de Harvard, ele enfatiza que o azeite de oliva adjetivado por ele  como " ouro liquido " é altamente benéfico e cita algumas qualidades deste importante alimento, vamos lá:
Absorve melhor o calcio
Facilita a digestão
Melhora o metabolismo
Tem efeito bactericida
É anti inflamatório
Diminui o risco de cancer
Antioxidante
Melhora a prisão de ventre
Dissolve o colesterol (LDL)
Estimula a contração muscular
Previne a osteoporose
Beneficia o figado e a visicula biliar
O azeite de oliva é rico em vitaminas A,D,K e E
Retarda o envelhecimento da pele.
Ativo como anti-rugas
Purifica a pele.
O azeite de oliva não perde suas caracteristicas mesmo sendo usado em frituras, pois suas qualidades permanecem inalteradas mesmo em altas temperaturas.
Sugiro que atletas principalmente corredores de fundo passem a usa-lo em suas refeições.
Boas corridas
Carlão - técnico de atletismo
" Comer é um prazer de todos os tempos, de todas as idades e de todas as condições "
Jean Anthelme Brillat Savarin -1755/1826 - gastrônomo francês.

" dicas " úteis para quem corre

*A corrida de uma maneira geral provoca um desgaste muito grande, por isto é mais importante o repouso do que o treino estafante
*Biologícamente não é indicado trabalhar treinos de um só tipo durante muitos dias, quando isto ocorre, o sistema, psicológico, nervoso, muscular, adaptam-se de vez ao trabalho e acaba acontecendo um acomodamento destas áreas citadas.
*É comprovadamente aceito que correr longas distâncias com batimentos cardíacos baixos provoca uma capilarização maior, uma melhor tonicidade muscular do coração e uma evolução do sistema pulmonar.
*Cuidado com os excessos, pois a sobrecarga de trabalho causa esgotamento, prejudicando a  "performance" quando voce sentir-se irritado pode ser  sintoma classico de "overtraining".
*Não procure copiar ou imitar o que fazem os campeões ou o que as revistas de atletismo sugerem, algumas revistas publicam planilhas absurdamente incoerentes. Treinamento é algo muito individual e muito particular.
*Treine pelo menos uma vez ao dia, alternando o piso onde for correr, não existe bom corredor que treine sòmente no terreno plano, como em Copacabana, Ibirapuera, Villa Lobos, o melhor passaporte para um bom desempenho é o terreno acidentado o resto é "perfumaria"..
*A sua melhora no treinamento acontece quando ocorre uma variação de intensidade e volume.
*Nossos fundistas de maneira geral, não tem como hábito prevenir-se de lesões, por isto é importantissimo o alongamento adequado, principalmente para o "tendão de calcaneo "(Aquiles),panturrilhas, coxas.
*Alimentos como pão, arroz, batatas, verduras, frutas fornecem grande parte da energia que voce utiliza no "longão" são combustiveis.
*A hidratação é fundamental, mas lembres-se nunca em corridas como maratonas alguem, morreu de sede, entretanto alguns por hidratar-se demais ( hiponatremia).
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita" 1928/1967 guerrilheiro argentino.

terça-feira, 27 de março de 2012

De Mauricio de Nassau a José João da Silva

Este fim de semana tive uma experiência incrivel, convidado pelo meu ex atleta José João da Silva estive na cidade de Recife por ocasião da 9º Corrida das Pontes/Carrefour. A competição foi lindissima e sobretudo organisada.
Incrivelmente o número de corredores, ultapassou a casa dos 7000 inscritos, um recorde em termos de participações em provas de rua no norte/nordeste e tambem superando provas tradicionais de São Paulo, Rio, Minas, Paraná.
Assitindo a largada onde durante  20 minutos os corredores passavam a minha frente, me veio a mente  imediatamente uma reflexão,  aquele mundo de camisetas azuis tingindo as avenidas do Recife por todas as suas pontes, lindas avenidas e ruas mostravam a tenacidade de um pernambucano da cidade de Bezerros, o meu fraterno amigo Zé, o criador da Corrida das Pontes, não me canso de dizer que foi um tremendo sucesso.
Da mesma forma que um outro João tambem muito famoso que não nasceu em Pernambuco mas um pouco mais longe lá na Holanda em Siegen durante a estada dos holandeses no Recife, infelizmente expulsos por nós brasileiros, deram uma alavancagem no progresso da cidade e do Estado, pontes, aguas pluviais, museus, jardim botanico, o incremento do comercio com a Europa pelo açucar, tudo isso colaborou para a nossa evolução comercial, cultural.
Agora em mais uma edição desta maravilhosa prova pedestre, começo a fazer uma comparação entre os dois famosos indiividuos, o holandês Mauricio de Nassau e o brasileiro João da Silva de Bezerros.
O de Bezerros bastante mais simples, sem a extrutura de um governo que o de Siegen tinha, batalhou durante anos para concretizar um sonho, fazer a maior prova de rua do Norte/Nordeste, incrivel mas através do esporte, do atletismo o nosso João esta mostando a capacidade empresarial dos brasileiros, não estou fazendo comparações elitistas mas mostrando que pelo esporte tambem pode-se construir educação e cultura como ví lá em Recife.
O nosso João brasileiro com sua capacidade empresarial e dinamismo cultural deu oportunidade para crianças correrem a prova, atletas especiais terem a mesma oportunidade, idosos, enfim mais de 7000 almas e a ruas apinhadas de torcedores, afinal o pernambucano tem em suas veias a paixão pela "terrinha", o marco Zero a grande referencia, foi um dos fulcros do espetáculo esportivo neste domingo, enfim de Mauricio de Nassau, principe, empreendedor, visionário, temos o José João da Silva, professor de Educação Física, empresário que não sendo principe, é um idealista sério que está concretizando
 o sonho de milhares de brasileiros, dando educação pelo esporte, o "Fair Play" pelo mesmo esporte, seus patrocinadores devem receber os nossos melhores agradecimentos pois estão colaborando de forma imprescindivel com o sucesso da Corrida das Pontes e dando a assessoria esportiva necessaria para a evolução de Pernanbuco, pelo esporte, que é a melhor forma de educar.
Parabéns ao José João da Silva um ilustre brasileiro e a sua equipe.
Carlão - técnico de atletismo
" ninguém nasce feito, e experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos"
Prof. Paulo Freire , um pernambucano, pedagogo de grande valor

