domingo, 31 de julho de 2011

QUEM NUNCA CORREU

Quem nunca correu  pode começar a correr em qualquer idade, o corpo precisa se adaptar a atividade física, antes de qualquer exigencia para uma corrida de longa distancia.
Para que uma pessoa decida correr e escolher qual a distancia a enfrentar, por quanto tempo irá correr, esqueça quilometragem, qual o terreno que vai pisar.
Uma pessoa sedentária não deve decidir correr por um impulso momentâneo, deve adequar-se  fazendo uma avaliação médica preferencialmente com um médico da área do esporte. Após isto deve iniciar a atividade com caminhadas diárias em ritmo lento por volta de 30 a 40 minutos.
Caminhar é a maneira mais saudável e segura para começar a prática de corrida longa, exercicios localizados para braços pernas e abdômen com alongamentos antes e depois da atividade, são recomendados isto serve de prevenção a possiveis lesões.
A caminhada deve ser feita durante duas semanas sendo que nos últimos 7 dias ela pode ser mais intensa e ritmada.
O nosso futuro corredor deve praticar caminhadas todos os dias. Esta etapa inicial é a garantia de segurança
física e psicológica, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres de qualquer faixa etaria podem iniciar-se nesta prática  e em breve tempo começar a inscrever-se em provas de rua.
Alem do objetivo de começar a correr seu corpo terá uma redução de gorduras sanguineas evitando o aumento do colesterol, evitando a arteroesclerose, melhorando seu tônus muscular e melhorando sua atividade respiratória, evitando o aparecimeno de varizes pois sua circulação venosa será melhorada. Haverá uma melhor e positiva distribuição de óxigênio para os pulmões, coração e cerebro, consequentemente  terá uma melhor qualidade de saúde, acho que o termo melhor qualidade de vida está muito batido, fica mais adequado e positivo uma melhor qualidade de saúde.
Portanto você que nunca correu faça esta experiência positiva que não deixa de ser um grande prolongamento de sua vida. Comece a correr e viva melhor com alegria e positivismo.
boas caminhadas e boas corridas.
Carlão

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ALGUMAS QUALIDADES FÍSICAS

Para corredores e atletas em geral o conhecimento de algumas qualidades físicas podem ser interessantes, afinal o corredor não é uma maquina feita apenas para correr e fazer o que lhe é determinado. Seus conhecimentos devem ser sempre melhorados e sua cultura faz parte do seu sucesso, por isso algumas orientações sempre serão importantes, principalmente para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhece-las, nos bancos escolares, sendo assim vamos lá:
FORÇA: é o produto da massa x aceleração, depende da coordenação,motivação,seção transversa do músculo, viscosidade.número de fibras, sistema nervoso central.
COORDENAÇÃO: Qualidade de sinergia que permite combinar a ação de diversos grupos musculares, para a realização de um movimento com eficacia e economia.
VELOCIDADE CONTRÁCTIL DA FIBRA MUSCULAR: É a quantidade máxima de trabalho que pode ser feita no menor tempo.
MOBILIDADE ARTICULAR: É a capacidade de mover as articulações nos seu limite mais amplos
ELASTICIDADE: É a capacidade do músculo se alongar e voltar a sua forma primitiva e se mantendo em suave tensão.
FLEXIBILIDADE: Tem uma intima relação com a possibilidade de movimentos das diversas articulações, implica em elasticidade que é a qualidade muscular e em mobilidade que é a qualidade articular pode ser entendida como a soma das mobilidades articulares.
CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: É a maior quantidade de oxigênio que o nosso fundista consegue captar do ar dos alvéolos e transportar para os tecidos no espaço de um minuto, é o melhor índice para a avaliação das condições cardio-respiratorias.
Um recado para todos os corredores : quando tiver dúvidas, pergunte ao seu personal, seu treinador, ele tem obrigação em esclarecer par e passo o que acontece com seu físico e mente.
boas corridas a todos.
Carlão

