sexta-feira, 30 de setembro de 2011

mulheres correndo longas distâncias

Sempre treinei mulheres em provas de longas distancias, pois elas apresentam uma condição formidavel para boas performances.
Na primeira São Silvestre feminina, inscrevi minha atleta Rosa Maria Aparecida de Sousa  na prova e seu desempenho foi muito bom.
A primeira vez no Brasil que houve uma prova de 3000 m rasos, feminino aconteceu no Esporte Clube Pinheiros e a vencedora foi a minha atleta Valdete Constantino correndo pelo General Motors Esporte Clube de São Caetano do Sul, jogando por terra a propalada idéia que mulher não poderia correr longas distancias, aquí no Brasil.
Em 1986 uma atleta grega chamada Helpomene, correu a Maratona dos Jogos Olimpicos, em Atenas  completanto a prova em 4 horas e trinta minutos.*
Em 1918 no dia 28 de agosto Marie Louise Ledru correu a Maratona dos Jogos Olimpicos de Paris chegando em 38º lugar *
em 1926 a atleta da Inglaterra Violet Percy correu a  Poytechincic Harrier´s Marathon fazendo 3:40:22*
em 1928 nos Jogos Olmpicos da Holanda em Amsterdan, incluiram a prova dos 800m rasos no programa atlético, as tres    prmeiras classificadas bateram o recorde mundial da distancia porém desmaiaram na linha de chegada, a organização dos Jogos suspendeu esta prova para mulheres.*
em 1967  Kathrine Switzer entrou na maratona de Boston, e correu com o n° 261, pensava-se que era um homem, o diretor da prova Jack Sample tenta tira-la da prova porém não teve exito, A Confederação de Atletismos dos EEUU a suspendeu por quatro motivos:
correr mais de 2400m, distância máxima permitida para mulheres
inscrever-se de modo fraudulento
correr ao lado de homens
correr sem acompanhante*
A participação de mulheres em provas longas começou a crescer e o número de corredoras foi aumentando como podemos ver nos dias de hoje.
A mulher devido a sua conformação física e resistência emocional tem condições de melhores perfomances que o homem embora sua força seja menor.
Aproveito o dia de hoje para cumprimentar todas as Secretárias pela data.
boas corridas
Carlão

* a fonte de alguns dados são do livro Maratona :Ayrton Ferrreira editado em 1984
FERREIRA, Ayrton,1936
Maratona.Salvador. Bureau, 1984 CDD-796 CDU 796.092

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O bem estar do corredor

Estados dolorosos durante a corrida são diminuídos pela ação das endorfinas e encefalinas que o nosso organismo produz, são analgésicos, é logicamente uma produção endógena diferentemente da morfina que é exógena.

Quando o individuo corre, mesmo em steady-state (estado de equilíbrio) em determinado momento ele se cansa, é neste ponto que ele passa a sentir dores musculares e também passa a ter intranquilidade emocional.

O corredor que treina diariamente com um bom controle dos seus batimentos cardíacos evidencia bem estar, uma condição psicológica positiva, bom humor, seus níveis de estresse diminui, do estado de estresse ele passa para o estado de eustress (resultados de acontecimentos positivos).
Quando a pessoa está em estado de estresse, ela entra em situações de desequilíbrios do corpo e da mente, portanto a corrida bem orientada, bem planejada passa a ser um elemento preventivo para a saúde.

Os benefícios da corrida começam a se manifestar no corredor que a partir daí demonstra auto confiança sentimento de auto estima, seu raciocínio passa a ter melhores condições quantitativamente e qualitativamente.
O cérebro nosso grande consumidor de oxigênio, funciona com mais eficiência, demonstrando que o corredor está bem psicologicamente.
Dosar a forma de correr, planejar, programar, é significado da inteligência e da qualidade do corredor.
A chave para tudo isto que você leu chama-se controle da ansiedade.
Como dizia Abraham Lincoln, o nível de felicidade é medido por um grau de decisão de ser feliz. Ora, ser feliz é uma proposta de vida, e não um lance do acaso. Seremos estressados se nos deixarmos ser.
Eustress foi um termo criado pelo endocrinologista Hans Selye em 1975. A palavra define um tipo de estresse que é saudável ou fornece um sentimento de satisfação ou outros sentimentos positivos. Sendo assim, o eustress é uma manobra para explorar ganhos potenciais. A palavra é composta de duas referências. “Eu” que significa “bom” ou “bem” em grego. Conectada à palavra “stress”, trata-se de um bom estresse.

GRANDES IDOLOS NO CARVÃO

As competições de atletismo em São Paulo nas décadas de 40 50 e 60 eram competições que lotavam os clubes como CRTietê. Esporte Clube Pinheiros, Associação Desportiva Floresta hoje Espéria, não tinhamos na época nenhuma pista de material sintético, nem se pensava nesta idéia.
Os clubes nos finais de semana ficavam lotados, com grande publico assistindo competições de atletismo, tinhamos no estado de São Paulo, duas divisões, uma divisão que congregava os clubes da capital e outra  com os clubes do interior.
Cidades como Campinas, Santo André, Jundiai, Ribeirão Preto, Santos tinham excelentes equipes com atletas de altissimo nível, acontecia o mesmo na cidade de São Paulo o nível era tambem muito alto com Pinheiros,Tietê, Floresta, Ás de Espadas.
O atletismo era uma febre, barreiristas como Pedro Henrique Camargo de Toledo (Pedrão depois técnico do atleta João Carlos de Oliveira) Clovis Nascimento ( depois técnico de Nelson Prudêncio )  Carlos Mossa um recordistas nos 110 s/b( pai da jogadora de volley Vera Mossa) atletas como Jurandir Yene nos quatrocentos, Atilio Denardi Alegre no meio fundo, Cleomenes Cunha decatleta e professor de Educação Física na Marinha, Odete Valentim Domingues nossa melhor arremessadora e lançadora, esposa do saudoso quatrocentista Argemiro Roque, a inesquecivel Elizabeth Clara Muller, Maria José de Lima, Vera Trezoitko, Wanda dos Santos barreirista olimpica em Londres, os lançadores e arremessadores Sergio AntonioThomé , José Carlos Jacques, Roberto Chap Chap, o fundista Antonio Nogueira Azevedo, Anubes Ferraz nos 400, outro fundista José dos Santos Primo, Peter Ostermayer que foi olímpico pela Belgica, escreveria inúmeras paginas lembrando nomes de atletas que fizeram de São Paulo, o centro mais adiantado do atletismo brasileiro.
Hoje temos pistas de material sintético, estágios internacionais, patrocinios, viagens aéreas, na época viajavamos pelo Brasil de onibus ou de trem na Santos-Jundiai (de madeira) saindo da Estação da Luz, às vezes nos Jogos Abertos do Interior era mesmo de caminhão aberto, as nossas sapatilhas eram feitas pelo Genzo Hara alí perto do Mercado Municipal, não temos mais publico, temos apenas dois ou tres nomes de atletas como referência, o que está acontecendo?  Aonde estão os valores ?, nem educação esportiva temos, é uma pena, pois para pensar em Jogos Olímpicos que estão por advir, deveriamos como em um passe de mágica, materializar os valores de  quatro décadas ou mais , que faziam um atletismo serio, dentro da filosófia Olimpica, como Major Padilha, finalista olímpico nas barreiras, correndo no carvão.
boas corridas
Carlão