quinta-feira, 22 de março de 2012

Treinos em excesso

Overtraining é a designação que damos ao excesso de treinamentos. Nosso organismo recebe os reflexos negativos deste excesso na forma de uma grande estafa mental e física. O overtraining acontece quando o corredor não observa os intervalos adequados de repouso para sua recuperação.
Corredores comuns devem respeitar pelo menos entre um treino e outro 20 a 24 horas de repouso, para poder iniciar outra atividade de treinamento.
Corredores de alta perfomance dependendo do nível de treinamento podem dar um espaço menor como 12 a 14 horas de intervalo.
À medida que os treinos passam a ser diários e mais desgastante o tempo de recuperação, os espaços devem ser aumentados.
O corredor, o atleta que não respeitar esta exigência solicitada pelo corpo entra em estafa mental e física, o seu rendimento começa a diminuir progressivamente no treinamento e na sua vida particular.
Especialistas da área médica no treinamento esportivo afirmam que o overtraining se dá quando a capacidade do organismo fica impossibilitada de recuperação causando manifestações de ordem física e mental.
Os sintomas no estado de overtraining podem ser : aumento da FC em repouso, demora desta FC voltar ao estado inicial, perda de apetite, ansiedade, irritação, surgimento de pequenas lesões, excesso de brincadeiras, excesso de negativismo, tristeza
Costumo enfatizar que o melhor treino para se atingir boa performance é o repouso.
Muitas vezes, ouvimos corredores se jactando de algumas façanhas, tipo: esta semana corri 200 km, ou hoje atingi 50 km, estes absurdos devem ser controlados pelos " personais" técnicos, treinadores.
Quando um corredor recebe uma planilha de treinamento ela deve ser muito bem analisada e certamente feita por alguem que tenha bastante conhecimento.
A pessoa que passa uma planilha de treinamento para um corredor, tem tanta responsabilidade quanto a de um médico que prescreve uma receita, afinal o Profissional de Educação Física deve se conscientizar que  é da área do esporte mas também é da área da  saúde.
Boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo
"É indispensável que seus pensamentos, palavras e ações sejam consequentes"
Epicteto, escravo, filósofo romano, 55 DC/ 135DC

quarta-feira, 21 de março de 2012

A falta de confiança

 Todos os corredores de fundo devem saber que o imporante para seu bom desempenho, é a sua cabeça, sua forma de pensar, tanto ou mais que a condição de suas pernas.
A superação dos obstáculos físicos ou psicológicos eleva a auto estima e faz com que o corredor se sinta motivado, com coragem para atingir os tempos e os quilometros programados.
Enfim, seu desejo de conseguir treinar atendendo as solicitações do seu técnico, muitas vezes a primeira vista fora da possibilidade de seu alcance.
A motivação para buscar a superação depende da confiança que cada corredor tem em sí mesmo. O simples fato de saber que tem as mesmas condições de seus adversários faz com que o corredor acredite na possibilidade de um resultado positivo.
Ser respeitado no seu meio social, afetivo, familiar, profissional faz com que ele atinja naturalmente seus objetivos.
Sòmente supera obstáculos, quem tem motivos para faze-lo e isso denomino como auto-estima saudável. O corredor sente que satisfez suas necessidades internas, sabe que é melhor que seus adversários, ele é o destaque, tem fé e aredita na sua força.
A ansiedade é o grande problema da maioria dos corredores, ela funciona como uma alavanca, circundando toda a energia que possui e o leva a superação dos limites.
Esta alavanca projeta o corredor para patamares maiss altos, que ele não acreditava poder atingir, entretanto isto não tem valôr algum se o corredor não tem expetativa, tem baixa estima, não tem sonhos, desejos ou ambição.
Cabe ao treinador ao técnico ao personal agir como mola propulsora para que tudo de positivo aconteça.
Quando vemos um corredor vencer uma prova dificil, poderiamos perguntar: será que ele fez o melhor de sí.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.
" Primeiro, diga a sí mesmo o que voce deveria ser; depois, faça o que tem de fazer"
Epicteto -55 DC/135 DC escravo romano, filósofo. 