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O SUCESSO DO CORREDOR FUNDO

Para a obtenção de bons resultados o corredor de fundo deve ter algumas qualidades que farão com que ele melhore consideravelmente sua performance. Primeiramente deve adequar seu físico a corrida, esta adequação depende de dois tipos de fatores, um endógeno e um exógeno.
O fator endógeno é relativo a sua descendencia, sua raça, seu sistema endócrino, de sua condição emocional.
O fator exógeno é diretamente ligado a sua alimentação em qualidade e quantidade, com proteinas, glicidios, lipidios, vitaminas, água, sais minerais, o ambiente com a observância aos fatores geofísicos, clima, situação social, economica, higiene, saúde e fundamentalmente sua atividade motora.
Este universo positivo fara certamente o corredor alcançar o sucesso, entretanto existe um detalhe dos mais importantes - a disciplina, o equilibrio, a humildade sem excesso. Com estes detalhes somados nosso fundista estará no caminho do sucesso.
Um atleta que sair dos niveis disciplinares necessários poderá até atingir o topo dos objetivos propostos mas sem dúvida terá uma queda acentuada de perfomance em pouquissimo tempo.
O sucesso esta no equilibrio " in medium virtus".
O sucesso esta na humildade, pois só os humildes chegarão lá.
O sucesso esta na disciplina, sem a qual nada será atingido, ela é o ápice do triângulo.
A forma de vida de um corredor de fundo é uma vida quase monástica, seus valores materiais não devem ser muitos, mas seu valor espiritual deve ser enorme.
Para o verdadeiro corredor de fundo a aparencia e valores materiais quase não existem, não é um óculos de sol importado, um short de marca, um tennis colorido, uma tatuagem que fará ele melhorar suas marcas.
Os melhores fundistas brasileiros sempre apresentaram as caracteristicas que citei, como Eloi, Romão, Zé João, Aluizio, Da Mata, Parreiras,Porfirio,Bergara, Porto,Helio, Décio, João Alves, Marconi, Adauto.
Portanto para o seu sucesso adote desde já : Humildade-Equilibrio-Disciplina

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ONE YEAR TO GO

Faltam exatamente 365 dias para as Olimpíadas, dentro de um ano a cidade do fog, dos pubs, dos Beatles, do Tamisa, da monarquia sediará os Jogos Olímpicos.
Hoje a televisão mostrou o lançamento da medalha que os atletas receberão durante os Jogos. A princesa Anne foi quem mostrou ao mundo o objeto de desejo de todos, medalha simples e aparentemente bem elaborada. Sebastian Coe atleta olimpico nos 800m foi quem presidiu a festa, onde foram lembrados nomes como Bob Beamon do salto em distancia, Dick Fosbury do salto em altura - criador do estilo Fosbury flop, Thompsom um dos maiores decatletas da história, Nadia Comaneci atleta olimpica romena na Ginastica, Michael Jhonson, Carl Lewis de boa lembrança em Seul, Jesse Owens uma legenda em Berlim, não poderiam ficar  fora  Usain Bolt e não deixaram, e uma dezena de outros atletas que foram citados.
Fiquei bastante impressionado com a piscina já pronta onde atletas de diversas modalidades nadaram 50 metros. Uma  campeã olimpica de dardo com muito "fair play" completou a prova com muita dificuldade porém muito aplaudida pelo público que lotou o ginásio da natação. Haviam competidores nesta inauguração da piscina olímpica de varias modalidades e já veteranos, foi uma festa com espirito olímpico.
Algumas coisas devem ser lembradas, falta um ano para os Jogos em Londres e 88% das instalações esportivas já estão prontas, e acreditem, a Inglaterra informou que os custos até agora estão abaixo do previsto.
Será que o publico brasileiro poderá ouvir uma informação similar quando faltar um ano para os Jogos no Rio de Janeiro ? Espero que sim.
A organização dos ingleses é de uma logistica fantastica e séria, vamos torcer para que nossos representantes em Londres ganhem muitas medalhas e que aqui nossos responsávei pelos Jogos Olimpicos no Rio tenham a mesma seriedade que os ingleses estão tendo.
Parabéns a TV Record pela divulgação deste espetaculo tão importante para todos nós.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Franco Fava

Franco Fava

Quero  prestar uma homenagem a um atleta que considero ter sido um do melhores fundistas do mundo, FRANCO FAVA, hoje um renomado jornalista, sempre muito educado, elegante nas atitudes, compadre do meu estimado amigo ENRICO VEZZANI excepcional diretor de atletismo do São Paulo F.C., também como FRANCO um gentleman ligado sempre ao mundo do atletismo que abriu as portas da Itália para meus atletas.

FRANCO FAVA, nasceu em Roccasecca na província de Frosinone, Em 3 de setembro de 1952   lugar onde também nasceu São Tomas de Aquino.
FRANCO FAVA amigo de longa data, foi recordista italiano dos 3.000m,5.000m,10.000 m, 3.000 steeple chase, 20 km, corrida de uma hora, 2 milhas, 10 milhas.
Foi campeão universitário mundial em 1975 nos 5.000m e 10.000 m, 8º colocado na Maratona Olímpica de Montreal, 4° colocado no Cross das Nações. 
Como representante da Itália teve 11 titulos absolutos, sempre correu pelo Clube Fiamme Giale Ostia, Formado em Educação Física e também em Sociologia pela Universidade de Urbino, onde estive há 20 dias.
FRANCO me recepcionou na década de 80 como organizadores da Maratona de Roma, onde fomos vice campeões com o Diamantino, que foi vencido pelo excepcional Bordim, Foi uma bela recepção em Roma, que jamais poderei esquecer.
FRANCO correu a São Silvestre em 1977, obtendo o 2° lugar.
Estivemos juntos no Campeonato Mundial de Maratona acontecido em Hiroschima, Japão em 1985, ocasião do cinqüentenário da Bomba Atômica, depois disto por diversas vezes nos encontramos em Milão, Roma, Nova York.
De fato é com grande prazer e orgulho que lembro de um ex atleta tão importante para o atletismo e um exemplo como homem e jornalista.
FRANCO FAVA o atletismo somente tem a agradecer tudo o que você fez pelo esporte mundial.  

