terça-feira, 31 de maio de 2011

DISTÚRBIOS CILIARES

Ontem houve varias manifestações sobre a praga que é o ato de fumar, médicos ajudaram na Av. Paulista, a midia divulgou, espero com o blog de hoje dar uma contribuição na eliminação deste maleficio para nossos jovens que é fumar, beber, drogar-se
A limpesa das vias aéreas dependem de um bom funcionamento  dos cilios e das caracteristicas do muco produzido pelo epitélio mucociliar.
Esse mecanismo de defesa pode ser afetado pelas alterações que ocorrem no nosso meio ambiente, estas alterações podem ser infecciosas ou hereditárias, tambem quando a pessoa consome abusivamente, alcool, drogas ou cigarros, o consumo destas substancias pode levar a retenção frequente da secreção, provocando tosse e tambem infecções respiratórias.
Existe uma doença provocada de forma genética, a doença dos cilios imóveis, esta doença causa alterações na sintese das proteinas que participam da estrutura dos cilios. Com isso, o batimento dos cilios é prejudicado, sujeitando o individuo a infecções das vias aéreas, pneumonias, sinusites.
Acontece principalmente nos homens e provóca a esterelidade pela imobilidade do flagelo dos espermatozóides.
A fumaça do cigarro, diminui a eficiencia dos batimentos ciliares, o que se traduz na maior frequência de doenças respiratórias entre os tabagistas e seus filhos.
 A incidência de pneumonias é tres vezes maior nos filhos de mulheres que fumam do que nos filhos de mulheres que não fumam.
A obstrução dos bronquiolos mais generalizada deve-se ao crescimento do epitélio ( devido ao cigarro).
surgindo então o enfisema pulmonar, que pode levar a morte por insuficiencia respiratória..
O reflexo da tosse é um mecanismo de defesa natural, porque remove agentes irritantes que chegam as vias aéreas inferiores. Este reflexo é conduzido pelo nervo vago até o bulbo, onde é gerada a respiração e a inspiração, e a contração dos musculos da laringe que provocam a tosse.
O reflexo do espirro é quase similar ao da tosse, porém a via aferente das terminações nervosas para o nariz.
Fumar é deselegante, anti higienico e antiquado, mostra que o individuo não tem educação, não respeita seus semellhantes.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PERCY WELLS CERUTTY

Em todas as profissões existem aquelas pessoas que foram  ou são consideradas de maior destaque por exemplo, Tele Santana  técnico do São Paulo F.C., no automobilismo, sem dúvida Ayrton Senna, no volley ball o irretocavel Bernardinho, Dietrich Gerner, técnico do Ademar Ferreira da Silva, Pedrão técnico do João Carlos de Oliveira, Prof. Moniz Pereira do Sporting Lisboa técnico de medalhistas portugueses em Olimpiadas , o pensamento e a cultura do Sergio Cortella, e assim podemos ir citando dezenas de notoriedades do mundo em suas respectivas áreas.
Para mim admirador dos personagens que citei, não posso me furtar em nominar um dos técnicos de atletismo que mais influiram na minha conduta profissional no atletismo.
Percy Cerutty, técnico de atletismo da Australia na década de 50, técnico que notabilizou-se pelos resultados obtidos em provas de fundo e meio fundo tendo Herbert Eliot, recordista e campeão olimpico dos 1500m, Ron Clark recordista mundial dos 5000 e 10000 metros rasos.
Cerutty, vivia em Port Sea, (Australia) e lá treinava seus pupilos, seus treinos eram durissimos, exercendo um trabalho sistemático, e com profundas alterações na vontade dos seus atletas, obrigando-os a durissimos treinamentos e consequentemente um superação psicológica. Cerutty sempre foi influenciado pela escola sueca, seus treinos eram em contato direto com a natureza, fazia seus corredores fugirem das pistas, usava, gramados, relvas, dunas de areia, estradas, montanhas, bosques onde o corredor conseguia um relaxamento muscular, usava areia branda, para melhoria dos musculos dos menbros inferiores, não se preocupava em seguir os treinamentos dos atletas, dava uma programação semanal que todos deveriam cumprir, ele fazia questão de que o atleta tivesse incutido em sua mente, o espirito de luta,  contra o cansaço, contra a fadiga.
Seu método sempre objetivou " endurance", "ritmo" "velocidade" usando cargas continuas de trabalho.
Seus corredores faziam em 6 meses um total de 3000 km de percurso, treinando 3 vezes por dia.
Seu método divida-se em 3 partes: fortalecimento geral (3 meses), longas distancias (3 a 4 meses), ritmo (3 a 4  meses).
Os percursos semanais eram de 150 km, nas dunas seus corredores faziam súbidas de 30 metros com 50 repetições.
Para os corredores de 5 e 10 km aprimorava o trabalho de ritmo, para os corredores de meio fundo usava distancias em ritmo submáximo nas distancias de 100 a 600m.
Seu método visava principalmente a aquisição do aumento das cavidades do coração, seu trabalho era sistemático e metódico, porèm deixava controle fisiológico a desejar.
Ele próprio com 60 anos de idade, corria invariavelemente 30 km por dia, seu trabalho era considerado rigido, porem empirico, seu trabalho era treinamento-duração.
Os resultados deste tipo de treinamento começavam a aparecer após 8 a 10 semanas de trabalho.
Fica desta forma marcado no meu blog minha homenagem a este inesquecível  técnico de atletismo.