terça-feira, 20 de março de 2012

Perdendo o condicionamento

Um corredor. que preparou-se muito tempo para adquirir uma condiçao física adequada para competir, pode colocarr tudo a perder em apenas um a dois dias.
A sistematização do treinamento do corredor, faz com que ele esteja tão habituado em manter sua forma, seu condicinamento que no espaço de um ou dois dias ele pode sem dúvida alguma perder esta condição adquirida com tanta dedicação e empenho.
Quando falo de um dia ou dois sem treinar não estou me referindo aos repousos programados na programação de treinamento.
Um corredor de alta performance, assemellha-se a um pianista, um concertista, que deixa de ensaiar, estudar por um ou dois dias, os reflexos são imediatos, a auto confiança diminue, sua capacidade pode ser a mesma, mas sua boa forma começa a ser colocada em dúvida.
Ninguém consegue adquirir uma forma física pelo treinamento, pela dedicação se não tiver uma disciplina diaria. Para meus fundistas sempre fui muito radical procurando  fazer com que eles tivessem na vida uma atividade de treinamento e de filosofia " espartana ", pois acredito que esta seja a única maneira para se adquirir excelentes resultados.
Depois de un certo tempo de corridas longas de treinamentos diários o atleta logicamente também é levado a sentir os efeitos das endorfinas e encefalinas " o barato do corredor ", esta situação não deixa de ser um " plus " para o treinador pois facilita tudo.
Quando um corredor decide por um objetivo maior, um "gol" ele deve ser orientado que haverá  uma mudança radical em sua vida, social, familiar, afetiva, pois  vai entrar em outro universo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" Tudo deve ser feito da maneira mais simples possivel, mas não mais simples do que isso "
Albert Einstein 1879/1955 físico de origem alemã criador da Teoria da Relatividade.

domingo, 18 de março de 2012

Um excelente professor

Convivo com o atleta, hoje empresario e professor de Educação Física,  José João da Silva,  o Zé, desde 1973/1974, são cerca de quarenta anos,  de treinos, viagens, competições, vitórias, recordes,  "surpresas".
Quinta feira passada dia 15/03 o Zé foi convidado por mim para fazer uma palestra na Universidade Ibirapuera, lá na Chacara Flora, onde se formou em 2002, uma palestra para cerca de 50 alunos de Educação Física, o título da palestra era " bate papo com um campeão"
Nosso personagem sempre disiciplinado chegou na Univerdade cerca de meia hora antes do compromisso assumido, os alunos ávidos já o esperavam com  ansiedade, o compromisso seria apenas de 45 minutos, mas o nosso campeão discorreu por quase duas horas atendendo as perguntas e dúvidas de todos o alunos presentes,  postou-se com uma simpatia impar, e depois de devidamente apresentado, com muito equilibrio falou de sua vida como atleta, seus recordes, suas conquistas esportivas, sua origem, seu sucesso na área empresarial, mas o que me chamou  a atenção dentro da simplicidade do magnifico palestrante foram dois tópicos que considerei muito importantes: Ele enfatizou a importancia da familia na vida profissional dos  futuros professores, e principalmente um conselho que  insistiu em  passar,dizendo que os homens nasceram para serem felizes em qualquer situação de vida e de uma forma bastante positiva motivou todos os alunos falando da carreira profissional que todos estavam naquele momento abraçando.
Para mim foi uma surpresa muito agradável a forma pedagógica da palestra, mostrando ser ele um excelente professor alem de muita simpatia e ética demonstrados.
Parabéns José João da Silva, voce não foi sòmente um campeão nas ruas e nas pistas, mas também um campeão na vida e alem de tudo agora é um excelente professor.
Carlão- técnico de atletismo
boas corridas para todos.
" Para o homem o mais imprescindivel é o lar " Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

sábado, 17 de março de 2012

Curiosidade na Maratona

Hoje  cedo fiquei com muita vontade de escrever algo interessante sobre Maratonas e assim  durante um bom tempo lendo relendo e me deliciando com o livro de um dos maiores conhecedores de Maratonas  que conheci, o amigo Ayrton Ferreira, ele sempre fidalgo  em outubro de 1985 quando eu estava em Salvador,  gentilmente me ofereceu esta obra prima de sua autoria.
O livro versa sobre tudo que é relacionado com maratonas e um dos destaques muito interessantes ao meu ver são as distancias das Maratonas Olímpicas e o nº de corredores e paises que participaram, vamos lá:
19/07/ 1900 na Maratona dos Jogos Olímpicos acontecidos em Paris, correram 19 atletas de 5 paises e a prova teve 40km260m
30/08/1904 em Saint Louis ( EEUU) correram 32 atletas de 5 paises e a prova teve  40km.
01/05/1906 em Atenas ( Grécia ) correram 53 atletas de 15 paises e a prova teve 41km860m(apenas uma maratona olímpica)
24/07/1908 em Londres ( Inglaterra ) correram 56 atletas de 16 paises e a prova teve 42km195m
14/07/1912 em Estocolmo (Suecia) correram 68 atletas de 19 paises e a prova teve 40km200m
22/08/1922 em Antuérpia ( Belgica ) correram 42 atletas de 17 paises e a prova teve 42km750m
13/07/1924 em Paris ( França ) correram 58 atletas de 20 paises e a prova teve 42km195m
05/08/1928 em Amsterdan (Holanda) correram 68 atletas de 23 paises e a prova teve 42km195m
07/08/1932 em Los Angeles (EEUU) correram 29 atletas de 15 paises e aprova teve 42km195m
09/08/1936 em Berlim (Alemanha) correram 56 atletas de 27 paises e a prova teve 42km195m
07/08/1948 em Londres(Inglaterra) correram 41 atletas de 21 paises e a prova teve 42km195m
23/07/1952 em Helsinque (Finlandia) correram 66 atletas de 32 paises e a prova teve 42km195m
01/12/1956 em Melbourne (Australia) correram 48 corredores de 23 paises e a prova teve 42k195m
10/09/1960 em Roma (Italia) correram 69 atletas de 35 paises e a prova teve  42km195m
21/10/1964 em Tóquio (Japão) correram 68 atletas de 35 paises e a prova teve 42km195m
20/10/1968 na Cidade do Mexico correram 74 atletas de 41 paises e a prova te 42km195m
10/09/1972 em Munique (Alemanha) correram 69 atletas de 35 paises e a prova teve 42km195m
31/07/1976 em Montreal (Caandá) correram 67 atletas de 35 paises e a prova teve 42km195m
01/08/1980 em Moscou (URSS) correram 74 atletas de 40 paises
E sempre as medidas passaram a ser exatas com 42 km 195m.
Uma curiosidade, nos Jogos Mundiais Militares de Atletismo que aconteceram no Rio de Janeiro na década de 70/80 eu convidado pelo amigo Oswaldo Pizani, trabalhei como arbitro e juntamente com o Cel Sebastião Correia, um dos maiores técnicos do Brasil, dentro de um " fusquinha" acompanhamos a Maratona, pois bem o motociclista que ia a frente enganou-se e errou caminho, quem liderava a prova era um atleta norte americano, embora avisado por nós o motociclista seguiu o roteiro que ele imaginava certo.
O erro custou ao atleta dos EEUU, correr a distancia de 17k a mais e chegar na pista do Estádio Célio de Barros, muito tarde da noite em último lugar, com as justas reclamações dos dirigentes dos EEUU.
Pois é, já aconteceu uma vez e esperamos que nos próximos Jogos Olimpicos tudo corra bem.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
"O presente mais belo é o perdão" Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Correndo bem sem imitar ninguém