RESISTÊNCIA AERÓBIA

Definição: levar maior quantidade de oxigenio para a atividade muscular
O oxigênio é levado através do sangue e quando o atleta necessita de mais oxigênio, logicamente necessita tambem de uma maior quantidade de sangue. A cada contração do coração mais quantidade de sangue é solicitada, portanto o esforço do corredor é o grande solicitador de sangue. O aumento dos batimentos cardiacos tem um limite não sendo possivel ser ultrapassado.
Quando acontece o aumento da frequência cardiaca o volume de sangue que o coração expele diminue, o volume de cada batimento compreende o sangue expelido. a adaptação principal em um trabalho de longa duração em "steady state" provoca a hipertrofia cardiaca, a "endurance"  preconizada pelo Dr. Van Aaken, fisiologista, Em cada contração o musculo cardiaco necessita de oxigênio, o sangue não estaciona esta sempre circulando.
Quando o corredor necessita de maior volume de sangue para desenvolver sua corrida, em um determinado momento o sangue voltando ao coração provoca a dilatação do mesmo, a hipertrofia já citada e necessaria para uma melhor performance. O processo de adaptação a corrida acontece nas pausas do treinamento e não durante o esforço da corrida.
O grande objetivo para uma melhor performance, é um melhor desempenho através de inumeras pausas com intervalos que propiciem uma recuperação adequada.
O  corredor de fundo cuja a hipertrofia cardiaca esteja plena tem uma recuperação no intervalo dos seus tiros  aeróbios, como por exemplo, 400m, 600m, 1000m na casa de 30" a 45", a intensidade  deve ser feita de modo que em todas as  repetições o controle dos batimentos seja exato, podendo desta forma o treinador aumentar ou diminuir os intervalos ou as repetições.
Um corredor em plena forma tem uma recuperação dos batimentos depois de uma corrida anaeróbia por volta de 70"/75".
Cabe ao treinador dosificar as repetições e intensidades, observando alem da frequencia, sinais aparentes do corredor, como irritação, côr da pele, sudorese, comportamento de um modo geral.
O bom resultado no treinamento é o equilibrio " in medium virtus ".
Nem sempre aquele corredor cujo desempenho é mais rápido será o melhor, às vezes o corredor mais lento pode apresentar resultados mais significativos com o tempo.

domingo, 24 de julho de 2011

FALTA DE SERIEDADE

Nos anos 70, o Brasil sediou uma competição militar internacional em atletismo, o evento aconteceu na pista do Celio de Barros ao lado do Maracanã, pista onde sempre aconteceram competições importantes como Troféus Brasil, Sul Americanos, Campeonatos Brasileiros. Na época recem formado em Educação Física, trabalhei na como arbitro auxiliando sempre o insubstituivel Oswaldo Pizani, o melhor arbitro de atletismo que o Brasil já teve, e com quem aprendi muito, mas voltando ao que quero explanar, fico muito triste com nossas Forças Armadas ( Exercito, Aeronautica, Marinha ) com a demonstração da falta de seriedade com suas atitudes, anti desportivas mostrando um Brasil que não é sério e olhe que estamos em vesperas e Olimpiadas, espero que os dirigentes da magna festa esportiva do mundo não ajam como nossas forças armadas que em um desrespeito total ao "fair play" a conduta séria inscreveram atletas na competição de atletismo como seus representantes, que dirigentes são esses?
Como escrevi sobre uma competição pelas Forças Armadas na década de 70, volto a frizar, tinhamos um João do Pulo triplista, militar em São Paulo, Brigido maratonista militar, Venuto quatrocentista militar, Celso Pereira na distancia, militar, Porfirio nos 3000 obstáculos militar e uma dezena de outros atletas militares, todos treinando no Centro Olimpico, comigo, com o Pedrão, com Nelson Barros.
Hoje vemos grandes campeões competindo como se fossem militares e não são, onde querem chegar estes comandantes nefastos para com a nossa juventude? Que educação querem transmitir aos nossos jovens, que disciplina as Forças Armadas querem mostrar, onde esta nosso orgulho de apresentar um atleta perdendo uma prova porem sendo miltar?
É com profunda indignação que vejo como nosso Brasil esta sendo dirigido, comandado, com uma participação de mentira.
Que nossos militares compitam, porem sejam militares, milhares de soldados em suas fileiras, será que nossos dirigentes militares não conseguem um atleta para representa-los.
Minhas criticas como técnico as Forças Armadas do Brasil