domingo, 29 de maio de 2011

COLESTEROL

Todos temos em mente que colesterol é um problema, algo que obstrui as arterias, entretanto o colesterol tambem tem funções biológicas importantes.
Nós não sobreviriamos sem a presença do colesterol em nosso corpo, ele é fundamental para fazer as menbranas que envolvem as celulas se comunicar umas com as outras, o colesterol é imprescindivel na formação dos hormonios como por exemplo os hormonios sexuais.
O excesso de colesterol obstrui as arterias, causando a ateroesclerose-endurecimento das arterias, o que pode levar a derrames e ataques cardiacos.
Quando o colesterol se deposita na pele e nos tendões sem maiores danos, surgem como estrias amareladas no corpo.
O colesterol normalmente é associado com doença e esquecido como necessario para a função normal do nosso organismo.
Não existe um nível de colesterol que possa ser considerado normal, o risco de acontecer um problema cardiaco quando ele esta em uma medida considerada alta, por exemplo 330 é possivel, portanto é muito mais seguro quando o colesterol está considerado como baixo, por exemplo na faixa de 180.
Com o aumento dos niveis de colesterol, existe sempre a possibilidade de um ataque cardiaco, em paises muito desenvolvidos onde a alimentação não é adequada, como os Estados Unidos há um porcentual muito grande da população de meia idade, na faixa  de 240.
Muitas pessoas tem um alto nivel de colesterol por problemas genéticos, estas pessoas estão sujeitas a ataques cardiacos na faixa etária de 30 aos 40 anos de idade.
Os riscos de problemas cardiacos ocorre mais nos jovens e mulheres de meia idade, todavia raramente em idosos. Estudos cientificos mostram que pessoas com mais de 60 anos e com colesterol acima de 260 não tem atques cardiacos como  aqueles com colesterol medindo 180.
O colesterol pode depositar-se nas arterias obstruindo-as, os fumantes tem as maiores possibilidades de problemas com o colesterol.
O cigarro destroi as barreiras naturais que nos defendem beneficiando o depósito do colesterol, problemas de hipertensão tambem colaboram com esta destruição, evitar diabetes, alimentar-se de produtos sem colesterol que normalmente são mais saudáveis é o melhor indicativo para diminuir seu nível no sangue.
A prática de atividades fisicas moderadas como a caminhada, a corrida lenta podem ajudar e muito o combate ao colesterol excessivo.
Todos dizem e escrevem nos seus artigos " procure um médico " vou sair da normalidadade sugerindo procure um professor de Educação Física, afinal este tipo de profissional pode ajuda-lo na manutenção de sua qualidade de saude,  afinal nós tambem somos da área da saúde.

