quarta-feira, 20 de julho de 2011

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

O período de recuperação após a maratona ou mesmo uma prova profundamente desgastante como os 15 km da São Silvestre, pode ser diferente no conceito de cada treinador.
O período de recuperação que tenho como norma é o seguinte :  sempre após uma competição o nível de rodagens é bastante diminuido, a preocupação com o desgaste físico e emocional é levado em conta, em qualquer atividade competitiva no esporte a recuperação é uma das fases mais importantes para o bom rendimento do atleta, isto deve constar na periodização o seu atleta.
Na corrida competitiva longa por exemplo, dois ou tres dias são necessários para repor adequadamente o glicogenio dos musculos do corredor e adequar seu lado emocional.
Depois de um pequeno percurso entre 30 a 40 minutos no dia após o evento em terreno realmente plano e gramado, podemos começar a dar ao atleta o repouso considerado "ativo" em pelo menos uma semana.
Sempre que exista uma possibilidade de tirar o corredor do seu "modus viventi" é bastante conveniente envia-lo para um lugar agradavel, como uma praia, uma viagem,um lugar nas montanhas longe do seu dia a dia habitual.
Nesta siituação o atleta deve no local onde for, fazer corridas bastante lentas em meio a bosques que na Italia chamamos de "pinetas", nadar, pedalar, caminhar.
Sempre evito jogos de contato como futebol ou basket, pois o contato físico às vezes um pouco forte com outras pessoas, pode causar problemas.
Do ponto de vista físico não acho necessario mais que uma semana, em companhia da familia, o atleta neste período se adapta a uma outra realidade, passando a ter um nível adequado e necessário de ansiedade para voltar aos objetivos do treinamento, podemos denominar este período não como um período de recuperação mas como uma fase de recarga física e emocional.
A maioria dos atletas de bom índice tem uma grande dificuldade de adaptação neste tipo de recuperação devido ao nível adquirido de  endorfinas.
Quando vencemos a São Silvestre de 1980 e 1985, meu atleta logo no dia seguinte já queria treinar, vencemos a São Silvestre por volta de meia noite e às 7 horas da manhã o Zé João foi fazer um trote leve no Parque do Ibirapuera,  foi mostrado a ele a necessidade de um período de recuperação, isto iniciou-se após o Meeting Internacional da São Silvestre e depois da Prova de São Fernando em Punta del Este, aí sim iniciamos um período adequado de recuperação.
Nós treinadores devemos ter em mente que o cansaço mental é tão forte como o cansaço da atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.