sexta-feira, 22 de julho de 2011

fases da atividade fisica e suplementos necessários

fornecimento de energia    - PRÉ COMPETIÇÃO  - carboidratos/ vitaminas/ minerais
O exercicio físico ativa a musculação e consequentemente o físico requer energia

devido a sudorese e perdas após ao exercicio -  COMPETIÇÃO-  vitaminas / sais minerais / carboidratos
Em esforços prolongados, a perda liquida pode chegar a 10 litros por dia, quando perdemos água,  tambem perdemos eletrólitos (sódio,cloreto,potassio,calcio e magnésio) o calor gerado pelo esforço físico é eliminado pela transpiração, incidencia do sol, umidade do ar temperatura ambiente a evaporação de um litro de suor consome por volta de 600 quilocalorias, a atividade muscular provoca maior consumo de minerais, quando o suor é exagerado e feito por via mecanica ( agasalhos, plásticos, blusas ) o rendimento do esforço físico diminue podendo levar o praticante ao colapso

suplemento rápido - DEPOIS DA COMPETIÇÃO - carboidratos / vitaminas / minerais / aminoácidos
As vitaminas especialmente fornecem uma melhor recuperação após o exercicio, provocam um aumento da reisistencia e a manutenção do bem estar

constituição do corpo - TREINAMENTO - aminoácidos / vitaminas / minerais
Para que o a atividade física seja eficaz é necessaria uma alimentação equilibrada e variada e que o atleta tenha os nutrientes adequados proporcionando uma atividade metabólica ideal.
Na maioria das atividades musculares o aproveitamento energético é de aproximadamente 20 a 25 % da energia proporcionada pelo esforço físico.
As bebidas para corredores objetivam repor as perdas de água, vitaminas sais minerais durante o esforço físico, são comercializadas como bebidas isotônicas, estas bebidas tem a mesma pressão osmótica do sangue. objetivando uma rápida absorção dos nutrientes e melhor recuperação física.
PS : estes dados foram compilados do Informativo de Nutrição Humana em um trabalho excelente do Laboratório Roche.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

O período de recuperação após a maratona ou mesmo uma prova profundamente desgastante como os 15 km da São Silvestre, pode ser diferente no conceito de cada treinador.
O período de recuperação que tenho como norma é o seguinte :  sempre após uma competição o nível de rodagens é bastante diminuido, a preocupação com o desgaste físico e emocional é levado em conta, em qualquer atividade competitiva no esporte a recuperação é uma das fases mais importantes para o bom rendimento do atleta, isto deve constar na periodização o seu atleta.
Na corrida competitiva longa por exemplo, dois ou tres dias são necessários para repor adequadamente o glicogenio dos musculos do corredor e adequar seu lado emocional.
Depois de um pequeno percurso entre 30 a 40 minutos no dia após o evento em terreno realmente plano e gramado, podemos começar a dar ao atleta o repouso considerado "ativo" em pelo menos uma semana.
Sempre que exista uma possibilidade de tirar o corredor do seu "modus viventi" é bastante conveniente envia-lo para um lugar agradavel, como uma praia, uma viagem,um lugar nas montanhas longe do seu dia a dia habitual.
Nesta siituação o atleta deve no local onde for, fazer corridas bastante lentas em meio a bosques que na Italia chamamos de "pinetas", nadar, pedalar, caminhar.
Sempre evito jogos de contato como futebol ou basket, pois o contato físico às vezes um pouco forte com outras pessoas, pode causar problemas.
Do ponto de vista físico não acho necessario mais que uma semana, em companhia da familia, o atleta neste período se adapta a uma outra realidade, passando a ter um nível adequado e necessário de ansiedade para voltar aos objetivos do treinamento, podemos denominar este período não como um período de recuperação mas como uma fase de recarga física e emocional.
A maioria dos atletas de bom índice tem uma grande dificuldade de adaptação neste tipo de recuperação devido ao nível adquirido de  endorfinas.
Quando vencemos a São Silvestre de 1980 e 1985, meu atleta logo no dia seguinte já queria treinar, vencemos a São Silvestre por volta de meia noite e às 7 horas da manhã o Zé João foi fazer um trote leve no Parque do Ibirapuera,  foi mostrado a ele a necessidade de um período de recuperação, isto iniciou-se após o Meeting Internacional da São Silvestre e depois da Prova de São Fernando em Punta del Este, aí sim iniciamos um período adequado de recuperação.
Nós treinadores devemos ter em mente que o cansaço mental é tão forte como o cansaço da atividade física.