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Tenho muito orgulho em ter em meu acervo, livros de autores que considero importantes para a minha formação como treinador de atletismo. Hoje fazendo uma consulta  sobre corridas, deparei com uma obra que para mim é uma preciosidade, o  Diario do Corredor, me ofertado  em 1985 em Salvador,  Ayrton engenheiro, autor, maratonista e sem dúvida alguma uma figura impar no cenário do atletismo brasileiro, folheando, este tão importante livro do amigo baiano, reli alguns fatos curiosos acontecidos nos Jogos Olímpicos e assim tomo a liberdade de passar para meu  blog.
Na Olimpiada de 1964 em Toquio (Japão) os japoneses apontavam que na Maratona, um dos seus representantes o atleta Kokichi Tsuburaya era um dos francos favoritos para vence-la.
Entretanto o atleta representante do Sol Nascente, ficou com a medalha de bronze, obteve o terceiro lugar.
A sua angustia foi tão grande que acabou fazendo "Hara Kiri" deixando uma mensagem em que se desculpava por ter decepcionado o seu país.
Nos Jogos Olímpicos acontecidos em Paris em 1924, um padre ingles chamado Lindell, venceu a prova dos 400 metros rasos, entretanto este atleta inscrito para correr o revezamento 4 x100 acabou não participando e impedindo que  a Inglaterra vencesse a prova, sua religião não permitia atividade aos domingos e a prova aconteceu em um domingo, fatos contidos no Diário do Corredor.
Certa feita eu estava na cidade de Praga, Republica Checa, acompanhando o congresso técnico da Maratona de Praga na qual levei atletas quando me deparei com meu maior idolo, na sala do Congresso Técnico, não é necessario dizer da emoção ao ver na minha frente aquela figura tão importante. 
Emil Zatopeck a " Locomotiva Humana " vencedor de tres provas olímpicas, idolo mundial, um ícone do atletismo. Após a invasão russa em seu país, foi obrigado a trabalhar como  "gari"  coletando lixo pelas ruas de Praga, uma verdadeira blasfemia orquestrada pelos invasores da URSS.
Posteriormente ele e sua esposa Dana, tambem medalhista olimpica no lançamento do dardo foram recolocados em seus merecidos lugares na sociedade em que viviam.
Vez ou outra é muito bom recordarmos " coisas " do atletismo.
Boas corridas
Carlão


  

domingo, 25 de setembro de 2011

PRESSÃO ARTERIAL

As pessoas tem uma grande preocupação com sua pressão arterial. e ela é sempre motivo para medições constantes e às vezes até para regimes alimentares.
O sangue circula pelo nosso corpo pelas arterias pelos vasos sanguineos, esta circulação está sempre sob pressão. As batidas do coração que funciona tal qual uma bomba empurrando o sangue para frente e criando uma pressão.
A pressão atinge seu máximo quando quando o coração se contrai e depois um nível mínimo quando o coração relaxa. A pressão  máxima é chamada de sistólica e a mínima de diastólica, quando sua pressão é medida os resultados são por exemplo 12 x 7, 14 x 10, 11 x 6 para cada pessoa de acordo com sua situação de pressão a medida pode ter variações.
A medida chamada diástólica ( a mínima ) deve ser considerda como a mais importante, o número que ela apresenta significa a pressão nas arterias quando o coração está relaxado.
A pressão sistólica ( a mais alta ) pode se elevar devido a varios fatores, porém quando a pressão diastólica ( a mais baixa ) se eleva existe algum componente importante a ser análisado por um médico.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a maleabilidade ou flexibilidade por onde o nosso sangue corre. A medida que envelhecemos os condutores do sangue (arterias e vasos) vão se endurecendo ficando mais rígidos devido a formação de esclerose, ao depósito de colesterol e calcio, tornando-se menos sujeitos as mudanças de pressão. Por isso é comum em pessoas mais idosas pressões máximas muito altas e as pressões mínimas normais.
Todo Professor de Educação Física, teve ter condições de medição dos batimentos cardiácos e tambem condições de medição da pressão arterial, tendo sempre a mão um esfignomanometro, uma sugestão que recebi quando estagiario do Celafiscs há mais de 35 anos sugestão dada pelo amigo Dr. Matsudo criador deste estupendo centro de estudos.
O Professor de Educação Física tem as mesmas de um médico pois ambos são resonsáveis pela saúde, principalmente de que corre de quem caminha.
Boas corridas
Carlão

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A maratona mais linda do mundo

Boston é uma Maratona inesquecivel, um verdadeiro templo das Maratonas de todo o mundo.
Ela foi criada em 1897 inspirada na Maratona de Atenas que aconteceu no ano anterior em 1896.
Na primeira edição participaram sòmente  pessoas não propriamente atletas, mas operários, agricultores sem condição técnica alguma, alguns com sapatilhas feitas  em casa, outros correram de sapatos.
Na primeira Maratona de Boston, o vencedor foi Phon J. McDermot de Nova York com o tempo de 2h55'10".
Com o decorrer dos anos o percurso fo modificado como fazemos com a São Silvestre, a Maratona de Boston sempre tem a largada às 8:00 h da manhã por ocasião do feriado do Patriot´s Day no pequeno lugarejo chamado Hopkinton precisamente em Hayden Rowe Street, indo para Prudential Center de Boston,  um percurso dificil com numerosas colinas altos e baixos que realmente provoca situações de riscos musculares nos atletas participantes.
A possibilidade de classificar-se para a Maratona de Boston é muito dificil pela exigência técnica dos seus organizadores, com relação a tempos obtidos preliminarmente.
Nomes famosos participam desta linda Maratona, entretanto para mim o atleta que marcou Boston, foi Bill Rodgers dos EEUU. em  1980, secundado pelo atleta italiano  Marco Marchei  hoje jornanlista e amigo de longa data.
Para cada pessoa o gosto e as predileções podem ser diferentes, para mim em termos de Maratonas acho linda a Maratona de Boston, como acho marcante a Maratona de Nova York, ou espetacular a Maratona de Praga. O importante é que o mundo do atletismo tenha a possibilidade de contar com dezenas de Maratonas, todas elas muito importantes no intimo de cada um de nós, dando oportunidade para todos os diletantes de provas pedestres, afinal gosto não se discute.
Boas Corridas
Carlão