sábado, 28 de maio de 2011

Treinar é coisa séria

Normalmente em todas as atividades existe a necessidade de treinamento, quando treinamos, podemos executar aquilo a que nos propomos de forma mais perfeita.
Existe a necessidade de treinamento para se chegar a perfeição, ao melhor desempenho, no atletismo de forma geral, atingimos a melhor performance através das repetições dos exercicios, de arremessos,  de lançamentos, nas corridas, nos saltos.
Um músico um "virtuose" um cantor lírico, um pianista, um violinista, depende necessariamente de treinamento para a execução daquilo em que  são profissionais ou amadores, a interpretação melhor de uma partitura, depende de treinamento.
Um ginasta, um trapezista, um barreirista, um maratonista, enfim todos os atletas necessitam de treinamento para fazer bem naquilo que querem melhorar.
No caso especifico de um corredor de maratona, de um fundista o treinamento mais adequado vai leva-lo a melhor performance. Este treinamento depende dos kms corridos, de repetições de percursos, de números incontáveis em uma pista de 400 metros, das montanhas das estradas.
Tudo isto associado ao detalhe muito importante do treinamento, a  períodização, o cuidado na divisão dos treinos, o cuidado nas  repetições nos tiros de 200m, 400m, 600m, 1000m, 1200m, dos indefectiveis "fartleks"
O corredor, o atleta não deve submeter-se a treinos de forma aleatória, como por exemplo  o "follow-up" de planilhas divulgadas em revistas de corridas, onde prometem ao corredor atingir resultados, caso sigam os tempos propostos nestas planilhas, caso façam a quilometragem ali escrita. Planilhas feitas para quem quiser ler, seja quem for, como se o individuo, não possa ter um mal estar antes do treino programado, uma dôr de barriga na hora do treino, quando o corredor segue uma planilha ele não tem contato com que a escreveu, não pode dizer a quem escreveu que esta com um problema particular, que está com problemas para serem resolvidos, enfim não pode mudar o que está escrito, que sómente consegue correr 1000 metros para 6:50 a 7:00 e não 4:00 a 4:20 como sugerido
Sou visceralmente contrário a treinamentos feitos com planilhas, pois alí não existe o "olho no olho", a queixa, a reclamação, exposição do que o corredor esta sentindo.
Um dia destes lendo uma planilha, observei que seu autor preconizava X tempo para os 10 km, X tempo para os 5 km, caso o interessado acompanhasse a planilha, um absurdo.
A presença do treinador, do técnico, pelo menos uma vez por semana para "discussão" o celular do professor são indispensáveis, para que repetições, periodizações, tipo de terreno  e demais  problemas sejam discutidos.
Treinar é uma atividade séria e importante, o técnico é fundamental, e sua responsabilidade muito grande.
Os itens como pausas, alimentação, velocidade, educativos de corrida, resistencia, força, condições psicológicas, disciplina devem fazer parte do conhecimento de quem dá treinamento.
Por fim escrevendo sobre treinar sugiro que tomem cuidados com planilhas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CISNE BRANCO - Orgulho do Brasil

Tive o imenso prazer em assistir pela TV Globo, o programa Globo Mar, foi uma excelente reportagem feita pelo competente jornalista Ernesto Paglia..
O programa mostrou de maneira fidedigna em detalhes, toda a grandeza do veleiro escola CISNE BRANCO, da Marinha do Brasil.


Em 2007 no mês de Setembro, como convidado fiz uma palestra sobre qualidade de vida para velejadores que iriam participar da Regata Internacional Refeno ( Recife - Fernando de Noronha ), esta palestra aconteceu no Yatch Clube Cabanga de Recife, na ocasião fui convidado para integrar a tripulação do CISNE BRANCO, que escoltaria os veleiros participantes desta tradicional regata.
Foi uma viagem com mais de 500 milhas maritimas saido de Recife em direção ao arquipelago de Fernando de Noronha, voltando para a linda cidade de Natal.
Na época o comandante do veleiro  CISNE BRANCO, era o Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Puntel,  militar da nossa marinha, com expressão pela sua atividade como comandante, bem como sua forma educada e hospitaleira no trato com os convidados na embarcação.
Para um simples Professor de Educação Física como eu, a experiencia poderia ser comparada a participar de uma Olimpiada, foram dias notáveis e inesqueciveis, e ao ver programa, a saudade desta viagem ficou novamente manifestada de forma indelevel, pude observar durante a nossa navegação o nível de disciplina e absoluta seriedade dos componentes da tripulação, a Marinha do Brasil, por sua excelencia é digna de todas as possiveis referencias elogiosas que alguem possa expressar.
Todas às tardes no pôr do sol acontece uma solenidade reverenciando a bandeira do Brasil, terminando com os acordes do Hino da Marinha o CISNE BRANCO, é realmente emocinante, contagiante, e que nos enche de orgulho por sermos brasileiros.
O CISNE BRANCO, tem 76 metros de comprimento, 4 metros e ointenta de calado, 2.200m quadrados de vela.
A tripulação é composta de 81 homens, sendo 31 alunos em formação, o veleiro escola CISNE BRANCO,
tem como objetivo a representatividade do Brasil  em todos os portos do Mundo, e a instrução dos aspirantes embarcados.
O que o programa Globo Mar nos mostrou, foi uma autentica aula para grande parte de nossa juventude,  que está tão distante de valores, como educação e cultura.
Parabéns a TV Globo, pela forma pedagógica na apresentação do programa parabéns a Marinha do Brasil.
Me orgulho muito de ter sido um dia tripulante do CISNE BRANCO.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