terça-feira, 19 de julho de 2011

SUGESTÕES - TREINAMENTO - SÃO SILVESTRE (I I)

Planilhas de treinamento, tão comuns atualmente em revistas especializadas, são ineficientes pois não se adequam a realidade do corredor, com o dia a dia do individuo, com sua dsiposição e seus problemas individuais, exclusivamente seus e não de um grupo de pessoas.
Entretanto sugestões, pareceres, " dicas " sobre a atividade do treinamento são plenamente viaveis e definem um norte para os corredores e tambem para treinadores. Na condição de treinador de corredores me permito a algumas sugestões para quem vai correr uma prova de rua como a São Silvestre que se avizinha com seus 15 km e terreno dificil e variado.
Independentemente da rodagem extremamente necessaria por volta de 140 a 150 km semanais sugiro tambem treinos de pista,  pelo menos 2 treinos de pista por semana.
Nossos corredores de rua nesta altura do ano faltando apenas 5 meses para a SS, podem começar a fazer em pista algum trabalho como por exemplo, terça feira 6 a 8 tiros de 1000  metros no ritmo que pretendem fazer a SS, com pausas de acordo com a recuperação dos batimentos cardiacos , na quinta feira 12 x 400m tambem no mesmo ritmo sem fazer velocidade apenas incrementando ritmo da corrida de rua, na ante vespera de um longão ( domingo ) trabalho de "fartleck", curto em uma semana e longo na outra semana em distancias que variam entre 8 e 9 km terreno variado logicamente.
Nas distancia dos percursos a serem feitos, manter um ritmo mais fraco do que poderia fazer em uma competição, correndo longo e lento com o objetivo de provocar hipertrofia cardiaca.
Passadas 3 a 5 semanas nas terças feiras  acrescentar no treinamento, varias  corridas progressivas de 40,50,60,80 metros apenas enfatizando a progressão na corrida.
E como sugestão é fundamentalmente importante que o corredor em todos os dias faça educativos de corrida antes de qualquer treino ( skippings altos e baixo, driblings, anfersens ) correr estacionário defronte ao espelho como um lutador de boxe que ensaia seus golpes, faça uma corrida estaconária defronte ao espelho.
Não siga planilhas, corra arroz com feijão, descontraidamente, bons treinos.

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial é um dos grandes problemas que afligem o homem, é um problema invisivel que pode manifestar-se de forma desastrosa repentinamente, sem avisar.
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguinea, acima do níveis considerados normais. Parte dos óbitos que acontecem diariamente no Brasil, são devido a pressão arterial anormal. Muitos fatores contribuem para esta situação como, hereditariedade, idade, alimentação inadequada, vida sedentária
A atividade física de forma aeróbia é uma excelente prevenção para evitar que a hipertensão arterial, lhe prejudique. O exercicio aeróbio como a caminhada a corrida de forma lenta e constante a natação longa e lenta, provoca uma débito cardiaco que garante o fluxo sanguineo importante para a musculatura.
Logicamente é fundamental que antes de qualquer atividade física o  devemos fazer um "check-up médico" e ter o aval do profissional da saúde o médico e tambem de outro profissional da sáude o Professor de Educação Física. Durante a atividade física nosso sistema cardiovascular se adapta as necessidades que o n físico exige. A atividade feita promove a vaso-dilatação sanguinea diminuindo a resistencia vascular periférica, assim a atividade sanguinea e facilitada, pois alem da contração e do relaxamento muscular, provoca o retorno venoso como um efeito bomba. O exercicio aeróbio como a caminhada por exemplo, reduz seguramente a pressão arterial, podendo desta forma de maneira não medicamentosa controlar a hipertensão considerada leve.
Como forma de acelerar o processo de diminuição da pressão arterial é importante a redução do peso corporal ( que o exercicio ajuda ) redução do sódio (Na) na dieta.
Habitos de vida saudaveis, como alimentãção adequda, boas horas de sono, 35 a 40 minutos de caminhada a pratica da natação ou bike, fazem com que o individuo tenha uma melhor qualidade de sáude.
Desejo a todos boas atividades físicas diárias.
Carlão

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ORIENTAÇÕES SOBRE TREINAMENTO ( I )