Toda o individuo que começa a ter o vício da corrida, toda a pessoa que já esta dominada por suas encefalinas pelo " barato da corrida ", começa a ter propósitos ambiciosos na manutenção e treinamento, seus horizontes mostram em sua mente um "podium", "medalhas", " tempos melhores na corrida" sonhos de fazer uma maratona internacional com um tempo espetacular, fazer uma prova de rua e ser o grande destaque, se não der para ganhar os Jogos Olímpicos ( por que não?) ser o campeão do seu grupo de amigos, ser o idolo da sua familia, ser um bom corredor na São Silvestre (  sem fantasia que é ridiculo e de profundo mau gosto), mas correr bem a prova do dia 31 de dezembro de qualquer ano, talvez áinda deste ano.
Estes sonhos, que podem se tornar realidade ou não, fazem com que muitos corredores, comecem a exagerar, radicalizar em tudo, com o propósito de uma melhor " performance ', uns inclusive imitam a forma de viver de um campeão, e querem ser uma fotocópia do campeão.
O campeão que ele imita, não come carnes, pronto ele imita, o campeão somente se alimenta com frutas e legumes ele vai imita-lo, o campeão dorme 12 horas por noite, lá vai ele imita-lo, o campeão só faz sexo uma vez por ano, lá se vai o relacionamento com a esposa para o "brejo", enfim escrevi tudo isto para informar que para ser um grande atleta um grande campeão, voce não precisa radicalizar como um vegano maluco.
O individuo deve levar sua vida com normalidade, sem excessos,  como dizia São Francisco de Assis, "In medium virtus" a virtude está no meio, no equilibrio.
A condição genética, a cultura, a educação, o meio onde vive o atleta é de forma geral responsável por tudo o que vai acontecer.
Não procure imitar, copiar o que um campeão faz, seja autentico seja voce mesmo, os franceses tem uma frase muito interessante, Viva a Diferença, ( Vive la Difference ) e aí está o "pulo do gato".
Talvez alguma coisa que um grande idolo não faz, voce faça, ai esta a diferença e o verdadeiro campeão é voce, na sua autenticidade.
boas corridas
Carlão - técnico de atletismo
" O dia mais belo, hoje " Madre Teresa de Calcutá, 1910/1997 religiosa

quinta-feira, 15 de março de 2012

VITAMINAS - SAIS MINERAIS - ELETRÓLITOS

As vitaminas são micromutrientes orgânicos indispensáveis para o desenvolvimento do organismo e a manutenção do metabolismo do individuo.
Carências de vitaminas aparecem facilmente quando o metabolismo sofre solicitações especiais, ou quando a alimentação é deficiente. Estudos comprovam que esta situação é mais aparente em pessoas com pouca atividade física e que a alimentação é desequilibrada.
A sudorese é provocada pela atividade física e também pelo calor, e é quando o organismo perde parte das vitaminas C e D que são hidrosoluveis e também o dispêndio de vitaminas como A e E que são soluveis em gordura.
A administração de vitaminas em altas doses, não leva ao aumento de rendimento físico, mas apenas a um aproveitamento melhor das condições físicas, o atleta que ingere vitaminas não pode ser considerado como atleta dopado.
Na atividade física  em condições de temperatura elevada nosso corpo perde cerca de 10 litros de água por dia através da transpiração, esta perda de água é acompanhada de perda de sódio, cloreto de potassio, magnésio e calcio, a atividade muscular devido a atividade física, eleva o consumo de minerais. Estas perdas, induzem ao aparecimento de cãibras musculares.
O corpo humano possue um regulador térmico e desta forma impede que a temperatura se eleve muito rapidamente.
Quando um porcentual de aproximadamente 2% a 3% do peso corporal se evapora em forma de suor, o nosso rendimento físico fica diminuido, a perda excessiva de água através da sudorese pode levar ao colapso, em contra partida o excesso de ingestão de água  pode levar a hiponatremia que tambem é um caminho para o colapso.
A recomendação é sempre o equilibrio na ingestão ou não de liquidos, por incrivel que possa parecer, este equilibrio se obtem através do controle da ansiedade, muito comum no comportamento de um maratonista durante a competição sob os efeitos de temperaturas muito altas.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" O dia mais lindo, hoje " Madre Teresa de Calcutá. 1910/1997. religiosa