preparação para a maratona

Para voce que já é atleta e compétiu em provas como São Silvestre, meias maratonas, maratona, e outras provas de rua o período de preparação para uma maratona deve ter a duração de 4 a 8 meses, na verdade um bom corredor de maratona deve fazer no máximo 2 maratonas no ano uma a cada seis meses.
Corredores que fazem mais de duas maratonas no ano, simplesmente não fazem um período de preparação adequado correndo o risco de contusões e mantem uma forma de resistencia aeróbia sem muito sucesso como preparação para baixar tempos.
O período de preparação deve ser relativamente longo e neste estágio é importante um trabalho de manutenção.física com controle dos batimentos cardiacos em níveis baixos.
Este tipo de trabalho vai evitar problemas nos ligamentos, nos tendões e nas articulações.
É aconselhavel para quem estiver se preparando para uma maratona, fazer a cada tres semanas uma prova de rua na primeira semana uma prova entre 10 e 12 km na na terceira semana uam prova mais longa com até 20 km,
Nas duas últimas semanas que antecedem a maratona é interessante inscrever-se em uma meia maratona, esta sugestão é para quem ja corre habitualmente.
O treinamento com a pratica de fartleck curto ajudará muito em uma decisão onde haja a necessidade de velocidade, ou no propósito de baixar tempos
O treinamento com a pratica de fartleck longo ajudará muito no caso de uma disputa por posições em varios km da fase inicial da prova.
É de fundamental importancia na preparação para uma maratona fugir de treinos em terrenos planos como por exemplo o Ibirapuera, o Parque Vila Lobos.
Entretanto preparar-se no Bosque do Morumbi é bastante interessante.
A melhor  indicação para voce que quer se preparar para uma maratona é a seguinte: corra longo e lento

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DOMINGO DE FESTA

Domingo dia 22 de maio foi um dia de festa para o atletismo brasileiro, nas novas instalações da Pista de Atletismo Icaro de Castro Melo, do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarâes, lá no Ibirapuera onde aconteceu o Meeting Internacional de Atletismo, dia de sol, atletas brilhando, resultados muito bons.
A nossa principal estrela do atletismo Maurren Maggi, excelentemente orientada pelo amigo Nelio Alfano de Moura, confirmou sua boa fase estabelecendo  6m89 para o salto em distancia, todos que viram a prova não deixaram de se emocionar vendo a nossa campeã olimpica saltitando de satisfação após o excepcional feito ( 6m89 cm), mas alem da Maurrem devo citar que outros atletas tambem fizeram a festa ficar muito bonita, a elite do atletismo mundial estava presente.
A Federação Paulista de Atletismo, dirigida exemplarmente pelo amigo Antonio Martins Fernandes "Toninho" super atencioso atendendo a todos que chegavam, o seu tino administrativo ficou marcado pela homenagem a alguns expoentes do esporte, Wanda dos Santos, olimpica em Helsique e Roma ,Hortencia considerada a melhor jogadora do mundo que foi minha atleta com 14 anos de idade em São Caetano do Sul, chegou a representar a cidade saltando com aquela idade mais de 5m na distancia, Vlamir Marques outro campeão mundial, meu colega de classe na FEFISA, formou-se comigo, Eder Jofre o grande são paulino campeão mundial de boxe, Aurélio Miguel medalhista olimpíco  em Seul, Amauri Passos outro idolo e simbolo para nossa juventude, a incrivel Ana Moser do Volley Ball, Nelson Prudêncio o Pru, nosso incrivel triplista medalhista em Jogos Olimpicos e Pan Amercianos um excelente professor de atletismo, foram homenageados tambem  os jornalistas Noriega e Solera, homenagens muito justas.
Por fim faço questão de frisar a qualidade da pista de atletismo, imcomparavel, muito técnica e ao mesmo tempo com um visual fantástico.
O domingo de sol foi de festa e todos aqueles que lá estiveram como eu não se arrependeram e tenho certeza o Brasil está no caminho certo para fazer o atletismo dos Jogos Olimpicos que já estão ai, mas para isso deverá contar com o apoio e parceria da Federação Paulista de Atletismo que acabou dando uma aula de organização e planejamento esportivo e social.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Causas que provocam rendimento negativo no atleta