ÉTICA

Fugindo um pouco dos da área do esporte em que sempre procuro dar alguma nota, hoje gostaria de repassar para todos os meus seguidores e pessoas que acompanham meu blog, algo muito importante : ÉTICA
Embora eu ministre aulas de ética, coloco-me no meu humilde patamar e gostaria de oferecer principalmente para alguns dos meus seguidores partes de um artigo do Mario Sergio Cortella, de quem sou um profundo admirador.
As palavras do artigo ( em parte ), estão contidas no livro do Mario com o título "Qual é tua obra ?" acredito que poderão servir de norte para muitas pessoas.
Transcrevendo: É impossivel pensar em Ética se a gente não pensar em convivência. Afinal o que é Ética?
A Ética é o que marca a fronteira da nossa convivência, seja com o mercado, seja com os individuos. Ética é aquela perspectiva de olharmos os nossos principios e os nossos valores para existirmos juntos.
Nós humanos vivemos em condominio, nós temos autonomia, porém não temos soberania.
Nós vivemos muitas vezes dilemas éticos:  há coisa que eu quero mas não devo, há coisas que eu devo mas não posso. Há coisas que eu posso mas não quero. Ás vezes  aquilo que voce quer pode ser aquilo que voce não deve.
Portanto Ética são os principios que voce e eu usamos para responder: Quero? Devo? Posso? É preciso remarcar: isto não significa que voce e eu vivamos dilemas. Eles existem,  e serão mais tranquilamente ultrpassados quanto mais sólidos forem os principios que tivermos e a preservação da integridade que desejamos.
" Quem tem principios e valores para decidir, avaliar e  julgar está submetido ao campo da Ética".
Estou sempre a disposição dos meus simpáticos seguidores, pois tenho certeza que como excelentes seres humanos todos procuram um norte chamado " Qualidade de Vida " meus profundos respeitos a eles, seres humanos de altissima qualidade.
Boas corridas
Carlão

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OVERTRAINING (OVT) X OVERREACHING (OVR)

Mais uma vez volto a comentar sobre sindromes que acontecem com nossos corredores,  overtraining (OVT) e  overreaching (OVR).
Overtraining (OVT) é um estado que o atleta apresenta quando faz um treinamento mal planejado, um treinamento sem pausas adequadas para repouso, para a recuperação, excesso de atividades, sobrecargas durante longo tempo, muitas competições e até treinamentos monótonos.
Overreaching (OVR) significa a diminuição do desempenho do atleta, de forma rápida, devido ao excesso de treinamento executado em poucos dias.
No caso do overreaching,(OVR) o atleta apresenta cansaço muscular, queda rápida de desempenho nos treinos e a recuperação pode ser feita em curto prazo, por volta de 15 dias.
Na situação de overtraining(OVT) a redução do desempenho é prolongada tanto em treinos como nas competições, a recuperação é mais demorada e pode demorar meses.
Overreaching(OVR) na verdade é um estado de overtraining(OVT) de curta duração, ele apresenta o resultado de treinos feitos com excessos de sobrecarga em curto espaço de tempo, tanto com atividades de corridas ou com atividades de exercicios de força.
É obrigação do treinador programar em seu planejamento de treinos, pausas adequadas, determinar intensidades sem provocar resultados negativos.
Tanto no caso do overtraining(OVT) como no caso do overreaching(OVR)  o atleta apresenta condições fisiológicas e psicológicas similares.
O mais importante é o treinador usar sempre o equilibrio no planejamento e não se entusiasmar com resultados rápidos dos seus atletas.
" Se quisermos ter uma nação sadía, devemos correr" JOHN KENNEDY"
Boas corridas
Carlão

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COMEÇANDO A COMPETIR

Para voce que decidiu começar a se inscrever em provas pedestres, embora ache que seu nível de corrida ainda é inicial dou algumas sugestões.
Seu corpo ainda não está devidamente adequado para a competição, o medo o receio tornam nebulosas as suas perspectivas de competir.
Conheço pessoas  altamente inibidas em entrar competivamente em uma corrida  mesmo sendo orientadas que apenas caminhem e na hora da prova acham uma justificativa qualquer para não entrar no desafio.
Ás vezes a pessoa está um pouco obesa, isto não é problema, se inscreva no evento e caminhe, ou então nunca competiu e fica com receio de correr e preocupado em não conseguir o objetivo de pelo menos terminar a prova.
Inscreva-se em uma prova e programe a distancia que vai fazer, correndo lento, trotando ou se quiser caminhando, o importante é voce participar, todas as pessoas são capazes.
Use um tennis velho, aquele de todos os dias, não use tennis novo de forma alguma, nos quinze dias anteriores a prova em que voce se inscreveu, faça caminhadas no total dos quilometros da corrida, caminhe, voce caminhando está fazendo um trabalho benéfico para sua saúde e auto estima.
Para os mais inibidos dou uma sugestão, antes da largada coloque-se bem no fim do povão que vai correr, e dada a largada saia caminhando durantes uns 10 minutos, logo depois trote mais uns 10 minutos e vá ultapassando muita gente, cansou de trotar, volte a caminhar, voce sentirá um prazer muito grande em verificar toda a sua capacidade.
Nínguem nasceu campeão ou com um biotipo de corredor, seja um individuo normal, após algumas provas pedestres  voce verá que já conseguiu confraternizar-se com um grande número de pessoas iguaizinhas a voce, pessoas com os mesmos problemas, indagações e duvidas, na verdade tudo mundo procura qualidade de saúde e voce deve estar neste meio.
Boas corridas, boas caminhadas.
Carlão