O  corredor de longas distancias deve priorizar alguns dados importantes para que seu treinamento seja considerado bom.
Para que o corredor de fundo possa atingir seu melhor rendimento no treinamento é de fundamental necessidade de treinos diários dividindo este trabalho em duas ou tres etapas diárias, certamente os resultados serão mais positivos.
A duração ideal para o tempo de treinamento é de 60% a 70% do tempo previsto para as distancias a serem cumpridas em competição.
A intensidade do treinamento é de vital importancia, da mesma forma que o trabalho em steady state é básico para que esta intensidade seja mais adequada no decorrer dos treinos.
Cerca de 70% das lesões que acontecem com fundistas são originárias por pisos irregulares e muitas vez por calçados inadequados. A duração de um ténnis é de 600 a 700 km de uso, um atleta bem orientado deve dois ou tres pares de tennis.
O percurso sempre a ser feito nas rodagens deve ser cuidadosamente escolhido evitando paralelepipedos e terrenos esburacados, em percursos feitos em areia (praias) o corredor deve tomar cuidado com desniveis e mudanças do tipo de areia ( úmida ou fofa )
É importante que treinos com variação de velocidade sejam feitos em terrenos planos, no caso de alteração de ritmo ( fartlek ) é adequado o terreno variado, nos percursos de longa duração (longões) terrenos montanhosos, estradas de terra são mais indicados.
Um controle da ingestão de liquidos deve ser iniciado na vespera da grande quilometragem, observando as quantidades ingeridas e a perda da quantidade ingerida.
É indicada alimentação de produtos de facil absorção, observando quantidades, qualidade e adequação dos alimentos ingeridos
 

sábado, 16 de julho de 2011

adaptação do sistema nervoso ao treinamento

O resultado de um programa bem elaborado de treinamento leva o atleta a uma profunda mudança no seu sistema nervoso, que consequentemente provoca uma melhora de todas as funções orgânicas e tambem uma melhor performance no treino.
desta forma:
*um melhor equilibrio e uma melhor economia do processo nervoso, desenvolvendo automaticamente um automatismo e ações que refletem um bom condicionamento do movimento especifico.
*melhora a  ação integrada do cortex cerebral.
*adaptação mais rápida e otimização da forma de carga para a ativação do simpático
notadamente a diminuição do tempo de recuperação e de retorno aos níveis normais depois do esforço da corrida anaeróbia ou aeróbia
*melhor economia das funções do organismo em estado de repouso através da regularização vagotonica
*aumento da capacidade do sistema nervoso e portanto de todo o organismo.
Na adaptação do sistema nervoso ao treinamento ocorre um equilibrio do processo nervoso e uma melhor capacidade de diferenciação atrávés do cortex cerebral evidenciando desta forma um desenvolvimento de toda a habilidade motora do corredor.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ROMA 10 DE SETEMBRO DE 1960

Neste dia nos Jogos Olímpicos na Italia aconteceu um fato que marcou para a história o atletismo nas Olimpiadas.
Abebe Bikila no pôr do sol,  vencia a Maratona dos Jogos Olímpicos na Italia, cruzando o Arco de Constantino, na Via dei Fori Imperiali, sob milhares de tochas, bem junto ao Coliseo, até aí nada mais, era mais um honroso campeão olimpico, para os anais do esporte, entretanto o inusitado foi que o jovem Etiope, correu descalço sobre os macadames imprecisos do solo romano.
Correu para 2: 15:17 vencendo Rhadi Ben Abdesselem do Marrocos e Barry Magee da Nova Zelandia deixando o grande favorito da prova o russo Popov em quinto lugar.
Passaram os 20 km para 1:02:39, terminaram a prova 62 corredores, dos quais 15 correram abaixo de 3 horas.
Na Olimpiada seguinte em 1964 em Tokio, Bikila viria a vencer novamente desta vez calçado, em 1968 tentou o tri na Cidade do Mexico, entretanto no km 17 sentiu uma contratura desistiu da prova, tambem participou de uma São Sivestre, pisando as ruas de São Paulo, um orgulho para todos nós.
Bikila já falecido ficou parapelegico após um acidente automobilistico, mas ainda ligado ao esporte disputou Jogos para deficientes em arco e flexa com excelente destaque,
No Brasil temos como norma esquecer ou não valorizar fatos históricos em todas as áreas, como técnico de atletismo e Professor de Educação Física, faço questão de contribuir com nossa extrutura intelectual na área lembrando este atleta que se tornou um mito.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Os batimentos cardiacos