As causas que prejudicam o rendimento do atleta são inúmeras, desde a forma de vida, o meio ambiente até as perturbações de saúde.
Na forma de vida do atleta, alguns itens responsaveis por fatores redutiveis no treinamento devem ser observados por todos, dormir pouco, vida diária irregular, consumo de alcool, fumar, excesso de café, barulho, aglomerações, iluminação deficiente em casa ou na escola, vida familiar agitada, falta de tempo livre para lazer, falta de vitaminas na alimentação diária, vida sobrecarregada.
No meio ambiente, supersolicitação dos familiares, muitas obrigações, tensão com esposa, marido, filhos, com os parentes, o estudo a escola, avaliações negativas pelos professores, enfrentar os inimigos do esporte, como às vezes os patrões e tambem colegas e familiares, excesso de estimulos, como TV, Internet, cinema e sobretudo a ansiedade excessiva.
As perturbações de saúde, como resfriados, febre, doenças do estomago. intestinos, processos infecciosos ( amigdalas, ovário, dentes, frieiras)
Os atletas em sua grande maioria não seguem as pausas de recuperação dadas pelos seus treinadores, querem treinar mais e mais, talvez pelo processo de endorfinas, e no afã de conseguir resultados expressivos nos treinamentos e nas competições acabam exagerando nos treinamentos e obtendo maus resultados em competições e tambem favorecendo uma supersolicitação física, o que é muito perigoso.
Na Europa na época de inverno, os técnicos dizem para seus atletas: pés frios, cabeça quente lembrando  da necessidade do uso de meias principalmente no frio e correndo em terrenos úmidos.
.Quando a recuperação do exercicio não é cuidadosa, as solicitações físicas elevam-se e as devidas adaptações não podem ser atendidas pelo atleta.
Treinos excessivos, competições em demasia, provocam uma falta de recuperação adequada.
Todas as pessoas que treinam devem ter em mente que é mais importante a qualidade do treinamento do que a qualidade deste.
boas e equilibradas atividades fisicas para todos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sugestões para quem quer ser corredor de rua

Sugestões para quem quer ser corredor de rua

A pessoa que decidir ser corredor de rua deve ter como alicerce a seguinte filosofia:
A base do seu trabalho deve ser no inicio longa e lenta, desenvolver um conceito de ritmo.
A necessidade de saber da necessidade do repouso e da alimentação, da disciplina que é o ponto básico, e da humildade.
Não há limites para o corredor que queira evoluir, progredir, o corredor deve ter objetivos definidos, saber da relação entre motivação e ansiedade, da expectativa e da realidade.
O nosso candidato a corredor deve saber da importancia da variação dos terrenos onde vai fazer percursos,
costumo dizer que correr no terreno plano é "perfumaria", milhares fazem isto nos fins de semana.
Treino não é competição, não é briga, o atleta deve seguir rigidamente a linha de programação planejada pelo seu técnico.
Deve anotar todas as sua atividades diárias, a agenda e fundamental, para tudo.
Os grandes desafios podem ser: a São Silvestre, a Maratona, uma prova no seu bairro, um longão, subir a estrada que leva ao Pico do Jaragua, correr da Ponta da Praia até São Vicente.
Não ter ilusão de patrocinios, partir para o grande desafio, com espirito de vencedor, não ficar se queixando a todos dizendo: me falta isto, me falta aquilo, não tenho dinheiro, não me alimento direito, não tenho tempo para treinar e por ai afora, torna-se um individuo chato, desagradavel, inoportuno, nínguem quer ve-lo por perto.
Costumo dizer de forma quase que radical, ser corredor de fundo, ser corredor de rua é de uma nobreza impar é um verdadeiro sacerdócio, na verdade o corredor de fundo é até  às vezes um pouco anti-social, ele não vai a festas, dorme cedo, não bebe, não fuma.
Para finalizar voce que pretende entrar no seleto roll dos corredores de rua, que quer ser diferenciado, aprenda a ouvir, falar pouco, saber lidar com dores musculares, saber diferencia-las de contusões.
Tenha respeito por todas as pessoas que correm, melhores ou piores que voce, ai então voce será um corredor, respeitado.
boas corridas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROVA PEDESTRE DA TRIBUNA

PROVA PEDESTRE DA TRIBUNA

Este último fim de semana me desloquei para Santos, esta linda cidade do litoral de São Paulo, fui assistir e dar assessoria para um jovem do qual sou personal, na prova Tribuna de Santos.
Minha surpresa foi muito grande com a organização deste evento, a largada foi dada perto do Teatro Municipal  de Santos, uma obra arquitetonica maravilhosa.
Trabalhando como técnico há tantos anos, fiquei surpreso com o número de inscritos na prova, cerca de 16.000 participantes, sim dezesseis mil participantes, foi uma festa do esporte
Fiz o percurso de 10km caminhando e pude ver coisas que faltam em muitas das nossas provas, grupos de academias, equipes de corredores, jovens, idosos, em forma fora de forma, cantando em grupos, incentivando até as pessoas que estavam nas calçadas, era uma alegria contagiante, e o Santos ainda não havia jogado.
Nas provas de rua como São Silvestre, Maratona de São Paulo,  acho extremamente ridiculo pessoas que para de alguma forma aparecerem, se fantasiam, disso ou daquilo, não aprovo.
Na prova da Tribuna ví 2 ou 3  destas pessoas de extremo mau gosto, se misturando com corredores eram  individuos fantasiados, embora não estejamos na folia de Momo, estavam bem ridiculos. próprios para um circo, onde não seriam tão vulgares
Em contra partida vi senhoras, senhores alguns obesos, jovens treinados, garotas muito lindas correndo a prova se esforçando para concluir o percurso.
Quero dar meus parabéns aos organizadores da Prova da Tribuna no alto dos seu 26 anos, parabéns a todos os participantes, na verdade os vencedores foram todos os inscritos e participantes da corrida e da caminhada que valorizaram extremamente este evento de excelente repercussão.
PARABÉNS TRIBUNA, o ano que vem estarei ai novamente, valeu a pena, uma pratica esportiva de  alta qualidade.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