quarta-feira, 14 de março de 2012

Hall da Fama do atletismo

A Federação Internacional de Atletismo ( IAAF) apresentou neste mes 12 atletas que farão parte do Hall da Fama em atletismo, dentro em pouco apresentará mais 12 nomes que comporão os 24 atletas integrantes deste Hall.
Foram indicados atletas, já aposentados ou falecidos que conquistaram medalhas olímpicas em suas provas, os 12 atletas indicados foram: Jesse Owens velocista negro americano que mostrou aos nazistas em Berlim como um homem pode correr veloz e saltar, desbancando toda a falida superioridade étnica que Hitler queria nos impor.
Wang Juxia, fundista chinesa e recordista mundial nos 10.000 metros, Jackie Joyner Kersee dos EEUU campeã no heptatlo e na distancia, Betty Cutbert da Australia especialista e campeã em velocidade nos 100,200, 400 e 4 x100, Fanny Blanker, da Holanda com 4 ouros olímpicos nos 100,200, 80 s/b, 4 x 100, Edwin Moses do EEUU um dos maiores corredores de 400 s/b de todos os tempos, Al Oerter dos EEUU. tri-campeão olimpico no lançamento de disco, Emil Zatopeck " a locomotiva humana" da Republica Checa, estive certa ocasião com ele na maratona de Praga, vencedor de tres provas em uma Olimpiada, Carl Lewis dos EEUU discutido velocista americano  tive a felicidade de ve-lo na Olimpiada e no mundial de atletismo em Roma, Paavo Nurmi o maior fundista da Finlandia, o legendário Abebe Bikila da Etiopia, descalço em Roma e depois calçado no Mexico nos mostrou suas qualidades na maratona.  Para nossa felicidade o incrivel Adhemar Ferreira da Silva, medalha de ouro em Helsinque e Melbourne no salto triplo, treinado pelo fantástico Dietrich Gerner. Durante muito tempo pude viajar com Adhemar e conviver com este atleta que tão bem representou o Brasil, as duas estrelas douradas na bandeira do São Paulo F.C. representam estas conquistas.
Na década de 80 por iniciativa do diretor de atletismo do São Paulo F.C. o saudoso Paulo Elysio de Andrade, levavamos o Adhemar em nossas viagens pelo mundo e assim éramos muito bem representados, afinal Adhemar era um " gentleman " um ex embaixador do Brasil na Africa, poliglota, advogado, cantor, e sobretudo humilde, aprendi muito com ele e a IAAF, acertou em cheio em coloca-lo no Hall da Fama do Atletismo.
Seria bastante interessante que a CBAT, fizesse um Hall da Fama exclusivamente com atletas brasileiros , como Elizabeth Clara Muller, Argemiro Roque, o próprio Adhemar Ferreira da Silva, Elizabeth Candido,  Wanda dos Santos, Odete Valentim Domingues, Carlos Mossa, Silvio de Magalhães Padilha, Fausto de Sousa, Edgar Freire, José Romão de Andrade e Silva, Joaquim Cruz, Agberto Guimarães, Esmeralda de Jesus, José João da Silva, Darci Leão Pereira, Carmen de Oliveira por exemplo.
Para nós é um orgulho incomensuravel termos um representante no Hall da Fama Internacional.
boas corridas para todos
Carlão - tecnico de atletismo.
" Voce é o que voce deixa " 12/3/12- Palavras do Prof. Giovanni Alfonso Cassini " Professor da Universidade Ibirapuera, mestre em administração.   