Os batimentos cardiacos podem ser comparados ao giro de um motor.
Quando um carro é novo, não devemos por precaução exagerar no aceleramento pois o motor esta sendo experimentado, o mesmo acontece com os batimentos cardiacos de um atleta, ao iniciar sua corrida, seu treinamento, devemos fazer um controle destes batimentos.
150 a 155 batimentos por minuto é uma frequência que pode ser estabilizada para uma corrida longa e lenta, uma corrida longa e lenta deve ter em média 60 minutos (uma hora) O nível pulsatório recomendavel é a faixa que vai de 140 bpm a 155bpm.
Existe uma variação de acordo com a idade do individuo, uma pessoa na faixa etaria de 40 anos pode correr com batimentos variando de 120 a 130 batimentos por minuto, fica assim sugerido que uma corrida neste nível de batimentos tambem é uma corrida longa e lenta, que é  essencialmente recomendavel como segurança e preparação básica para qualquer iniciante, em uma corrida de 1000m a 3000m os batimentos podem variar na faixa de 170 a 175 batimentos por minuto.
120 batimentos por minutos é uma frequencia que já permite a repetição de uma novo tiro ou de uma  nova distancia após a recuperação.
A melhor e recomendada forma de medir-se a pulsação e através da carótida, sempre fazendo o contato com o dedo indicador, facilitando desta forma a melhor maneira de contar as pulsações.
O corredor não deve usar um minuto completo para a medida dos batimentos, fica a sugestão de contar as batidas em quinze segundos e multiplicar por quatro ou durante 10 segundos e multiplicar por seis ou ainda durante seis segundos e acrescentar um zero ao número obtido, neste caso quando o número de atletas for muito grande e quisermos  saber a pusação de todos os atletas.
Existem batimentos que podem chegar acima de 200 por minuto.
Sabemos que um corredor está em forma quando após o desenvolvimento da corrida longa seu batimento seja qual for por volta de 70 segundos volta ao estagio inicial da corrida.
Uma pessoa sedentaria terá um batimento em repouso por volta de 80bpm, um atleta de fundo já treinado pode ter seus batimentos por volta de 35 a 40 bpm em repouso.
Seu coração está hipertrofiado e sendo assim sua volta ao estágio inical de batimentos é mais rápida.
Para que tudo isto seja positivado é necessario que todos os corredores façam no inicio de suas carreiras atleticas, corridas longas e lentas, pelo menos durante 15 semanas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

fundista x massa muscular

Todo ser humano deve preocupar-se com a perda de massa muscular, a perda de massa muscular começa a evidenciar-se após os 20 anos de idade do individuo.
A manutenção desta massa muscular ou seu aumento, faz parte da forma física para o melhor rendimento nos treinos e perfomances nas competições.
Para a ativação da massa muscular e sua manutenção, é aconselhavel exercitar grupos musculares, considerados principais como pernas, braços, ombros, tronco, peito, costas.
Corredores de longa distancia muitas vezes não se exercitam com trabalho de força localizada, acreditando que este tipo de treinamento pode prejudicar seu rendimento nas provas de fundo.
O treinamento de força pode aumentar a massa muscular e dependendo dos exercicios dar resistencia a atividade devido a forma de faze-lo.
A atividade força pode melhorar o sitema metabólico, quando feita adequadamente, prevenindo lesões.
A melhoria no desempenho do fundista através dos exercicios de força pode acontecer quando fundamentalmente estes exercicios objetivam a resistencia muscular. Muitos fundistas melhoraram suas marcas, em 2 a 3% e fazendo corridas mais economica.
Existem alguns fundamentos básicos relativos ao trabalho de força para corredores de fundo, fortalecer os musculos principais, estabilização e segurança para joelhos e quadris, promoção do equilibrio.
Os principais beneficios são: melhorar a força, promover a resistencia localizada, manter a massa muscular, recuperação mais rápida das lesões ocorridas, prevenção destas lesões.
Como técnico de corredores de fundo, sempre procurei fazer com que meus atletas fizessem percursos em terrenos montanhosos ( Campos do Jordão, Serra da Cantareira, Pico do Jaragua, Bosque do Morumbi) sendo o objetivo o de manter um estado de força muscular e não o de adquirir massa mscular.
Fazer o corredor levar seu próprio peso morro acima, ladeira acima, já é um excelente treino de força, substituindo o treino em academia.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

TREINAMENTO

Treinamento, item principal para qualquer atividade do ser humano, pelo treinamento, pela repetição dos exercicios, pela correção e observação o treinamento passa a ser a chave do sucesso do atleta.
O corredor de longas distancias, o fundista, o maratonista, depende fundamentalmente de sua atividade e treinamento. Quilometros diários, exercicios localizados, repetições, repetições fazem com que o corredor de fundo se assemelhe a um musico, um pianista, um violoncelista, um violinista, onde pequenos dados passam a ser importantissimos na "performance" desejada.
Entretanto o corredor, o atleta como um músico de uma orquestra depende da batuta de um maestro, este maestro é o treinador, o técnico, o professor de Educação Física, responsável pela afinação e participação do instrumento na orquestra.
Quando observo planilhas de treinamento em revistas especializadas, fico pensando como um músico pode tocar em uma orquestra sem a participação de um  maestro, sem a sua orientação pela batuta.
Não tendo o maestro o pianista pode desafinar, o oboé claudicar, os pratos baterem fora do ritmo, um dó sustenido pode ser tocado ao invéz de um ré menor.
Isto acontece nos treinamentos, um atleta sente um pequeno incomodo no tendão de calcanêo, um problema intestinal, uma vontade de ergogitar, um cansaço repentino, vai falar com quem, com um colega que corre ao seu lado, falta o maestro.
Por isto quando vejo planilhas onde magicamente o corredor vai destruir recordes, vai correr melhor, fico imaginando como se engana o consumidor.
Treinamento é uma orquestra que com certeza ficará totalmente desafinada com a falta de um maestro de um Eleazar de Carvalho para dirigi-lo, portanto sempre frizo que o treinador é o maestro que sempre deverá estar presente para que nenhuma nota musical mal tocada, possa desafinar e estragar a "performance"
Recomendo a todos os corredores de fundo que tomem cuidado com planilhas, o follow-up deve ser diário, treinador x atleta, consultas de pelo menos a cada 24 horas se não puder ser presencial devem acontecer, telefone para seu treinador, faça e-mails diários, converse com ele, treinador e atleta fazem uma equipe.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Preparação para a Sâo Silvestre