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CROSS COUNTRY

Nossos treinadores não tem por habito, inserir na periodização dos seus atletas, competições de cross-country, talvez porque nosso calendario não faça tantas provas do tipo.
No período de inverno, principalmente em paises como Portugal, Italia, França, Espanha, são comuns as competições de cross-country que servem como  preparação  para os corredores de fundo.
 Muitos dos meus atletas competiram em provas de cross-country especialmente na Italia, em San Vittorio Olona no Cross de Cinque Muline, onde todos os grande campeões internacionais competiram .
Terreno lamacento, às vezes com neve, sobre um pasto, passando por alguns moinhos ( por dentro ), Grete Waitz de saudosa memória foi uma das grandes vencedoras de Cinque Muline, outros gandes campeões como Carlos Lopes, Mamede, Fava, Gabriela Dório, entre tantos lá correram.
 Participamos representando o Brasil no 14° Campeonato do Mundo de Cross Country em Neuchatel/Colombier na Suissa com uma equipe feminina e uma equipe masculina.
Com José João, Passarinho, Angelica entre outros da equipe brasileira.
No Brasil na década de 70 o técnico da Policia Militar de São Paulo na época Tenente Correia, organizou varias corridas de cross-country, devido a sua excepcional visão técnica em corridas de fundo, haja visto que foi treinador do inesquecivel Romão, e do grande campeão Aluizio, dando um impulso muito grande para o desenvolvimentodos nossos fundistas.
O cross-country serve como  base para o atleta, que correndo em terreno úmido, lamacento, desenvolve uma força adicional e flexibilidade  ao seu preparo físico.
correndo em subidas, saltando sobre valas, podendo desenvolver depois na pista uma corrida mais solta e econômica,  após corridas tipo cross acontece com uma ação mecanica mais energica com menor esforço
Em geral as competições de cross, não produzem a mesma tensão nervosa nos atletas como na pista perante a torcedores o tempo todo.
Não se trata de manter um ritmo como na estrada ou na pista, a corrida de cross-country prepara melhor o sistema cardio respiratório, diminuindo a dívida de óxigenio evitando um estado de fadiga acentuado.
As passagens. sobre riachos, saltar cercas, valas, muros oferecem ao atleta, confiança e sobretudo eficiência.
Quero terminar este blog de hoje com uma frase de EUGENIO MONTALE, premio Nobel de Poesia, que disse: "Amo o atletismo porque é poesia. Se a noite sonho, sonho em ser um maratonista"
 Boa Corridas para todos.
Carlão

sábado, 17 de setembro de 2011

PERCURSO DA SÃO SILVESTRE 2011

Este ano a São Silvestre terá um novo percurso, portanto para aqueles corredores, público e demais entusiastas da principal e importante de todas as provas de rua do Brasil segue o novo percurso:
Largada no MASP na Avenida Paulista
Rua da Consolação -
Rua Rego Freitas-
Avenida Duque de Caxias/ Avenida São João
Elevado Costa e Silva (minhocão)
Igreja Padre Péricles contornando a direita
Rua Marta
Rua Margarida
Alameda Olga
Viaduto Pacaembú
Rua Barra Funda
Rua Carvalho Mendonça
Alameda Nothmann
Alameda Barão de Limeira
Avenida São João
Largo Paissandú
Rua Conselheiro Crispiniano
Praça Ramos de Azevedo ( Teatro Municipal )
Viaduto do Chá
Rua Libero Badaró - contornando a direita
Largo São Francisco (Arcadas) contornando a direita
Viaduto Brigadeiro Luiz Antonio
Av. Marechal Estênio de Albuquerque Lima
Rua Manoel da Nobrega
Rua A. Chohfi
Av. Pedro Alvares Cabral
Praça Tulio Fontoura ( Obelisco do Ibirapuera ) Chegada
BOA CORRIDA,  seja o primeiro brasileiro a estrear e vencer no novo percurso
Carlão

SÃO SILVESTRE DE CARA NOVA

Terminaremos o ano de 2011, com uma nova São Silvestre, desta vez o percurso foi alterado e a chegada acontecerá no defronte do Parque do Ibirapuera.
A mudança deve-se a festa do reveillon logo  após a prova, é uma pena que não consigamos manter a tradição das coisas em nosso pais.
Os valores materiais que norteiam a sociedade, a importancia de um canal de televisão muito forte, fazem com que a tradicional corrida, passe para um plano inferior.
Infelizmente os prejudicados somos todos nós, a própria Fundação Casper Libero.
Uma festa que reune milhares de pessoas presentes e defronte aos televisores ganha maior repercussão que cerca de 15000 corredores correndo 15 km, muito mal televisados e muito bem transmitidos pela Radio Jovem Pan..
Nossas autoridades esportivas e politicas e tambem a mídia deveriam fazer uma reflexão sobre educação e cultura e desta forma poderiam ver a São Silvestre como um marco importante do esporte brasileiro.
Por isso nosso pais é atrasado na educação, nos valores familiares, no esporte, na evolução das nossas crianças evolução esta que obrigatoriamente passa pelo esporte.
Saudades de um Emil Zatopeck, Lasse Virem,  Fava,  Mora, José João, Bouster, Mamede, Eloy, Rosa Mota, Carmen,  Passarinho, Heino, Palomares, Gomez, Da Mata, e centenas de campeões correndo a noite como idealizou Casper Libero uma noite em Paris assistindo uma prova pedestre noturna, embelezada por lanternas que os atletas carregavam, uma prova patrocinada tambem por um jornal importante como a Gazeta, o Le Monde.
A mudança de percurso já foi definida, vamos torcer para que ela permaneça por muitos anos e que  continue sendo um elo agregador de corredores ,familias, patrocinadores e educadores.
Desejo a todos os corredores que dia 31 estabeleçam o primeiro tempo consagrador do percurso  e que seja de um brasileiro.
Saudades da Avenida Paulista.
boas corridas,
Carlão