segunda-feira, 12 de março de 2012

Alguns comentários sobre periodização em corridas de fundo

Para todos os corredores que fazem provas de fundo deve existir sempre no planejamento do treinamento algum tipo de periodização.
Normalmente os técnicos, os treinadores os personais procuram fazer a períodização classica que é o período de preparação básica ( resistência aeróbia, preparação física geral, resistência geral ) o período de preparação pré competitivo (resistência aeróbia, resistência anaeróbia, força resistência especial).
período competitivo ( resistência aeróbia, resistência anaeróbia lactica, resistência anaeróbia alática, força resistência, força rápida).
Período de transição que diminui as qualidades físicas obtidas e a preparação para a construção de um outro ciclo de treinamento.
No caso de uma periodização anual (12 meses) o atleta faz uma preparação de base depois de um período de transição, entra em um período pré competitivo nº 1, período competitivo nº 1, período de transição nº 1
e recomeça repetindo os períodos considerando como nº  períodos nº 2.
Os meios e métodos podem variar de treinador para treinador, cada um considerando métodos intensivos ou não, corridas lentas objetivando hipertrofia cardiaca, preparação psicológica, técnicas de corrida com educativos.
A duração de cada período varia de 8 a 12 semanas levando-se em conta os objetivos.
Cada corredor é um universo e devido a isto deve ser tratado individualmente, portanto intensidades, volumes, quantidades nunca devem ser iguais para todos os atletas.
O atleta pode se apresentar para um treino e este treino pode ser modificado pelo técnico na observação das caracteristicas de cada um dos atletas mesmo na hora de começa-lo.
O grande problema que alguns treinadores e personais apresentam é a procura de fazer os treinamentos e periodizações similares a algus campeôes, o segredo está na singularidade do treinamento para cada individuo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo.
" O obstáculo maior para o homem é o medo" Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Parabéns para todas as mulheres e que elas tenham sempre o respeito de todos devemos muito a elas.
Durante muitos anos treinei mulheres que fizeram excelentes resultados, e como hoje é o dia Internacional da Mulher faço um pequeno relato de  mulheres que treinei.
Hortência de Fatima Marcari que com pouca idade (13 anos ) obteve excepcional resultado no salto em distância por São Caetano do Sul, depois tornou-se a melhor jogadora de basket do mundo, também correu bem os 100m
Marly Alves Cardoso, primeira brasileira a fazer uma prova de 400m sobre barreiras na pista do Ibirapuera e vencendo estabelecendo a melhor marca Sul Americana.
Valdete Constantino da Silva, foi a primeira mulher a correr uma prova de fundo em pista no Brasil isto aconteceu no ECPinheiros em setembro de 1974, ela foi a vencedora pelo General Motors Esporte Clube.
Rosa Maria Aparecida de Sousa, de São Caetano do Sul, hoje professora, técnica de atletismo, excepcional corredora de 800m e 1500m com varias vitórias no Troféu Brasil. integrante de Seleções Brasileiras, foi a primeira brasileira a correr a São Silvestre feminina em 1974.
Eliana Reinert hoje técnica, eu a trouxe de Joinville, vencedora de Maratonas, e competições no exterior, um excelente caracter, e excepcional profissional.
Angelica de Almeida, fez uma das melhores marcas do mundo na Maratona de Nova York, correu com bons resultados nas Maratonas de Milão, São Paulo, Paris, integrou seleções brasileiras em Mundiais e Olimpiadas,
Sonia Maria de Oliveira, a Soninha, vencedora das Maratonas de São Paulo e Rio de Janeiro, uma atleta muito digna, disciplinada, hoje uma excelente mãe e estudante de Educação Física.
Walquiria Constantino da Silva de São Caetano do Sul com excelentes resultados na distancia e na velocidade, parou cedo demais.
Maria Rita Eufrazio,Claudia Aparecida Adolfo, Elvira Cristina Cruz, Lucimeia Moreira, Ana Claudia da Silva, Neide Ramos, Sueli Martinez, Neide Sala, Vania Cristina,  Cristina Cruz Moura,Terezinha da Rocha, Maria Betania, Admilde Freire, Maria Conceição Marçal, Maria Justina, Marina Claudia, Marta Jardim Diniz, Silvana Cole, Kelly Cristina, Marisa da Silva, Eliana Bergara, Mariangela Feruglio, Yolanda Van Der Graaff, Maria Aparecida de Jesus, Lidia Mitie Yano, Lilian Riedel.
Com certeza que dezenas de nomes muitos  não coloquei, mas de qualquer forma meus parabéns a todas as mulheres que muito colaboraram comigo ajudando-me com técnico no SESI, no ECPinheiros, No São Paulo F.C., na SEME , Centro Olimpico do Ibirapuera, Na Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul, nas seleções brasileiras.
O Brasil deve muito a estas abnegadas atletas, e eu tambem.
boas corridas para todos
Carlão - Técnico de Atletismo.
" Gosto muito das mulheres. O que muitos ignoram é que tambem as admiro e respeito, elas são mais inteligentes, mais dedicadas ao trabalho, mais fieis e mais honestas...."
" Darcy Ribeiro 1922/1997 antropólogo e escritor mineiro"

quarta-feira, 7 de março de 2012

jovens correndo juntos

Grande número de corrdores encontram-se nos parques, nos bosques, nas trilhas e procuram correr em grupos principalmente quando o treino programado é de longa distancia.
A atividade da corrida longa em ritmo mais lento fica mais agradavel quando se tem companheiros ao lado, e acaba sendo um trabalho aeróbio descontraido, um treino de entretenimento.
Quando dois ou mais atletas de alto rendimento correm juntos provavelmente apenas um deles estará atingindo o objetivo almejado.
No caso especifico do treinamento de crianças, jovens na pré puberdade é importante que façamos o treinamento em grupo sem responsabilidade de tempo programado e preferencialmente com que haja um guia no comando do ritmo, estabelecendo uma corrida em "steady state ".
A intensidade deve ser baixa, o terreno macio, melhor grama evitando-se a velocidade isto faz com que nenhuma condição de precocidade devido ao ritmo seja alcançada. Certamente um dos fatores no treinamento de jovens acaba sendo atingido que é da sociabilidade do grupo, com bastante interação e " fair play". fisiológicamente estes jovens estarão obtendo um hipertrofia cardiaca boa.
A formação de grupos de corredores para um treino longo  requer perspicacia do treinador, do personal, do técnico pois deve colocar para correr juntos individuos e personalidades que se completem um colaborando com outro no atingimento do treinamento prescrito.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" A precipitação é o grande mal dos ávidos. Nunca se  deve comer a merenda antes do recreio "
Stanislaw Ponte Preta 1923/1968 escritos carioca