Preparação para a São Silvestre
O bom desenvolvimento nos treinamentos e o acerto nos objetivos do corredor de fundo dependem basicamente de alguns procedimentos básicos.
A quilometragem logicamente é fundamental para a segurança do bom desempenho do atleta e acompanhamento do seu treinador.
Muitos treinadores mantem durante grande parte da periodização empregada, percursos médios e longos e substituem o treinamento em academia objetivando os menbros inferiores fazendo com que os seus atletas treinem em terrenos acidentados ou montanhosos.
O treinamento objetivando a condição de velocidade ( anaeróbio) deve ser feito  pelo menos 4 meses antes da São Silvestre este tipo de trabalho deve ser bastante diversificado para que o atleta não perca sua motivação para o dia 31 de dezembro de 2011 e mantenha um nível de ansiedade positiva.
Corridas lançadas de 30,40,50,60m tiros de 150,200,250, repetições em 400,600,1000 e 1200m são bastante aconselháveis e as repetições programadas de acordo com a recuperação dos  batimentos cardiacos esta é uma das chaves principais para o sucesso e desempenho do atleta.
Minha linha de treinamento é de pelo menos 3 dias da semana fazer com que o corredor faça dois treinos por dia, pela manhã percursos entre 6 e 8 km no período da tarde percursos acime de 12 km.
Na medida que os treinos evoluem o atleta passaa se adequar física e mentalmente para o esforço exigido.O grau de facilidade atingido proporciona mais segurança, sensação de superioridade técnica e consequentemente a elevação da auto estima, É fundamental que o treinador oriente seus atletas para que demonstrem sempre relaxamento físico total e atitudes serenas e tranquilas..
Quando um corredor demonstra muita extroversão, mostra que não esta adequadamente treinado.
Correr longas distancias requer do atleta um nível mental superior a qualquer outro individuo, pois ele deve
programar-se  cada segundo da corrida e estar preparado para mil exigências que seu cerebro e físico cobrarem, na verdade um fundista é um ser diferenciado.

terça-feira, 5 de julho de 2011

A criança deve aprender cedo

A criança deve aprender cedo

Alguns dias sem escrever nada no meu blog, criaram em mim uma certa frustração, mas agora estou de volta.
Estive na Europa por doze dias como técnico em uma competição de atletismo, cercado de jovens e ví que na verdade estamos sempre aprendendo através da prática e principalmente pela observação e foi o que se passou comigo.
Quando treinamos  crianças,  educamos e  orientamos, não devemos apenas nos preocupar com a formação pelos treinos feitos, porém devemos nos preocupar  principalmente pelos trilhos a serem seguidos, o norte a ser alcançado a estrada a ser indicada
Uma criança ao iniciar-se no esporte,  deve ser orientada para diversos pontos que contribuirão para sua formação como atleta de excelencia, e retidão nas suas atitudes
O atleta não é formado apenas na pista em corridas. arremessos, lançamentos, ele deve ser formado principalmente fora da pista, no comportamento, nas atitudes, sociais e esportivas, cansamos de ver atletas de todas as modalidades serem derrotados, apesar de vitórias, recordes, simplesmente pela sua falta de postura, humildade, cultura, educação, poderia exemplificar, a falta de conhecimento minimo de outra lingua, a postura perante o hino do seu Pais, descobrindo-se, porém o grande passaporte para a abertura de todas as fronteiras significa, Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite, com licença, por favor, muito obrigado, até logo, passe bem, posso, não posso.
É fundamental que o professor de Educação Física, oriente  seus potenciais atleticos não sòmente para o resultado nas quadras, nas pistas, nas piscinas, mas tambem nos aeroportos, nos transportes, nos restaurantes, sobre estes pequenos detalhes que ajudarão a construir um grande campeão.
Educação Física não é apenas o treinamento, Educação Física é sobretudo educar adequadamente o individuo, para conviver bem com seus semelhantes.