correr na rua ou na pista

É de fundamental importancia que nossos corredores de rua habituem-se a treinar e competir na pista.
Muitas performance dos corredores de rua não são atingidas pela falta de prática na pista.
Observamos que um bom resultado na São Silvestre ou outra prova de rua normalmente está acoplado ao trabalho desenvolvido em pista.
Meus ótimos fundistas  Ferreirinha, Coquinho, Angelica, Sonia Maria de Oliveira conseguiram inúmeros podiuns e vitórias em provas de rua aqui no Brasil e no exterior graças aos treinos e competições em pista.
Meu excepcional atleta José João da Silva, manteve a hegemonia dos recordes de 5 e 10.000 durante 17 anos em pista batendo recordes em Milão, Firenze, Buenos Ayres, Santiago do Chile, Lisboa. Todos pensam que o Zé era um excepcional corredor de rua porèm era mais excepcional ainda correndo em pista, tal qual o gaucho Diamantino que por varias vezes teve excelentes apresentações em pista e tornou-se um campeão impar na Stramilano a meia maratona mais rápida do mundo, vencendo o campeão mundial o italiano Francesco Paneta e tambem com resultados ótimo em Troféus Brasil e Estaduais.
O corredor de rua melhora seu desempenho treinando e correndo em pista devido a pontos necessarios como ritmo, velocidade, coordenação motora, educativos de corrida, planejamento O corredor a corredora de rua independente de percursos longos, montanhas, terrão, asfalto, fartlecks, jamais devem deixar de se preparar tembem na pista,-.
Devido a situação social e economica que nosso povo vive, o corredor de fundo,  esta full-time trabalhando sol a sol não tem esta possibilidade, entretanto para atingir resultados isto se torna necessario.
Às vezes o corredor de rua prefere correr na rua para ganhar um premio, uns trocados, algum valor que lhe ajude na economia em casa do que ir disputar um Campeonato Estadual um Troféu Brasil, para ganhar uma medalha, eu não faço criticas a isto pois tive atletas que passaram por esta situação no entretanto me cabe como técnico orientar informando da necessidade de treinar e competir em pista para melhorar na rua e vice - versa.
boas corridas nas ruas e nas pista
Carlão

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TÉCNICOS DE ATLETISMO

Existe uma quantidade enorme de técnicos de atletismo que se dedicam a provas de fundo pelo mundo, na Italia, na Espanha, em Portugal, no Brasil, em paises da America Central e do Norte, enfim a maioria dos paises tem seu seleto grupo de técnicos de atletismo que passam a vida dando treinos, palestras, garimpando resultados.
Como técnico de atletismo há alguns anos sempre tive admiração pelo trabalho executado por alguns técnicos que tive o prazer de conhecer e  alem de compartilhar conhecimentos, me deram informações importantissimas sobre o treinamento de fundo.
Alguns deles ficaram marcados na minha memoria pelo desempenho, dedicação e resultados apresentados.
Prof. Moniz Pereira, técnico português, Dr Rosa técnico italiano, Lenzi técnico italiano, Cerutty da Australia, técnicos que fizeram campeões como Tergat, Tanui, Mamede, Panetta, Mota, Eliot, Clark, e uma dezena de campeões.
Cada um deles com uma filosofia de trabalho diferente mas com o mesmo objetivo, vencer, ganhar, se superar.Todos com suas peculiaridades com sua forma de treinar, gostaria de me fixar em dois destes excepcionais profissionais que citei.
Prof. Moniz Pereira, diferente na forma de orientar seus pupílos, sempre com disciplina e longas distancias, até no asfalto com 30 km semanais
Percy Cerutty, um australiano que na década de 50 conseguiu recordes com Herbert Eliot no 1500m e cuja forma de estabelecer treinos era incrivel, dunas de areia de Port Sea, qulometragens em estradas, no asfalto na terra, e exigia espirito de luta dos seu comandados, havia sempre a superação psicológica dos atletas.
O objetivo maior de Percy era incutir o espirito de luta no corredor. Ao final de 6 meses os seus atletas deveriam ter feito 3000 km de rodagem, com tres treinos diários.
Seu trabalho objetivava alem de tudo um aumento das cavidades do coração, hipertrofia e imunização ao ácido latico pelo aumento de reservas alcalinas, Peter Snell um dos seu campêoes chegou a registrar 38 batimentos cardiacos por minuto.
Seus treinamentos começavam a apresentar resultados após 7 ou 8 semannas de treinamento, chegando a uma melhoria no débito sistólico e no volume cardiaco.
Percy Cerutty incutia no atleta o treinamento de longa duração, cargas continuas, alguns comentários da decada de 50 diziam que ele fazia uma lavagem cerebral no corredor, para que eles vencessem a barreira da inibição ao esforço ou seja uma superação psicológica.
Por analisar estes tipos de trabalho chego a conclusão que nós precisamos fazer nossos atletas a  se esforçarem cada vez mais, temos quantidade de corredores, temos qualidade de corredores, temos técnicos capacitados, temos pistas, estradas, dunas, só não temos dirigentes eficientes.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ORIENTAÇÕES PARA QUEM CORRE