terça-feira, 6 de março de 2012

radicais livres

Os radicais livres também podem ser produzidos pela atividade da corrida, eles  provocam danos musculares e elevam o estado de fadiga.
No entanto um resultado benéfico pode ocorrer, os radicais livres ajudam os musculos a se tornarem mais resistentes a fadiga.
Em exercicios de atividade moderada os radicais livres produzidos por músculos ativos melhoram o trabalho muscular facilitando o transporte de glicose para as celulas musculares
Em atividades intensas como uma maratona ou uma corrida estafante de rua em 5 km, 10 km ou 15 km, estes radicais começam a inibir o trabalho muscular acelerando o processo de fadiga.
A boa sugestão para inibir os efeitos negativos dos radicais livres é prover o organismo com uma alimentação que tenha um bom percentual de verduras, legumes, frutas eles aumentam a capacidade de antioxidação no corpo do atleta.
Mesmo quando o jovem não gosta de se alimentar com verduras, legumes ou frutas, é necessario orienta-lo para que mesmo a contra gosto procure ingerir este tipo de alimentos, pois são altamente benéficos.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" o resguardo mais eficaz é o sorriso " Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

segunda-feira, 5 de março de 2012

Motivação

O corredor de longas distancias está sempre sujeito a motivações e fatores mentais que podem afetar sua performance.
O nosso cerebro está sempre no comando, ele regula, controla todos os sinais emitidos pelo corpo antes durante e após uma corrida.
Nosso desempenho é afetado pelo estado psicológico, expectativa, ansiedade, treinamentos afetuados, acreditar ou não no que vai fazer durante uma maratona por exemplo.
As mudanças da atividade muscular, ritmo, são os resultados do que o cerebro interpreta antes do atleta fazer um movimento ou ativar uma reação.
A interpretação dos sinais que o físico ativa com motivação, certeza  do como vai correr ou alterar o desempenho do corpo são os meios necessarios para mudanças que acontecerão mudanças estas que tem o "start" no cerebro.
Quando o corredor esta motivado, mesmo entrando em um estado de esgotamento físico ou fraqueza seu cerebro emite uma ordem que não é para desistir e continuar correndo, por maior que for o esgotamento.
Algumas vezes, o corredor sabe que vai ganhar um prêmio, uma medalha, um troféu, ou que uma pessoa que lhe é cara sentimentalmente, como filho, esposa, namorada, estão na linha da chegada isto faz com que seu cerebro determine que ele vá até o fim, até as últimas consequências.
Existem corredores que no limite maximo de suas reservas, conseguem se superar devido a sua grande motivação e vão ao extremo do rendimento físico.
Condições podem explicar também a determinação de um maratonista no seu limite máximo como a genética.
O corredor que sabe que treinou muito bem que sabe que seu desempenho na preparação foi muito bom certamente será um dos corredores que tentará ultrapassar todas a barreiras do seu desempenho físico.
Na verdade nosso corpo é comandado pelo cerebro, as condições motivacionais dada pelo técnico pelo personal são de profunda importancia no rendimento do atleta.
boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo.
" a coisa mais fácil para o homem é equivocar-se " Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

sábado, 3 de março de 2012

Conversando com quem corre longas distâncias

O corredor de fundo, o corredor de rua, o maratonista, o jogging, deve ter sempre um norte para seu desempenho fisico e emocional ser satisfatório assim escrevo algumas sugestões, acredito uteis.
Preliminarmente um exame médico em esforço, uma avaliação cardiológica, a rodagem ideal é de 11 a 15 km, correr em terreno acidentado, montanhoso, é fundamental, evidenciar nos dias que antecedem uma competição um treino ou dois de fartleck, treinar em percursos de terra é positivo, vez ou outra correr no asfalto é benéfico pois permite um bom atrito, dando uma corrida mais econômica, sem que o nível de "steady state " seja ultrapassado.
Muitos técnicos, personais, treinadores temem terrenos duros como o asfalto entretanto o uso de tennis adequados e ritmos programados podem deixa-los mais tranquilos com relação a lesões.
A temida canelite surge principalmente devido a impactos ou acelerações em descidas, subidas, escadas, paralelepipedos, obrigando o uso da ponta dos pés a bater com muito impacto o solo, e consequentemente a forçar o músculo da canela ( sim o músculo da canela, ele existe ) causando assim a irritação dos nervos, menbranas entre o osso e o músculo. É dificil eliminar as dores de uma canelite, seu tempo de recuperação é lento e demorado, uma das formas alem dos procedimentos médicos é encurtar as passadas evitar corridas rápidas, o problema é sanado.
Quando o atleta treina de uma determinada forma, seu corpo habitua-se ao trabalho atingindo eficiência, desde que o aumento da intensidade seja bem gradual.
Ninguem deve fazer  treinos  de velocidade após correr longas distancias isto é iconcebivel e prejudicial fisiológicamente.
Após uma competição desgastante como uma meia maratona, uma São Silvestre, faça um trote leve, ligeiro no dia seguinte.
Na preparação para um corrida de rua de 10 ou 15 km que voce considera importante, faça 5 a 6 dias antes do evento uma corrida para valer ( para tempo ) na distância de 6 a 8 km.
Tenho observado em estradas aqui da zona leste e no ABC, atletas na mão e direção do
trânsito, isto é absurdamente errado, pois o corredor não vê que vem atrás de si e pode ser atropelado.
O repouso é uma dos fatores mais importantes para qualquer corredor, o principal treino é o sono, e é tambem um investimento a longo prazo.
vou terminar nossa conversa com alguma orientações:
Atletas iniciantes devem fazer um treino diário, corredores mais experientes dois treinos diários.
Longa distancia ou aquele longão de fim de semana deve ser de 20 a 30 km.
Média distância  12 a 16 km
Curta distância 6 a 8 km
Pausa em um treino longo, trotar ou caminhar 4 a 6 km.
Boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo
" A primeira necessidade de um homem, comunicar-se " Madre Teresa de Calcutá" 1910/1997 religiosa