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CORRIDA DE RUA NÃO É CIRCO

Com o máximo respeito ao circo que admiro demais, pois são profissionais maravilhosos que povoam nossas mentes de mágica e alegria, quero com bastante veemência dizer que corrida de rua não é um circo.
Hoje em todas as corridas de rua, que são eventos competitivos onde as pessoas se inscrevem e pagam as inscrições, para ter qualidade de saude, ter o lado emocional equilibrado, corredores que participam para adquirir performance, melhorar suas marcas, conseguir bons patrocinios, ter um treino mais adequado se ombreando com atletas de nível mais alto, vemos alguns imbecís, travestidos de noiva, super homen, cangaceiro, e outras coisas que não combinam com o momento.
Todos querem aparecer, levando uma placa de sua cidade, pedindo para serem televisados, um aburdo, Certa feita em uma São Silvestre um destes imbecís, se apresentou com um burro, para correr a prova, lado a lado, felizmente sòmente caberia um burro, ele.
Existe uma forma de aparecer na televisão, nos jornais, até ganhar muito dinheiro, a solução é treinar e fazer uma boa performance, se apresentar como atleta não como palhaço, peço desculpas aos verdadeiros palhaços que merecem todo nosso respeito no picadeiro.
Provas pedestres tão bem organizadas em todo o Brasil, não são lugares  para apresentações ridiculas que alguns profissionais da mídia para terem Ibope, entrevistam e valorizam, deixando inclusive os atletas de lado.
Há alguns anos no Parque Villa Lobos, durante uma competição do Grupo Pão de Açucar, notamos dezenas destes ridiculos fantasiados querendo aparecer depois da prova, estava conversando com meu amigo jornalista e ex atleta Carlos Cavalcante, quando observamos um individuo sentando no meio fio perto de uma arquibancada, para minha surpresa era um dos maiores corredores que o mundo já teve, Carlos Lopes, campeão de São Silvestre, mundiais de Cross, Jogos Olimpicos, ele estava totalmente anonimo, perguntei o que ele fazia alí, Carlos me informou que estava chefiando a delegação de Portugal na prova do Pão de Açucar, que pena um idolo esquecido, entretanto, muitos palhaços, fantasiados estavam aparecendo na TV, ai vai então uma pergunta, onde esta nossa cultura esportiva?, deviamos ter a midia para mostrar o que realmente é o esporte, porem para agregar publico a imprensa às vezes esquece os idolos esportivos.
Talvez poucos jornalistas como meu amigo Carlos Cavalcante ex campeão de salto com vara, pudessem avaliar quem era aquele atleta sentando no meio fio , entretanto alguns ridiculos fantasiados eram bastante visados, afinal o povo sem cultura quer pão e circo.
Seja atleta, corra o seu melhor e aí então apareça.
Carlão

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A melhor receita

Todos nós, procuramos ter uma adequada qualidade de vida, neste objetivo de todos a saúde é o que mais interessa.
O Colegio Americano de Medicina do Esporte, sugere que para uma melhora do nosso sistema cardio vascular, devemos ter uma atividade aeróbia pelo menos 3 vezes por semana, esta atividade pode ter a duração de 30 minutos.
A pessoa de qualquer idade que durante cinco a seis meses fizer exercicios aeróbios de forma moderada, melhora seu consumo de VO2, tem uma diminuição dos seus batimentos cardiacos, correr lentamente, caminhar vigorosamente, faz com que muitos problemas de saúde sejam eliminados.
Voce pode através da atividade aeróbia, melhorar situações como obesidade,  colesterol , pressão arterial, hiperglicemia,  isto também é recomendado para pessoas com problemas oncológicos.
É uma receita para pessoas de qualquer idade, principalmente para idosos, lógicamente uma alimentação baseada em verduras, frutas, grãos, se somarão aos resultados beneficos que advirão.
Caminhe, ou trote todos os dias com frequencia cardiaca baixa ( sinta não estar ofegante ) procure fazer esta atividade em locais agradáveis, arborizados, no por do sol, faça isto com descontração fisica e mental, jogue seus problemas para bem longe, um tenis bem usado, uma camiseta simples, não faça nada de agasalho, hidrate-se um pouco antes e depois do exercicio, não queira se transformar em um atleta, seja uma pessoa normal.
Voce sentirá prazer em viver, isto é qualidade de vida, esta é a melhor receita
Carlão deseja boas caminhadas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SANGUE

Nosso coração, um músculo atuante e fundamental pode bombear 4 a 5 litros de sangue por cada sessenta segundos ( um minuto ) através da arteria aorta.
Para um atleta que corre longas distancias diariamente este volume pode chegar a 18/20 litros, mantendo os batimentos cardiacos em pulsações altas.
Desta forma ele conseguirá uma transição sanguinea mais rápida transportando maior quantidade de óxigênio para as varias partes do seu corpo. ao mesmo tempo seu coração, ficará mais forte ainda, lançando na aorta maior volume de sangue.
A ciência mostra que os músculos dos atletas tem uma rede definida de arterias, enquanto em pessoas sedentarias a rede ten menor desenvolvimento.
Um atleta com o coração devidamente hipertrofiado devido a corridas em equilibrio de óxigênio, pode ter batimentos em estado basal de 30 a 35 batimentos por minuto, sem dúvida um excelente corredor de fundo.
Alguns atletas tem batimentos muito baixos ou muito altos devido a fatores nervosos, psicológicos, ansiedade, desta forma a pulsação não é um índice seguro para mostrar a boa condição do atleta, embora seja uma forma de mostrar a evolução ou não do individuo pelos treinos feitos ou competição realizada.
Através de treinos fortes, duros nossos pulmões ficam mais eficientes, com uma maior capilaridade pulmonar, permitindo que o sangue absorva mais óxigênio.
Para aumentar a eficiencia do corpo exercicios que levam a fadiga, aceleram o metabolismo.
Muitos técnicos usam este principio na expectativa de que o meabolismo acelerado possa contribuir para uma melhor performance, isto na minha opinião é um processo precipitado para se chegar a bons resultados.
Tenho como filosofia de trabalho a corrida lenta e longa para se adquirir resistencia e em um segundo patamar provocar uma exigência de fadiga nos treinamentos do corredor.
É importante citar a necessidade de que toda pessoa que corre, atleta ou não, faça um "check-up" médico e depois então conversar com seu treinador e fazer uma programação.
Boas corridas
Carlão