Inúmeras áreas do nosso sistema nervoso central (SNC) participam na atividade da nossa geração de movimentos como a corrida.
Durante a corrida longa e preferencialmente lenta nossos níveis de endorfinas se elevam.
O exercicio físico habitual e sequente, provoca beneficios mentais e físicos.
Os nossos ritmos diários e nossas funções fisiológicas são conhecidos como ritmos circadianos.
Nossos ritmos biológicos não são biorritmos, biorritmo não tem fundamentação cientifica
Nosso sistema aeróbio é mais positivo no período da tarde, por isso é mais seguro correr no por do sol.
A mudança do fuso horário para competir e treinar, pode criar disturbios orgânicos, nosso estado endógeno não esta adaptado ao novo ambiênte, influenciando negativamente a performance, criando dificuldades para dormir, fadiga, mal humor, sonolencia diurna.
O sono é considerado um estado funcional com algumas manifestações comportamentais.
O sono pode causar dois transtornos, um sobre nos sitema nervoso central (SNC) outro sobre todo o nosso sistema corporal.
O sono restaura o equilibrio natural do nosso sitema neural.
O ser humano normalmente tem 8 horas aproximadas de sono e 16 horas de vigilia.
Beber liquidos demasiadamente durante uma maratona pode causar hiponatremia.
Não exstem casos de óbitos em corridas pela falta de água,  mas existem casos por excesso de ingestão de liquidos.
Os sinais evidentes que o corredor ingeriu liquidos demasiadamente são inchaço nas pernas e nos braços, dor de cabeça, naúseas, que tambem podem ser sinais de desidratação, se voce estiver vomitando muito liquido voce não está com sinais de desidratação.
O exercicio físico como a caminhada por exemplo pode ajuda o praticante a ter um sono de melhor  qualidade, devido a redução de reservas energéticas corporais, que provocam a nescessidade de dormir.
Pessoas moderadamente ativas tem menor risco de terem disfunções mentais, do que pessoas sedentárias.
A falta de atividade física está associada a estados de depressão e ansiedade.
O alcool prejudica nosso organismo e toda nossa atividade física.
O habito de correr diariamente cria um estado de felicidade para o corredor, é realmente um poderoso anti depressivo.
boa corrida ou caminhada em qualquer fase da sua vida, faça uma reflexão: COMO SERÃO OS ÚLTIMOS VINTE ANOS DA MINHA EXISTENCIA?
Tenho certeza que a partir desta reflexão voce mudará seu estado de vida, procurando qualidade e sáude.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

A atividade física está associada a melhora da qualidade de saúde. Os exercicios trazem grandes beneficios ao individuo, provocando alterações psicológicas e fisiológicas, a maioria da nossa população não pratica atividade física adequada.
Algumas pessoas fazem exercicios exageradamente e acabam por ter problemas, um dos exemplos negativos é por exemplo o treinamento de corrida de fundo de forma empirica, o excesso de participações em provas de rua na busca de performance e de premios, sem a orientãção de um prof, de educação física devidamente credenciado.
A alimentação inadequada leva a anorexia e a bulimia, a hiperatividade é o caminho mais curto para muitas patologias, transtornos alimentares sãomais comuns nos homens do que nas mulheres.
A pratica da corrida tem nos seus praticantes a preocupação com seu peso e com seu espelho, sua imagem corporal é tudo, isto tambem acontece com praticantes de musculação.
A prática excessiva e não planejada de exercicios físicos criam uma forma de dependência similae à aquelas pessoas que são viciadas em drogas, jogos ou sexo compulsivo.
A Organizãção Mundial da Saude ( O.M.S.) define dependencia como um conjunto de fenomenos fisiológicos, comportamentais e tambem cognitivos.
O individuo pode não ter nenhuma dependencia de drogas, alcool, mas pode ser dependente da atividade física.
Existem evidências que na prática da corrida acontece a liberação de neuro transmissores, ( runner´s high) os opióides endógenos que são semelhantes aos opióides exógenos ( morfina por exemplo )
A prática de exercicios pode provocar sensações de prazer e alivio no nosso estado de tensão, porém isto é ainda controverso cientificamente.
A atividade física como a corrida longa, deve ser feita com critério sem fanatismo, toda a pratica esportiva deve ser feita com equilibrio.