sexta-feira, 2 de março de 2012

A moda é falar sobre qualidade de vida

Realmente, todos falam sobre qualidade de vida, palestrantes, médicos, professores a os meios de comunicação a sociedade em uníssono fala sobre qualidade de vida, eu mesmo por varias vezes fiz varias palestras sobre o tema.
O assunto é muito sério e todos falam, orientam, induzem as pessoas a procurarem ter um linha de qualidade de vida.
Faço algumas indagações como por exemplo, um individuo que todos os dias ao invéz de fazer uma atividade física fica deitado, não faz nada, então dizemos que ele é sedentário, ora será que o sedentarismo tambem não é qualidade de vida ? Embora não sendo qualidade de saúde ele não está tendo qualidade de vida no seu âmbito particular, ou então aquele senhor aposentado que passa os dias jogando milho para os pombos na praça ou fica com colegas de sua idade todos aposentados, jogando cartas ou dominó, todos dirão ele não está tendo qualidade de vida, Ainda existe o individuo que vai todos os dias a um bar e toma alguns " drinks " provavelmente entrando no vicio do alcool, então o comentário é o mesmo falta de qualidade de vida.
Todos procuram indicar a necessidade de termos qualidade de vida, será que o fato de uma pessoa fazer o que lhe é agradável não significa qualidade de vida..
Acredito que devemos mudar o termo qualidade de vida e começarmos a induzir as pessoas a terem " qualidade de saúde ".
O prazer que uma pessoa tem em alguma coisa que faz é qualidade de vida para esta pessoa, entretanto o que é qualidade de vida para ela pode não ser para outros.
Devemos fazer uma linha divisória entre qualidade de vida e qualidade de sáude, uma não tem nada a haver como outra.
Acredito que a melhor qualidade para se viver é a sáude e não a qualidade de vida de cada um.
As vezes uma atividade que consideramos prejudicial para nós pode ser muito benéfica para outros, assim devemos enfantizar a saúde que é o grande passaporte para a vida mais duradoura e feliz.
O fundamental é termos qualidade de sáude.
" O privilégio de uma vida é ser quem voce é " Joseph Campbell 1904/1987 Educador norte americano.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Despedida do Adhemar Ferreira da Silva

Estes dias conversando com meu amigo Amadeu Armentano, ilustre poeta, advogado, diretor da Corpore, um apaixonado por atletismo e com o Cacá emérito jornalista da Band, falavamos sobre um  particular amigo que tivemos em comum o grande triplista brasileiro, medalhista olimpico por duas vezes em Melbourne 1956 e Helsinque 1952, com suas estrelas amarelas lembradas na bandeira tricolor do São Paulo F. C.
Resolvi dar uma pesquisada nas participações olímpicas do Adhemar, e me chamou muito a atenção no livro Brasil Olimpico um detalhe escrito esmeradamente pelo ilustre jornalista Caetano Carlos Paiolli da Fundação Casper Libero, a quem devemos muito dos nossos conhecimentos na área esportiva especialmente para mim no atletismo.
O Paiolli fala da última participação olímpica do Adhemar em Roma 1960  no Estádio Olímpico de Roma.
O nosso atleta , de uma magnitude carismatica impar era um dos atletas olímpicos mais observados pelo mundo todo e pelo publico presente naquela Olimpíada
Adhemar dirigido tecnicamente pelo saudoso Gerner, técnico do São Paulo F.C., a marca minima exigida  era de 15m50, estavam disputando a prova do triplo 41 atletas sendo que 15 seriam classificados, Adhemar obteve 15m61 nesta primeira seletiva olimpica do triplo qualificando-se entre os 14 melhores atletas para a semi final a tarde por volta das 14.45h.
A tarde no primeiro salto ele estabeleceu 14m87, no segundo queimou, no terceiro obteve a marca de 15m07 e assim foi desqualificado, pois sòmente os seis primeiros poderiam continuar na prova.
Neste momento ocorreu um fato inédito, nosso idolo inconteste, foi se despedir do publico e com a bandeira do Brasil deu uma volta pela pista de 400m acenando para todos que o aplaudiam, afinal ele era o grande idolo do atletismo e bi campeão olímpico.
A partir de então credita-se ao nosso Adhemar Ferreira da Silva a criação da tradicional " volta olímpica ".
Como em nosso querido Brasil, poucas falas se dá a História, e apenas valorizamos estórias, nossa cultura e educação esportiva está em decréscmo, fiz questão de citar este  fato em meu blog, que certamente poderá ser guardado e possivelmente aproveitado principalmente  pelos adeptos do atletismo.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" Nós poderiamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons " Sigmund Freud 1856/1939
psicanalista  austriaco.