domingo, 11 de setembro de 2011

WALDEMAR CIERPINSKI

Como nós brasileiros não temos como norma guardar a história, gostaria de mexer nela e reverenciar um atleta que a maioria das pessoas ligadas ao esporte talvez não lembrem, Waldemar Cierpinski, atleta da ex Alemanha Oriental vencedor de duas Maratonas Olimpicas.
Estive com ele e apenas guardei  uma foto e a lembrança agradável um pouco antes da largada do Copa do Mundo de Maratona em 13 de abril de 1986 em Hiroschima foram  momentos inesqueciveis para mim como técnico do Brasil, tendo como chefe da delegação brasileira meu grande amigo Dr. Vitor Kheian Rodrigues Matsudo.
Cierpinski, venceu em Montreal no Canadá em 1976 no dia 31 de julho, com o tempo de 2:09:55 secundado por Frank Shorter dos EEUU com 2:10:46 e a medalha de bronze ficou com Karel Lismont da Belgica com 2:11:13.
Na Olimpiada de 1980 em Moscou no dia 1° de agosto ele venceu novamente a Maratona com o tempo de
2:11:03 a prata ficou com Nisboer da Holanda com 2:11:20 e o bronze com Dzhumanazarov da Antiga URSS com 2:11:35.
Em Montreal,  Lasse Virem vencedor Olimpico dos 5 e dos 10km tambem competiu e terminou em 5° lugar, meu  amigo Franco Fava da Italia terminou em 8º lugar, Dom Kardong dos EEUU não conseguiu bom resultado perdendo nos últimos 10 km.
Em Moscou, Cierpinski fez os último quilometros da prova com tempos abaixo de 3 minutos para cada quilometro lutando contra o mexicano Gomez um dos favoritos e o representante da URSS, Moseiev, o representante da Italia, Massimo Magnani ficou em 8° lugar.
Devemos como admiradores e praticantes do esporte realçar estas figuras que servirão sempre de exemplo  e  ajuda na atividade pedagógica dos nossos jovens estudantes, afinal estes atletas citados não são jogadores de futebol, que a midia reverencia e cultua e que conquistaram medalhas olimpicas para seus paises.
Tendo como exemplo Waldemar Cierpinski, bicampeão olimpico, incentivemos nossas crianças a fazer esporte bem orientado nas suas faixas etárias.
Boas Corridas
Carlão

sábado, 10 de setembro de 2011

O DESENVOLVIMENTO DA CORRIDA PARA O CORPO

Quando  observamos e comparamos dois atletas um  nadador um corredor, em  treinamento com mais de 60 minutos, verificaremos que os sistemas musculares destes atletas reagem de formas distintas, os sistemas respiratório e circulatório do corredor são mais eficientes e mais rápidos do que os do nadador.
O corpo do nadador é auxiliado contra a gravidade pela impulsão da água, no caso do corredor seu coração e seus pulmões tem um trabalho mais intenso, vemos em competições de natação crianças nadando e obtendo resultados excepcionais em duas ou tres vezes na mesma competiçao com tempos que chegam inclusive a níveis internacionais.
O corredor de fundo tem aumentada sua eficiência no sistema circulatório e respiratório com maior rapidez e  uma considerável melhora no seu sistema nervoso. O corredor de longas distâncias a medida que suas quilometragens vão aumentando começa a ganhar auto confiança e evoluindo em um sistema progressivo de  performance.
Utilizando  o peso do seu corpo contra contra a gravidade com o auxilio dos fortes músculos dos seus menbros inferiores ( pernas ) o corredor pode fazer a atividade do seu músculo cardiaco ( coração ) ter um trabalho aeróbio por longo tempo. Quanto maior o  contato  com o solo, melhor será o aproveitamento do sistema circulatório e respiratório o corredor acaba tendo uma corrida mais economica, ritmica, quem corre coordenadamente não desperdiça energia.
BOAS CORRIDAS
Carlão

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TREINOS EM PISTA

Para um corredor começar a treinar em pista, é de fundamental importância uma preparação básica ( a base de sua pirâmide ), sem isto os resultados não serão adequados aos objetivos propostos.
Quando os treinos começam é necessario que o corredor seja informado pelo técnico, pelo personal, pelo orientador, o que será feito, sempre baseado nos treinamentos anteriores já feitos positivamente.
O ritmo de treino na pista deve ir aumentando paulatinamente, sempre levando em consideração a "endurance" adquirida pelo atleta no seu período de base, período inicial.
É importante que nesta fase os treinamentos anaeróbios sejam incrementados, com repetições rápidas (sprint)
corridas descontraidas, e fazer " testes".
A "endurance" já adquirida é fundamental para que o corredor, possa manter o ritmo necessário para sobre a distancia que vai correr nos treinamentos
Muitos corredores cometem o erro de correrem muito forte antes da recuperação total ( que deve ser observada pelos batimentos cardiacos iniciais), nesta situação alguns atletas podem não se sentir muito cansados e mesmo assim não conseguem acompanhar os outros atletas no treino, criando indagações.
No início do treinamento em pista é importante se observar que o esforço não deve ser máximo, o ritmo do treino vai se aumentando gradualmente a cada dois dias, preferencialmente em distancias que podem variar de 100,120,150 metros ( totalmente anaeróbias), o treinador nesta fase vai observar a mecanica de corrida em ritmo intenso orientar o atleta para correções através de educativos de corrida ( eu particularmente sigo a escola alemã), a falta de controle da velocidade pelo treinador conduzirá a problemas durante as competições com alternâncias irregulares no ritmo de corrida competitiva.
Quando a programação de treinamento ( planilha ) está sendo seguida dariamente pelo treinador, este deve sugerir tempos de corridas ( tiros ) dentro das possibilidades de cada corredor, mais adiante durante as competições como por exemplo uma São Silvestre, uma meia maratona, o atleta deverá correr dentro dos tempos previsto para a competição.
Seguindo estas normas, programei para uma atleta minha na Maratona de New York um tempo estimado em 2h 37' e 30 segundos, o ritmo da atleta foi perfeito e ela fechou a maratona com apenas 10 segundos fora do previsto.
O grande problema é que muitos orientadores de corredores de fundo, trabalham empiricamente, "chutando" tempos e distâncias, logicamente estou me referindo a pessoas leigas na área.
Em cada ínicio de treinamento o corredor deve antes de começar a correr receber a orientação do treinador do que deverá fazer, e o porque fará, esforços dessnecessários devem ser evitados.
Por isto algumas vezes me manifesto contra planilhas feitas em revistas especializadas, pois o treinamento deve ser "olho no olho" fazendo um follow-up do atleta, estou me referindo a quem treina com objetivos de resultados, cada corpo humano é um universo, portanto diferente um do outro;
Boas corridas na pista de atletismo.
Carlão

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ONDE ESTÁ O CREF DO RIO DE JANEIRO ?