terça-feira, 3 de maio de 2011

melhor performance em provas de fundo

A eterna busca do técnico de atletismo é a permanente luta para que seus atletas tenham sempre uma melhor performance.
Notamos que as performances dos atletas brasileiros em provas de longas distancias não tem sido das melhores.
Quando observamos os tempos obtidos pelos nossos atleta verificamos que a qualidade técnica é bastante discutivel.
Talvez haja a necessidade de nos atualizarmos mais e melhor, e acompanharmos as cabeças pensantes de treinadores de técnicos de fisiologistas que estão ou talvez estejam mais atualizados que nós.
Como treinador tenho estudado bastante a evolução de alguns técnicos no desenvolvimento para longas distancias e me chama muito a atenção as teorias desta técnica francesa de cross-coutry, e renomada fisiologista Veronique Billat nascida em Grenoble em 1961, pertinho de Marselha, sul da França
Esta autora e pesquisadora inova na filsofia de treinamentos de fundistas, ela acredita que um corredor de fundo, possa melhorar em até um minuto sua melhor marca nas distancias até 10km e preciosos minutos na meia maratona.
Resumindo de forma quase empirica, a Veronique acredita que com dois ou tres treinos semanais em 4 ou cinco semanas atingindo um nivel de VO2 máximo, ocorre um aumento de força e potencia muscular.
As fibras musculares em menor número são solicitadas para a mesma intensidade de esforço, e desta forma a necessidade de oxigenio é diminuida, oferecendo um melhor desempenho na eficiencia dos musculos.
A autora questiona a forma de treinamento dos fundistas, achando que é comum a utilização de velocidades
relacionadas as distancias e esforço da competição. não se observando a resposta dos marcadores biológicos.
Segundo ela é necessario prescrever a intensidade, a duração, o n° de repetições, e todo o programa de treinamento deve ser planejado a partir de parametros fisiológicos.
Mas voltando a nossa realidade observamos que os resultados de tempos que os nossos atletas estão obtendo na pista e na rua não foge muito ao que se fazia há 20 anos.
Enfim é a nossa realidade

segunda-feira, 2 de maio de 2011

correndo nos Parques

Correndo nos Parques

Tenho observado em varios locais de São Paulo, como Bosque do Morumbi, Parque Vila Lobos, Parque do Ibirapuera, USP, nos fins de semana, mlhares de pessoas se exercitando em  treinos aeróbios que é o de correr, longo e lento, isto é uma pratica muito saudavel e recomendavel.
O exercicio físico da corrida, tanto para pessoas de alto desempenho e performance como para pessoas que apenas correm para qualidade de sáude e de vida, demanda alguns procedimentos.
Observo que um porcentual muito grande destes corredores,  orientados por personais incide em uma particularidade que pode prejudicar os seus desempenhos na corrida.
Todos ou a maioria se hidratam adequadamente, todos ou sua maioria, ingerem frutas, fazem abdominais sobre colchonetes levados gentilmente pelos personais, um verdadeiro pic-nic.
Entretanto  uma  extrema maioria dos corredores não faz educativos de corrida, isto é muito ruim, pois quem não pratica, não treina educativos, tende a apresentar falhas nos seus desempenhos, falhas de coordenação, niveis de flexibiidade não apropriados, situações de tensão e total falta total de relaxamento muscular.
Observei em um fim de semana centenas de corredores com suas vistosas camisetas, correndo totalmente travados, com aparentes desequilibrios.Educativos como o anfersen, o dribling,  os skippings, não são sòmente beneficos para corredores jovens de pista, mas são benéficos para toda a população de corredores em qualquer idade
Quem vai correr nos parques e praças de São Paulo, deve solicitar aos seus personais que os orientem sobre educativos de corrida.
A corrida executada sem os educativos, a famosa escolinha de corrida, prejudica    sensilvelmente o desempenho do corredores em qualquer faixa etária.