Em novembro vai acontecer uma corrida ou varias corridas no Aterro do Flamengo, a Corrida da Acadêmias.
Esta atividade, está aberta para crianças de 3 anos de idade que  correrão  25m, 4 anos que  correrão 50 m, 5 e 6 anos 100m, 7 e 8 anos 200m, 9 e 10 anos 300m, 11 e 12 anos 400m.
Isto é um verdadeiro absurdo que coloca todos nós professores de Educação Física, Técnicos, em uma posição de irresponsabilidade.
Fazer crianças desenvolverem uma corrida em velocidade prolongada é uma total falta de conhecimento, uma atitude de irresponsabilidade,  que pode colocar estas crianças em perigo na corrida, e provavelmente dentro de alguns anos, quando estiverem na puberdade.
O coração de uma criança não é preparado para isto, o coração de uma criança deve ser hipertrofiado adequadamente por um trabalho em steady-state, criança deve correr longo e lento, nunca um absurdo que estamos vendo na divulgação do evento.
Será que o CREF ( Conselho Regional de Educação Física ) do Rio de Janeiro não fiscaliza esta irregularidade com a saúde de crianças ou sòmente se Educadores dão aulas com registro.
O entusiasmo em fazer um evento, a possibilidade de auferir ganhos, usando crianças, e com o desconhecimento das normas fisiológicas, nos leva a este estado colocando nossa profissão de Educadores Físicos em dúvida.
Quando recebi o e-mail me comunicando do evento, imediatamente  respondi, fazendo um comentário sobre o fato.
Será que a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, tão bem dirigida pelo Prof. Carlos Alberto Lanceta aprova este absurdo, não acredito, será que o CREF do Rio de Janeiro está à par deste evento.
Nós brasileiros, temos o péssimo habito de abaixar a cabeça para tudo, talvez com isto tambem baixemos a cabeça, por falta de competência.
Srs. Pais, não coloquem suas crianças em risco, colocando-as para competir fazendo um esforço inadequado para a idade, nenhuma medalha vale a saude de hoje e do futuro dos seus filhos.
Tenho certeza que todo professor registrado no CREF, não concorda com este absurdo.
Corrida deve ser uma atividade de saúde não de perigo.
Carlão

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Parabéns!!!




7 de Setembro, Independência do Brasil e aniversário do Zé. Parabéns para este incrível amigo, chefe de família, empresário e meu ex atleta. Sua primeira competição foi em 18 de dezembro de 1976, preliminar da São Silvestre e sua última competição foi em 23 de maio de 1992 na cidade de Piedade em São Paulo, exatamente vinte e seis anos de participações, vinte e seis anos de dedicação e disciplina, entrega total. 

Cerca de 20 paises visitados por este incrível fundista, mais de 70 provas internacionais, recordes brasileiros nos  5 km e nos 10 km
em pista, Jogos Olímpicos em Los Angeles, Jogos Pan Americanos na Venezuela.

O  empresário José João da Silva organizou e muito bem a 10º edição do Troféu da Independência do Brasil, numa manhã de temperatura agradável, milhares de pessoas correndo, caminhando ou assistindo o evento.

Para mim seu ex técnico fico muito orgulhoso e sensibilizado pelo acontecimento. As presenças de Jéssica sua esposa e do se u filho Gabriel, quase mais alto que o pai, rever os amigos Coquinho, Parreiras, João Altério,  o Bill - irmão do Zé, Luiz Carlos Fabre ex pugilista campeão mundial e sua esposa. Dedé grande técnico de atletismo, o show de locução do fantástico Chicão sempre gentil, o Renato - sócio do Zé preocupado com a qualidade do evento e ainda dezenas de corredores amigos, muitos iniciantes. Foi uma bela festa, não estou preocupado em falar da classificação dos corredores, mas sim do Zé, meu leal amigo que com toda sua simplicidade e humildade atendeu a todos, chegou a correr um pouco comigo na altura do quinto quilometro.

Parabéns Zé, o seu sucesso é garantido pela  sua maneira de ser, um exemplo para todos os atletas que conheci aqui e no exterior.

Espero estar contigo muitos e muitos anos em todos os seus aniversários.



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POSIÇÃO ADEQUADA PARA CORRER

Em toda a corrida o objetivo principal do corredor é ter um bom desenvolvimento mecânico, nesta circunstância o principal é a descontração que permitirá seu desempenho mais adequado.
Seus quadris devem sempre estar um pouco avançados para que os joelhos possam elevar-se adequadamente.
A cabeça  deve ser posicionada com o olhar para frente, quando o corredor abaixa a cabeça seus quadris ficam para trás prejudicando o desenvolvimento da corrida. Os braços e as pernas devem ter as ações de forma coordenada, os braços quando se movimentam lentamente farão com que a passada tambem seja com um ritmo lento.
A forma contraida das bochechas, braços, ombros, mãos apertadas, farão com que o corpo do atleta sofra um balanço lateral, prejudicando o apoio do corpo sobre as pernas, impedindo o impulso para frente.
Quando o corredor sofre o balanço lateral citado ele não está correndo descontraido, porque seu torax fica tenso, o mesmo acontecendo com os músculos dos braços.
Pescoço forte, peitorais avantajados, braços fortes do corredor fundista, na minha opinão prejudicam seu desenvolvimento pleno.
Quando o corredor de fundo corre em um terreno ingreme, montanhoso,  sua ação de corrida deve ser descontraida, cabeça para frente, quadris um pouco avançados, procurando empurrar os dedos dos pés, os joelhos devem se elevar, para melhorar o centro de gravidade.
Em uma subida a corrida deve ser gradual, portanto o corredor não deve enfrentar súbidas se não estiver devidamente preparado para elas.
A corrida na descida deve ser ritmada e descontraida, não havendo resistência na descida os músculos do corpo sentirão um efeito de endurecimento, especialmente. estomago, tornozelos, e pernas.
Os efeitos da corrida em descida são parecidos com uma corrida rápida, este tipo de treinamento pode ser feito durante um período de dois meses, para o corpo se adaptar.
Minha sugestão é que neste período o corredor faça de 130 a 140 km semanais de percurso em estradas de terra.
Boas corridas
Carlão


ABDOMEN DO CORREDOR

Normalmente o atleta fundista não possui volume abdominal, O que faz o volume abdominal ser pronunciado em um individuo são os seguintes fatores :
alimentação desregrada, problemas emocionais, a falta de atividade como caminhar ou não fazer exercicios localisados.
O volume abdominal " a barriguinha" acontece devido o aumento da gordura no tecido subcutâneo da barriga.
Esta gordura ali contida pode ser eliminada facilmente com alguns exercicios abdominais e principalmente atividades de longa duração como corridas lentas ou preferencialmente caminhadas vigorosas durante 35 minutos.
A flacidez e fraqueza dos musculos abdominais são os principais responsáveis pela a detestada e feia   "barriguinha" que torna as pessoas deselegantes e com baixa estima.
No abdomen temos os músculos reto abdominais e oblíquos, quando estes músculos atravéz de exercicios ficam hipertrofiados os resultados são muito positivos, entretanto para esta hipertrofia acontecer são necessarios exercicios frequentes.
Com o excesso de tecido gorduroso as fibras se degeneram, relaxam perdendo seu tônus. É de fundamental importância ter uma atividade muscular abdominal, manter uma postura adequada e estética isto ajuda o individuo  apresentar-se com uma figura e mente dentro dos padrões saudáveis.
Os exercicios para o abdomen previnem problemas intestinais, hérnias, hemorroidas, varizes, lesões, ajudam no fortalecimento muscular e tambem  no  equilibrio postural.
A falta de exercicios abdominais causa problemas em todas as idades, a pessoa que se enclausura em um escritório por horas ou fica longo tempo dentro de um automóvel, horas diante do computador ou da televisão, deliciando-se com salgadinhos ou refrigerantes, ganha excesso de gordura no abdomen, que acaba sendo também um problema para uma eventual cirurgia que eventualmente  venha a fazer.
Algumas vezes observo pessoas fazendo exercicio para o abdomen em  pranchas inclinadas, sofrendo pois não consegue repetições, Alguns exercicios abdominais podem ser feitos de maneira mais simples, como por exemplo, cruzar os braços sobre o peito, extender as pernas e pés únidos e fazer uma pequena elevação das pernas em 45 gráus durante 10 segundos, ou mesmo cruzando os braços sobre o peito fazer uma pequena elevação do tronco de aproximadmente 10 cm do solo mantendo-se na posição durante os mesmos 10 segundos, não há a necessidade de usar pesos, voce fazendo estes exercicios dia sim dia não mesmo em casa, observará uma ótima evolução, não há precisa de ir a academia ou a algum parque.
Caminhe ou corra bem lento durante 35 minutos em terreno plano.
Carlão

sábado, 3 de setembro de 2011

A VIDA É UMA VIAGEM

A vida uma preciosidade que ganhamos  o nosso envelhecimento se inicia logo ao nascermos, fica mais evidenciado aos 28/29 anos quando começamos ter um declinio na nossa capacidade vital, os músculos não tão bem condicionados começam a perder o "tonus".
É como se estivessemos fazendo uma viagem de trem com muitas estações a passar, porém sòmente temos um bilhete de ida.
A primeira estação que cruzamos é dos 15/16 anos de idade, a estação onde tudo é sonho, a próxima é a estação é a dos 25/28 anos, quando realizamos grandes conquistas, casamento, carro novo, término da universidade, um bom emprego, profissão definida, desabrochar da vida. A próxima estação, é a dos 40 anos,  onde começa a análise de tudo que fizemos, tudo que conseguimos, que conquistamos, muitas alterações, troca de emprego, alguns trocam até de mulher é a estação das mudanças das reviravoltas.
Chegamos na estação dos 60 anos, colheita de tudos que plantamos, declínio físico, cabelos brancos, muitas rugas, bastante atividade intelectual, nesta importante estação a espiritualidade fica mais aflorada e nas próximas estações se o nosso bilhete permitir vamos em busca do equilibrio, manutenção da sáude,  cuidados com nosso físico que é a nossa melhor casa, corridas, caminhadas, pedaladas, dar conselhos, exemplos.
Esta é a viagem natural do trem da vida, é um percurso, uma maratona incrivel, maravilhosa, portanto curta bem o passeio.
aproveite o bilhete que voce recebeu para a ida., pois não sabemos se teremos um bilhete de volta.
Carlão

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O BRASIL DAS FABIANAS

Realmente neste últimos dias  o Brasil se tornou o pais das Fabianas, um Brasil mais forte, graças a estas
 atletas que fizeram a nossa bandeira tremular mais alto e tambem o ineditismo do primeiro lugar  no podium de dois Campeonatos Mundiais.
Primeiramente a Fabiana Murer no salto com vara no Campeonato Mundial de Atletismo em Daegu, batendo de forma consagradora a russa Helena e depois nas águas de Bled, a tambem consagradora vitória da outra Fabiana a jovem Beltrame que no skiff simples- leve vencendo com quase dois barcos de vantagem o Campeonato Mundial de Remo.
Como nós somos um povo que adora esportes, mas não valoriza seus idolos fora do futebol, seria interessante que a midia, divulgasse mais o feito destas duas atletas dignas representantes do  Brasil, e que tambem comentassem resultados de eventos como o atletismo, o próprio remo, rugby, xadrez detalhando tudo, explicando para o povo em geral por exemplo o que é uma prova de steeple chase, 400 metros sobre barreiras, lançamento do martelo, remo com patrão, sem patrão, skiff  cheque pastor, e tudo que se refere a esportes pouco divulgados e que só o são quando acontece uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial, alias duas vitórias importantissimas.
Não sei quem é o treinador da nossa Fabiana Beltrame campeã mundial no remo, no atletismo sei porque sou amigo do Elson Miranda treinador e responsável pelos excelentes resultados da Fabiana no salto com vara agora campeã mundial.
Cabe a imprensa de maneira geral também colaborar na educação dos nossos jovens que tem o esporte como a chave para se viver bem, sem drogas, sem violência, tendo sem dúvida como norte, duas medalhas de ouro conquistadas pelas nossa Fabianas Campeãs, vamos aproveitar este momento e fazer deste lindo acontecimento inédito uma ferramenta para a cultura e educação esportiva no Brasil.
Afinal imprensa é educação é cultura.
Carlão

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

hoje é comemorado o dia do professor de Educação Física, como um dos milhares de professores de Educadores Fisicos espalhados pelo Brasil, cumprimento a todos  desejando que  nossas autoridades da Educação e da Politica lembrem desta honrosa profissão, o Professor de Educação Física é responsavel pela sáude ,atividade esportiva de milhões de jovens estudantes, atletas, especiais, idosos,  deve sem dúvida alguma  um dia ter seu reconhecimento com melhores salários, qualidade de vida, e principalmente respeito daqueles que os dirigem.
Quero lembrar e cumprimentar os meus ex professores da FEFISA, onde tive a oportunidade e felicidade de estudar,cumprimentar tambem meus colegas de profissão que sempre me deram apoio na minha atividade profissional, como técnico de Atletismo, Professor Universitário, Personal, Gestor de Clubes.
Enfim torcer para que nossos  dirigentes esportivos, como presidentes de Federações,  Confederações, Secretários de Esportes, Executivos de Clubes, Associações,  tambem sejam Professores de Educação Física.
Parabéns a todos .